Tutorial: Valorizando a Modelagem

Vamos começar nosso tutorial, lembrando que faremos o mesmo que Chris Stones neste vídeo.

brick.png Modelagem

Não vamos modelar nada com este tutorial. Mas para realizá-lo é necessário que você tenha algum objeto. É este objeto que terá a ‘modelagem valorizada’ na renderização. Eu utilizarei como exemplo neste tutorial o macaco do Blender (Suzanne).

Posicione seu objeto no centro na cena e crie um plano (Add>Mesh>Plane). Este plano deve estar logo abaixo do objeto.

color_wheel.png Materiais

Não precisamos inserir mais nenhum objeto na cena, apensar editar os materiais e a iluminação.

Vamos configurar primeiro o macaco (ou o objeto que está em sua cena). Selecione-o e vá para o painel Shading (F5) e, na aba Links and Pipeline, clique em Add New para adicionar um novo material para seu objeto.

Na aba Material, mude a cor principal do objeto para branco e, na aba Shaders, reduza o valor do Spec para zero para tirar o specular do material.

Agora selecione o plano para configurarmos o material dele. No painel Shading (F5) adicione um novo material, como nós fizemos com o macaco. A única coisa que precisamos fazer é ativar a opção OnlyShad na aba Shaders. Isso fará com que o objeto fique invisível e renderize apenas sombras.

lightbulb.png Iluminação e Ambiente

Tudo certo com os materiais, agora vamos configurar a iluminação e o ambiente. Adicione uma nova lâmpada do tipo Hemi em sua cena (Add>Lamp>Hemi). Antes de configurá-la, posicione-a um pouco distante do objeto apontando para o centro da cena (utilize rotação (R) e movimentação (G)).

Com a lâmpada selecionada vá até o menu Lamp Buttons para configurarmos a lampada, ele encontra-se no painel Shading (F5). A única coisa que você precisa alterar é a energia, que será 0.300 ao invés de 1.000.

Vá agora até o World Buttons (no painel Shading (F10)) e mude as 2 primeiras cores do fundo para uma de sua preferencia. Eu escolhi azul, como o Chris usou no vídeo. Configure também, na aba Amb Occ, mas configurações do Ambient Occlusion como mostra a imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliar

Por fim, é necessário somente mudar a posição da câmera para enquadrar seu modelo. Escolha um local para ela a veja o resultado final. Se por acaso a sombra não aparecer tente aproximar o objeto do chão.

Você pode ver o tutorial original feito por Chris Stones neste post. Visite também o site dele, o Welcome to Chris World!

Como sempre, qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!

bug.png Animação (Parte 2)

Se você quer animar a sua cena para mostrar seu objeto de diversos ângulos veja a parte 2 deste tutorial. Não é necessário que você faça, somente se quiser animar a câmera ao redor do seu objeto. Veja a parte 2 deste tutorial nesta página.


6 Respostas to “Tutorial: Valorizando a Modelagem”

  1. Valeu pelo tutorial… Ajudo pra caramba!

  2. putz velho muito maneiro mesmo isso hein, valeu pelo tuto

  3. O meu render ficou igual, eu tinha feito pelo video do Chris, que por sinal é muito bom, mas e aquelas imagens de animação, a camera rodando? Poderia postar ai pra nos como se faz !

  4. Já estava fazendo isso aqui Rudenas. Vai ser a parte 2 deste tutorial!

  5. ficou muito bom mesmo!!!!

  6. Simplismente Perfeito!
    Valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: