Tutorial: Valorizando a Modelagem – Parte 2

Vamos continuar o nosso tutorial, mas agora é só para quem quer animar a cena. Não a cena toda, somente a câmera para que todos possam ver o objeto todo, de todos os ângulos.

Se você não vem a parte 1, pode segui-la nesta página, mas não há necessidade se você não quiser. Aliás, você aprenderá como animar uma câmera ao redor de um objeto nesta parte do tutorial, e o resultado pode ser aplicado em vários tipos de cena.

Ajustes

Antes de tudo precisamos posicionar o 3D Cursor (aquela bolinha vermelha que parece uma mira) no centro do nosso objeto. No meu caso, o objeto que quero mostrar é o macaco de Blender, mas é claro que isso não importa😀.

Para mover o 3D Cursor no centro do seu objeto, selecione-o e tecle Shift+S. Um menu chamdo Snap irá surgir, escolha a opção Cursor -> Selection.

Feito isso, adicione um osso em sua cena (Add>Armature). Entre no Edit Mode (TAB) e, se a ponta menor do seu osso não estiver selecionada, selecione-a e mova ela até o começo de sua câmera.

Não se preocupe se o osso ficar grande demais, ele não aparecerá na renderização.

Volte para o Object Node (TAB) e selecione a câmera e o osso. Com os 2 objetos selecionados tecle Ctrl+P para fazer eles parentes.

bug.png Animação

Vamos começar a animação. Selecione o osso e certifique-se que você está no frame 1 (para ter certeza, tecle Shift+↓).

Tecle I para inserirmos um Key Frame (frame chave). Escolha a opção Rot já qui iremos realizar uma rotação ao redor do nosso objeto.

Avance agora 30 frames (3x ↑). Realize uma rotação e insira um novo Key Frame do tipo Rot como mostra a animação abaixo.

Divida a tela do seu Blender ao meio e mude uma das janelas para IPO Curves (caso não saiba como fazer isso, veja este post).

Na janela IPO (ainda com o osso selecionado) clique com o botão direito no ponto indicado na figura abaixo para selecioná-lo. Se ele ficar branco, é porque está selecionado.

Clique na imagem para ampliar

Vá em Curve > Extend Mode > Extrapolation, ou se preferir, telce E e selecione Extrapolation.

Clique na imagem para ampliar

Ao fazer isso a animação da câmera ao redor do objeto será infinita, isso é, ela ficará rodando para sempre.

Para finalizar é só renderizar a animação com Ctrl+F12. Mas espere, antes você precisa configurar a arquivo.

Vá até o Painel Scene (F10) e na aba Anim você deverá definir em qual frame a animação vai acabar. A minha vai acabar no frame 123.

É necessário selecionar um formato de vídeo para que a animação seja salva, caso contrário o Blender irá salvar cada frame em uma imagem. Você pode alterar o formato na abas Format (também no painel Scene).

Por padrão o Blender grava todas as animações renderizadas na pasta tmp. Para alterar o local de gravação das animações, clique no ícone com uma pasta localizado na aba Output (primeira do painel Scene).

Agora sim, você já pode renderizar a animação (Ctrl+F12). O vídeo abaixo mostra o resultado:

Terminamos assim a parte 2 deste tutorial!

Você pode ver o tutorial original feito por Chris Stones neste post. Visite também o site dele, o Welcome to Chris World!

Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!


14 Respostas to “Tutorial: Valorizando a Modelagem – Parte 2”

  1. Oie… Olha, muuuito bom o tutorial.
    Detalhe: Ainda naum fiz…
    Status: Tentando…😄

    PS: Fui eu quem pediu..rsrs, mas uma coisa a parabenizar.
    Parabéns !!!

  2. Adorei os dois tutoriais, ficaram muito bons!😄
    Mas voce saberia, ou poderia fazer um tutorial em que a camera esta parada mas fica focada no objeto enquanto este se move?
    Não tenho certeza de que é possível, mas aposto como é…
    Obrigado desde já. =)

    • Artur, você pode mudar o foco da câmera no painel Editing (F9) (com a câmera selecionada) e colocar a distância na opção DoF Dist. Pra ver onde está o foco você ativa a opção Limits. O foco estará representado com um X amarelo. E para animar você só precisa inserir keyframes mudando essa opção (pressionando I (com o mouse sobre o menu Editing) e selecionando a opção Focal Distance).

  3. Valeu! Acho que entendi ^^
    Vou tentar fazer isso,
    mas houve um problema com o video q fiz desse tutorial.
    eu escolhi 140 frames, demorou muito pra renderizar todas, mas depois que acabou, eu tentei assistir o video na pasta que salvei e há apenas uma tela preta… tentei com mediaplayer, realplayer e nero showtime…😛
    É preciso um programa específico, ou eu errei em algum ponto?
    Ah! Eu salvei com o formato de “AVI Jpeg”.

  4. como q faz pra ficar menos demorada a renderizaçao ???obrigado mais uma vez pelo tuto…muito bom!!!

    • Depende de toda a configuração da cena. Para fazer uma pré-visualização antes de renderizar a imagem final você pode reduzir do tamanho do render, a qualidade de lâmpadas etc. e só deixar com um qualidade boa na renderização final.

  5. EU NAO CONCIGUI TERMINAR O MEU TRABALHO POR MOTIVOS QUE DESCONHEÇO ACHO QUE ACABEI EXECUTANDO ALGUM ERRO DURANTE A ANIMAÇAO;QUANDO RENDERIZO A ANIMAÇAO SO MOSTRA IMAGEM DO PLANO E O MACACO. AGRADESSO ANTECIPADAMENTE SE PODEREM ME AJUDAR

  6. Tentei seguir certinho o tutorial mas não deu certo, será que estou errando onde em?
    tipo…eu coloco a camera e o armature como parente mas na hora de movimentar o armature ele move sozinho…a camera continua parada..rs
    algué pode me ajudar???

  7. Maravilha…agora deu certo!!!
    Vlw tatasoka…

    Abração e adoro os tutos do blendertotal!

  8. Ae esse tutorial é excênte, me ajuda d++++++ a trabalhar no blender, so novato ainda tenho 2 semanas de uso somente e tenho uma pergunta:

    Como faço para finalizar a renderização, ta dificil ?

    Agradeço por sua atenção!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: