Tutorial: Usando V-ray com Blender

Para realizar esta tutorial usarei o sistema operacional Windows XP, mas o processo deve ser igual ou semelhante para outras sistemas.

Como a integração ainda não é completa e não existe uma versão do V-Ray feita especialmente para o Blender, precisamos fazer algumas coisas fora do Blender. Vá até o Disco Local (C: ) do seu computador e crie uma pasta chamada Maya (C:\Maya). Dentro desta pasta, crie outra chamada plugins (C:\Maya\plugins). Na verdade você pode chamar esta pasta como quiser, ao invés de “Maya”, por exemplo, pode ser “vray”, apenas lembre-se deste local.

Agora nós precisamos do V-ray. Caso você já possua ele, ótimo. Mas detalhe: precisa ser a versão para o Maya.

O V-Ray foi desenvolvido pelo Chaos Group e é um renderizador pago. Mas podemos utilizar uma versão demo. Acesse o site do Chaos Group e crie uma conta (é necessário, mas é gratuito). Depois de criar a conta você já pode baixar o V-Ray.

Para baixá-lo, visite a área de downloads do site escolha baixar a versão do V-Ray maya85 (ou se já estiver disponível, baixe a versão mais nova).

A instalação é bastante simples. Após o fim do download execute o instalador.

Neto Lima deu uma dica para quem está usando Windows Vista: Após baixar o arquivo, clique com o botão direito e vá até propriedades. Logo em baixo, clique no botão desbloquear e dê ok para que o arquivo não sofra nenhum bloqueio durante a instalação. Para começar a instalação, clique com o botão direito novamente no arquivo e clique em executar como administrador.

Avance até chegar na parte “Destivation Folder”. Precisamos selecionar as pastas em que o V-Ray instalará os arquivos.

No primeiro campo, “Maya root folder”, selecione a pasta Maya que criamos anteriormente (C:\Maya). E no segundo, “V-Ray plugin destination folder”, a pasta plugins (C:\Maya\plugins). O último campo, “V-Ray additional files”, pode ser deixado como padrão, mas se você preferir pode criar uma pasta share (C:\Maya\share) e instalar nela.

Siga em frente, não precisamos configurar mais nada na instalação. O próximo passo é baixar o script.

Visite este site para baixar a última versão. Na página de downloads você encontra um link para a última versão estável do script. Para baixar, clique com o botão direito no link e escolha “Salvar link como…”.

Salve-o na pasta de scripts do Blender (C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts).

Atenção: se você não encontrar esta pasta é porque durante a instalação do Blender você definiu outro local para ela, então está em outro lugar. A pasta de scripts está, provavelmente, em Dados de aplicativos. O caminho para encontrar é semelhante a este:

C:\Documents and Settings\”Nome do Usuario”\Dados de aplicativos\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts

Agora só falta configurar o script no Blender. Abra o programa e divida a tela ao meio (caso você não saiba como fazer isso, visite esta documentação).

Clique na imagem para ampliar

Em seguida, na barra superior, vá em Render > V-Ray/Blender. Automaticamente uma das janelas se transformará em Script Window e o script de exportação será acionado.

Clique na imagem para ampliar

O objetivo deste tutorial não é abordar as configurações do render, portanto vamos apenas configurar o script. Na janela do script, mude para a aba chamada System (penúltima).

Nas opções “Renderer” vamos selecionar o arquivo do renderizador V-Ray (vray.exe). Onde está V-Ray binary clique no botão “…” . Navegue pelo seu HD para encontrar o arquivo desejado. Se você criou as pastas igual ao tutorial ele estará em C:\Maya\plugins\bin\vray.exe

Pronto! Você já pode usar o V-Ray. Mas ainda temos um detalhe para quem está usando a versão demo. Ela só suporta uma resolução limite de 600×450. A resolução padrão está como 640×480, portanto não irá funcionar. Para mudar a resolução basta ir até a aba Render e mudar os valores.

Atenção: Nas versões mais novas do script o tamanho do render é alterado diretamente no Blender.

Lembre-se de sempre, antes de renderizar, clicar no botão Expor Meshes. Depois de ter feito isso uma vez não será necessário exportar novamente, apenas se você modificar algum objeto, mudá-lo de posição ou criar um novo. Para outas mudanças (configurações de iluminação, materiais etc) não é necessário.

Para renderizar basta clica em “Render”. A janela de render pode demorar alguns segundos para aparecer, mas é normal.

Nota: a versão do script usada neste tutorial foi a 0.9.7, alguns menus podem ter sido incluídos/removidos ou estar com nomes e posições diferentes na sua versão.


45 Respostas to “Tutorial: Usando V-ray com Blender”

  1. […] esta página em nosso Blog para ver o […]

  2. Complemento, quem está usando o Windows Vista, após baixar o arquivo, clique com o botão direito e vá até propriedades. Logo em baixo, clique no botão desbloquear e dê ok, para que o arquivo não sofra nenhum bloqueio durante a instalação. Para começar a instalação, clique com o botão direito novamente no arquivo e clique em executar como administrador.

  3. Valeu pela dica Neto! Já coloquei no post!

  4. Render > V-Ray/Blender! eesa parte nao apareceu aqui! tbn a un tempo atras quando tente baixa o “yahfray” tbn nao deu!

  5. Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts
    tbn nao tem

  6. uuhu
    obrigada pela informação e pelo tutorial bem explicado.

  7. Infelizmente não consegui instalar no ubuntu via wine. :/
    Ele pede um tal de vcredit.exe e quando vou pra instalar da erro.
    Se alguém souber como resolver isso, agradeço.

  8. pra Windows 32 qual a versão cabível, a do tuto mesmo?

  9. Silvio, é aquela mesma.

  10. meu blender não possui uma pasta chamada scripts; tentei criar mas também não adiantou, o que será que posso fazer para poder instalar o V-ray? abraços!

  11. Maicol,

    Você usa Windows? Se sim, tente instalar o Blender com o instalador (se você não fez isso). Quando você baixa a versão em .zip ele vem sem algumas pastas.

  12. ahh, sim agora foi, só reinstalei o programa, valeu!!!

  13. o meu blender não possue essa pasta scripts;ja desintalei estaalei denovo, o que eu faço?

    • Você deve encontrar a pasta scripts em seus Dados de aplicativos. Esta é uma pasta oculta, então você não vai encontrar se não puder vizualizar pastas ocultas.

      O caminho para a pasta é semelhante a este:
      C:\Documents and Settings\”Nome do Usuario”\Dados de aplicativos\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts

  14. olá! segui o passo-a-passo e não apareceu a opção no menu Render/VRay Blender.

    pode me ajudar?… uso a versão 2.48.

    no mais, parabéns pelo blog. Tenho utilizado muitas de suas dicas.

    grande abraço!

  15. tente baixar a versão mais nova do script

  16. Olá, eu baixei a versão mais recente (1.0.3) do v-ray e não aparece a opção pra configurar a resolução… podem me ajudar?

  17. Opa, muito obrigado deu tudo certo.
    Outra coisa… é possível renderizar sem aquela marca d’agua com logo tipo do v-ray?

  18. legal o tuto
    mas eu naum consigo diminuir o tamanho do render
    pq essa opção não tá no menu!

  19. O tutorial para instalação do do V-Ray indica que se deve criar uma pasta chamada Maya (C:\Maya) mas abre um aviso dizendo que dois pontos, barra e outros caracteres não podem fazer parte do nome da pasta. O que eu faço quanto à isso

  20. Olá Gilberto da Rosa,
    Pelo que entendi vc deve estar com problemas ao digitar o caminho pelo instalador, não é?

    Tente criar a pasta pelo “explorer” em “C:” antes de instalar e apenas indique o caminho, selecionando-a no instalador.

  21. Aí mano0 otimo trabalho, mais o script, a pag, esta com erro, se vc ouder ver isso p/ mim, desde já agradeço, e parabéns pelo seu trabalho, é mto dificil arranjar pessoas assim como vc, q passa seus conhecimentos para as pessoas sem cobrar por, isso, ;P,, parabéns geral aê

  22. Vlw cara,, desculpa a ignorancia, eu baixei consegui atalz’s mais infelizmente naum axeii a pasta script, nem como oculta ou de outra maneira, naum seii oq fazer =\, vai desculpando0, “sevc tiver um link com seus trabalhos posta aí seria massa, p/ gente ver o desenpenho ^^” vlw aí!!

  23. Desculpa , eér que carnaval foi corrido0, mais respondendo, eu fui sim meu caro, ateh coloquei eim mmostrar conteudo oculto, pensei nela estar em oculto, mais naum tinha não tinha nada do tipo!! =\,, e ja desistalei o programa e instalei denovo, e nada dessa pasta!!

  24. verifiquei que é dada a menssagem de erro:could not obtain a license (4096). quando ele vai iniciar o render mas não aparece nem a janela

  25. Pronto! Você já pode usar o V-Ray!!
    mas como vou saber se deu certo??
    deu tudo como no tuto, mas no render nu mudo nd!

  26. ta eu sei renderizar, masqual a diferença?? oq o vRay muda no render? como vou saber se o render q estou vendo nao é interno?
    ( tipo quero sabe se ta escrito em algum luagar REnder: v-ray Complete. Algo assim.

  27. Não consigo achar a ‘pasta de scripts’ do blender,
    Vlw!

    • Você verificou nos 2 caminhos em que ela pode estar? Pode ser em C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts ou C:\Documents and Settings\”Nome do Usuario”\Dados de aplicativos\Blender Foundation\Blender\.blender\scripts

  28. Me desculpe minha ignorância, mas não consigo baixar o escripts, esse esript é do Blender mesmo?

  29. eita!!! a versao do blender 49 nao funca nao, por causa q no script nao tem mais a opçao de colocar o tamanho da imagem, ai da erro pq o v-ray nao aceita um tamanho maior na versao demo, alguem pode dar uma força?

    • Experimente mudar o tamanho da imagem no próprio Blender, como de costume, e não pelo script. No tutorial tem uma aviso: “Atenção: Nas versões mais novas do script o tamanho do render é alterado diretamente no Blender.”

  30. ixi!! agora renderiza mas os objetos aparecem escuros, nem com cor e nem com textura, e agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: