Tutorial: Show de Particulas

Este tutorial ensina como criar um objeto emissor de partículas, técnicas básicas de animação, como fazer um material do tipo Halo, como modificar e animar as propriedades de uma material.

Para trabalhar melhor eu dividi a interface do Blender em 2 partes, uma é 3d View e a outra o IPO Curve Editor, ele servira para acompanhar nosso trabalho de animação. As imagens estão em tamanho pequeno para não carregar a página, clique nelas para ampliar.

Delete o cubo e a câmera que ja vem padronizados com o Blender e adicione, na visão superior (Numpad 7), um circulo de 6 vertices.

Agora mude para o Object Mode (Tab) e vá para o menu Object (F7). Logo em seguida clique em Physics Buttons e ative a aba Particles, clicando em New.

Configure desta forma: Amount: 10000 (número de partículas), Life: 100.0 (tempo de duração das partículas) e ative a Opção Vect. Depois na aba Particle Motion altere o normal para Normal: 0.140 (distancia das partículas). (Dependendo das opções a animação vai ficar diferente, altere os valores para ficar da forma que você deseja)

4.jpg

Fazendo isto, tenha certeza de que está no Frame 1, se não estiver volte pressionando a tecla para baixo da setas. Agora na 3d View pressione a tecla I e selecione LocRotScale.

5.jpg

Quando você clicar no botão linhas irão aparecer no IPO Curve Editor, por lá você poderá aconpanhar os movimentos de nossa animação eeditar se algo sair errado clicando a tecla K.

61.jpg

Na visão do topo, adicione uma nova câmera e para que ela se torne padrão selecione-a e pressione Ctrl+O. Pronto, agora mova ela para cima para que fique “olhando” para o circulo:

7.jpg

Avançe para o Frame 21, selecione novamente seu circulo e aperte a tecla R, rode cerca de -100º. Logo depois pressione I e novamente selecione LocRotScale. Isso serve para que os movimentos que você fez fiquem gravado na animação.

8.jpg

Depois que você clicar verá seu objeto já tomando a devida forma! Para ver como sua animação está ficando precione Alt+A. Você pode observar na figura abaixo:

9.jpg

Avance mais 20 Frames, e gire (R) seu circulo mais uns 100º, para retornar a posição inicial. Novamente pressione I e selecione a opção LocRotScale.

10.jpg

Avançe novamente 20 Frames. Vá agora para a visão Frontal (Numpad 1) e levante (G) nosso circulo para depois girá-lo (R) cerca de 90º. Logo após adicione o mesmo frame de antes, I, LocRotScale. (Você pode fazer a animação da forma que quiser, isso é apenas um exemplo)

11.jpg

Agora vá para Frame 81, rotacione (R) nosso circulo em 180º e adicione um novo frame como antes: I, LocRotScale.

121.jpg

De vez para o ultimo frame, o 100, rotacione o circulo em 90º, move-o para baixo até a sua altura de começo e novamente adicione um novo frame I, LocRotScale. Pronto agora é a questão de efeitos e coloração em geral.

13.jpg

Volte para o frame 1. Clique no menu de materiais e adicione um novo material para o nosso circulo, pois essa será a fase de efeitos.

14.jpg

Bom, agora temos que configurar nosso material dessa forma: 1º mude sua cor para vermelho e ative a opção Halo. Agora vá para a aba Shader e diminua o HaloSize para o.200, o Hard e Add aumente até o máximo. Diminua a barra Alpha (Abreviada pela sigla A) para cerca 0.380.

15.jpg

Para que este valores se alterem durante o decorrer de nossa animação, assim como no circulo, aqui também precisamos adicionar os frames. Com mouse sobre qualquer menu, pressione I, 3 vezes e acada vez selecione os seguintes tipos, RGB, Alpha e Halo Size:

16.jpg

Agora vamos fazer um processo bem divertido, vá para o frame 21 e mude a cor do material para um amarelo e adicione um frame RGB, pois apenas trocamos a cor.

17.jpg

Agora avance mais 20 frames e troque novamente a cor. Adicione um novo frame RGB, mas se você quiser mudar tambem o Alpha, ou o Halo Size, basta adicionar também o frame do respectivo tipo.

18.jpg

Depois, de ter avançados todos frames até o 100 e ir mudando a cor de acordo com que você queria. Chegamos na etapa final! Mude a cor do fundo para preto no menu World Buttons:

19.jpg

Não esqueça de mudar o foramto da rendiração para um formato de video no painel Screne (F10). Pronto, agora é só renderizar a animação!

Este tutorial foi baseado neste vídeo tutorial feito pelo artista Colin Levy.

Espero que seja útil para todos, se tiverem duvidas ou sugestões basta deixar um comentário. Bons estudos!


21 Respostas to “Tutorial: Show de Particulas”

  1. […] O tutorial ensina como criar um objeto emissor de partículas, técnicas básicas de animação, como fazer um material do tipo Halo, como modificar e animar as propriedades de uma material. Para acompanhar o tutorial visite esta página do nosso blog. […]

  2. realmenntiii formidável
    ;p

  3. Achei o tutorial fácil, mas o resultado dele é bem bonito. Dá pra fazer coisas legais com isso. Valeu por postar ele.

  4. gostei muito do tuto. Sou novo na área. Alguém poderia me informar como faz para salvar os arquivos de video, para não ter que abrir sempre pelo blender?

  5. Olá “lord felix”.

    Por padrão o Blender salva as imagens em Jpeg, por isso só roda o vídeo no Blender.

    Para mudar o formato do arquivo que a renderização será salva vá até o painel Scene (F10) e no menu Render buttons modifique, na aba Format, as opções desejadas.

    Abraços!

  6. OIII !
    EUU NÃO ENTENDII NADA !
    COMO EU MEXO NISSO ?
    HEHE
    ESPERO RESPOSTA !

  7. otimo!!!!

  8. Rafaela,

    Se você ainda não aprendeu nada sobre o Blender precisa entende-lo antes de começar a fazer coisas como este tutorial.

    Recomendo esta apostila para quem está começando:

    https://blendertotal.wordpress.com/2008/09/04/apostila-completa-para-iniciantes/

  9. só uma pegunta:
    como que divide a tela do blender?!:/

  10. confeço q vcs nem ligue mas num vi alguem com meu nome na minha vida 😦 😄

  11. Isaac,

    Veja se este vídeo ajuda você:

  12. o meu blender é diferente e como é que eu faço pra editar o physics buttons. Pois o meu tem uma terceira aba de particle buttons e as opções são diferentes. Como eu faço?

    vlw pelo tutorial

  13. Thiago,

    Seu Blender é o 2.46 ou 2.47. Da versão 2.45 para a 2.46 foram feitas algumas mudanças nas particulas. Esse tutorial já é um pouco antigo, então ele é para o Blender 2.45.

    Pretendemos atualizar ele logo…

  14. Tá certo espero pela atualização

  15. porque que eu nao acho a opção: Vect e Static ,e nem aba: Particles, Particle Motion por favor me respondam

  16. porque que eu nao acho a opção: Vect e Static ,e nem aba: Particles, Particle Motion por favor me respondam (meu blender e o blender 2.46 mas eu queria saber onde eu acho o 2.47)

  17. Marcus, sua duvida é a mesma do Thiago:

    Seu Blender é o 2.46 ou 2.47. Da versão 2.45 para a 2.46 foram feitas algumas mudanças nas partículas. Esse tutorial já é um pouco antigo, então ele é para o Blender 2.45.

    Pretendemos atualizar ele logo…

    Sempre as versões mais novas do Blender estão disponíveis na página oficial:

    http://www.blender.org/download/get-blender/

  18. Muito Legal mesmo! Eu estava com as mesmas dúvidas dos colegas acima, visto que usava uma versão mais recente do Blender, mas com a versão 2.45 tudo deu certinho! Ela está disponível em http://download.blender.org/release/Blender2.45/

  19. Opá
    comentei no outro tutorial que tinha outro problema, mas acabei de ler que algumas pessoas tambem tiveram o mesmo problema.
    E a resposta foi que nossas versões são atualizadas.
    Desculpe por fazer post todos os dias, mas eh que o blog eh o melhor do Brasil, então estou acompanhando todos os tutoriais.
    Parabens ai, nunca tirem esse blog do ar.

    • Pois é, esse tutorial ainda não foi atualizado para as novas versões do Blender. A partir da versão 2.46 o sistema de partículas mudou e eu ainda não consegui fazer o mesmo efeito com ele.

  20. Eh… bem legal mas me perdi na parte de avançar p/ o keyflame 21 >_<

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: