Tutorial: Partículas (atualizado)

Este tutorial é uma atualização deste, que, pela modificação do menu de partículas no versão 2.46 do Blender, não era possível atingir um resultado.

bug.png O Objeto

Para começar adicione um esfera, nela serão colocadas as partículas. Add>Mesh>UV sphere.

wand.png Partículas

Agora vamos as particulas!

Presione F7 para ir ao menu Object e clique no botão Particle buttons para encontrar a aba chamada Particle System. Nela clique em Add New para criarmos um novo sistema de partículas.

Com o sistema ativado precisamos mudar o tipo de partículas, para isso
mude a opção Type de Emitter para Hair.

Então, na mesma aba, mude o número de partículas de 1.000 para 30.000 alterando o valor da opção Amount.

Na aba ao lado (Physics) vamos fazer as partículas surgirem. Mude o valor de Normal para 0.100 (tamanho), e de Random para 0.020.

Já é possível visualizar pêlos em nossa esfera. Mas ele ainda não está com a aparência desejada, portanto, faça as seguintes modificações: mude o valor de AccZ para -0.04 (com isso os pêlos ficarão caídos) e o de Brown para 0.05 (com isso os pêlos ficarão distorcidos).

Agora as configurações das partículas estão finá lizadas. Claro que existem muito mais opções, mas estas são as básicas.

Você pode ainda aumentar a qualidade das partículas, ou seja, o número de subdivisões que cada fio terá. Na aba ao lado (Visualization) existem 2 opções para alterar a qualidade das partículas. A primeira é a Steps, que aumenta/diminui as subdivisões das partículas nas visualização na 3D View. E a segunda é a Render, que, como o nome já diz, altera a qualidade das partículas na renderização. Portanto, você pode deixar o valor da opção Steps baixo (para não ficar pesada a visualização do objeto) que o resultado final (opção Render) não será influenciado.

color_wheel.png Materiais

Pressione F5 para ir ao painel Shading e clique na bolinha vermelha para entrar no menu Materials buttons, caso você não esteja nele. Adicione um novo material clicando um Add New na aba Links and Pipeline.

Então, na aba Material, mude a cor do material para marrom e coloque a opção Alpha, identificada com A, no valor 0.

Na aba ao lado (Links and Pipeline) ative a opção ZTransp para criar transparência no pêlo (com isso o pêlo ficará suave)

Então clique no botão Strands para abrir um menu. Configure o menu como mostra a imagem:

Pressione F6 para ir ao menu Texture buttons . Na aba Texture clique em Add New para adicionar uma nova textura.

Após adicionar a nova textura escolha que ela será do tipo Blend.

Então clique na aba Colors (ao lado) e ative o botão Colorband. Assim uma barra de gradient surgirá, esta barra deve ser configurada desta forma:

A textura já está criada, basta configurá-la agora. Para isso, volte ao menu Material buttons e na aba Map Input clique na opção Strand.

E para finalizar, na aba ao lado (Map To) destive a opção Col e ative a opção Alpha.

Pronto, a bola já está com pêlos bem macios. Lembrando que você pode alterar as configurações de acordo com suas necessidades, claro!

Qualquer duvida ou sugestão, basta deixar um comentário.


69 Respostas to “Tutorial: Partículas (atualizado)”

  1. […] Tutorial de Particulas Este tutorial foi atualizado para a versão RC1 2.46 do Blender, visite-o neste página. […]

  2. […] ver o novo tutorial visite esta página em nosso Blog, e o antigo esta […]

  3. O tutorial está bem legal e o resultado também. A iluminação usada aí ajuda (o que, por outro lado, pode frustrar quem tenta reproduzir igual e não toma cuidado com as luzes).

    Testando a versão 2.46 RC5, os arquivos que o Blender salvou são monstruosos de grandes (creio que por esse novo sistema de partículas)! Isso aconteceu aí também?
    Por exemplo, um arquivo v2.45 de 125K contra um v2.46 de 10MB!

  4. Ricardo, o que pesa são mesmo as partículas…

    Se você salvar um projeto que não possua partículas o tamanho do arquivo será bem menor. Isso porque, ao usar partículas, inúmeros vértices são criados para formar os pelos, e resulta em um arquivo pesado.

    Na verdade a causa não é o novo sistema, mas sim os número de vértices, que, mesmo se a cena não tiver partículas, mas tiver muios vértices, resulta em um arquivo pesado.

  5. Cara este programa é muito bom ja usei varios modeladores 3d(3DMAX STUDIO,3D CANVAS…)

  6. muito bom, mas…
    como deixo o fundo branco?

  7. Rodrigo, você precisa alterar as cores que estão no menu World Buttons. Por padrão são azul e preto, ai você escolhe as cores que você quer para o fundo.

  8. Agora eu quero aplicar este efeito em personagens.
    Você pode me colocar ou me mandar um turorial de como modelar um personagem.

  9. não e os meus pêlos que ficam marrons e sim a minha esfera, fiz udo que ta nu tutorial ta tudo correspondendo mas mesmo assim a cor dos PÊLOS não mudam…

    oq eu faço?

  10. Muito loko esse tutorial!!! Nota 10.

  11. O que é um arquivo MD2 para emportação e importação no blender?

  12. nao eh AccZ para -0.04 deveria ser AccY para -0.04
    nao seria isso?

  13. ah nao .. ta certo msm😛

    é pq axei estranho na hora mais fui fazer soinho e o pelo ficou deitado xD
    maus aew

  14. Pode ser Renan. Pode variar de acordo com a posição da esfera.

  15. Cara, ótimo tutorial, parabéns!
    Só tive um problema na minha renderização, que foi o mesmo problema que surgiu com o usuário “ONeW” no artigo original (https://blendertotal.wordpress.com/2007/09/16/tutorial-de-particulas/), isto é, ao renderizar a minha esfera fica oca, aparecendo apenas os pêlos.
    Veja uma amostra: http://img296.imageshack.us/img296/618/renderng2.jpg

    valeu!

    • Eu tb tive esse problema, mas descobri que é só entrar no painel das partículas e ira na aba Vizualisation, lá vc vai encontrar um botão chamado “Emitter”. Ative esse botão e veja o esultado.

  16. Olá André,

    Estranho porque aqui saiu tudo normal.Mas faça o seguinte: copie a esfera e tire as partículas de uma delas! hehe, bem simples.

  17. como se usa o particle mode?

  18. Olá Solano,

    Para usar o Particle Mode você precisa primeiro entrar nele, claro.

    Depois de acessá-lo é só começar a pentear as partículas. Você pode conferir as opção para isso teclando ‘N’.

    Abraços!

  19. Minha bola fica com os pelos preto e brance, não pega a cor marrom da bola
    pode me ajudar?
    Abraços

  20. Mimha bola de pêlos nm fiko muit igual a sua, os seus ficaram mais macios e os meus grossos parecendo espinhos. A placa de vídeo tem haver agluma cosia com isso?

  21. Crivo,

    A placa não tem nada a ver. Você deve ter esquecido de ativar o ZTransp nas configurações do material.

  22. Ei olha fiz upload da minha bola de pêlos: http://img144.imageshack.us/my.php?image=boladepelosxn6.png

    Fiz o tutorial umas 20 vezes. Só se isso for falta de iluminação na cena.

  23. Aleluia! Descobro o que deu errado. O problema era no colorband que o Cur: 1 tava como azul, deletei e veio o padrão que era cinza dai não obtive muito bem os resultados, colokei pra preto e deu certo agora soh preciso ajeitar a iluminação que tah tudo ok.

  24. Tentei adicionar uns pelos brancos como na versão antiga desse tutorial, mas os pelos ficaram muito grossos. Como posso controlar a espessura deles? De resto deu tudo muito certo, o site está de parabéns.

    Agradeço a ajuda

  25. cmt,

    Faça igual você fez com os pelos marrons na parte de edição do material. A espessura é alterada no Strands.

  26. maneiro o tutorial agora deu certo eu estava com a versão 2,46, mas e agora como eu posso deixa-lo multicolor como no filme ?

    maycom
    maycomsalles@gmail.com

  27. Olá Maycon,

    Para deixar o pelo com várias cores basta adicionar alguma textura.

    Para fazer o pelo parecer com o do Monstros S.A. eu apliquei uma textura do tipo Voronoi.

  28. Muito legal, adorei a bola. Não existe mais tutoriais de Partículas, não?

    flw e valeu pelo tutorial

    continue assim

  29. Oi.
    esse tutorial esta muito bom, mais gostaria de saber como eu faço, para deixar esfera aparecer no render,antes tiamos a opcao mesh na configuração da particula, agora nao encontro essa opcao, quado diminui o Amount para 10000 e aplico o render, a esfera nao aparece.
    obrigado

  30. disculpa pelo 2 post mais e q ja resolvi o problema, para aqueles q não sabe nessa edição tem opção na aba visualizetion da configuração
    das particula o botão “emitter”, assim na hora do render vai aparecer a bola ou o personagem ^^

  31. Estou ainda no primeiro parágrafo deste tuto e já percebi que se trata de um tutorial muito bem feito! Parabéns!

  32. esse tutorial é para que versão do blender 2.46, 2.47, 2.48 é porque está um pouco diferente da minha versão que 2.48

  33. Rafael, é para a versão 2.46 para cima. A posição de alguns botões pode ser diferente, mas as funções são as mesmas.

  34. não é uma idéia obrigatória, mas eu acharia melhor que vocês deveriam colocar todos o titoriais em uma só pagina, para ser copiada a págia inteira…

    Atenciosamente
    Waldemir Alves

  35. Como assim Waldemir? Copiar?

    Se todos os tutoriais tivessem em uma página ela ficaria muito grande e pesada.

  36. Muito bom mesmo esse tutorial.
    Só aconteceu um probleminha, igual ao de algumas pessoas que postaram la em cima: simplesmente a textura não está se aplicando aos pelos, eles continuam pretos e e brancos. O que eu faço? oO

  37. Que pena… =/

    Obrigado mesmo assim. ^^

  38. Oi
    eu aqui pedindo outra ajuda.
    Vc falow la em cima que pra mudar o caor do render tem que ir no World Buttons.
    Mas eu não consegui localizar.
    E bom tutorial ai.

  39. muito obrigado mesmo cara
    se puder manda mais

  40. Geovane, dê uma olhada nesse link:

    http://wiki.blender.org/index.php/Manual/World_Background

  41. ola muito bom o tutorial gostei bastante.mas no final tive um problema os pelos ficaram da mesma cor de antes cinzao que ficou colorido foi a esfera

  42. MTT SHOWW! saiu certinho aqui no meo, sendo que eu tinha esquecido o fundo preto e num deu pra mim ver mt os detalhes auhsua,dae cancelei o rendering e acabou travando,tive que fechar tudo mas ainda bem que tava salvo ja =))vo durmi agora brigado pelo tuto, site eh show,abraço!

  43. minto,pensei que tinha fechado tdo, ainda ta tdo aqui,euheim *-*

  44. aqui pessoal o meu tbm ficou com a bola marom e os pelos sem cor
    e pq vcs tem que renderizar
    na 3d view eles ficam assim mesmo xD bem aqui isso deu certo
    e só aperta F12o tuto ta muito da hora valeu

  45. resolvido =]

    tuto mto bom, sou iniciante e to aprendendo muito aqui (Y)
    vlw

  46. esse tuto.. eh show………..vlw, agora chega d persons……..carecas……..

  47. Nuss feraaaaa…cada dia aprendo mais aquiii…vlwwwwwww🙂

  48. muito legal..uma perguntinha…da pra usar para criar gramas tbm neh? Bom procurei mas so achei para a versao 2.46 do blender…eu fiz aqui mas nao sai muito com aparencia de grama…sai muito verde ou muito cinza…poderia me dizer, sei q nem e legal ficar perguntando mais nao encontro…como eu faço pra ela ficar mais real?
    desde ja agradeço!!!!
    Muito bons os Tutos

  49. […] um tuto do Blender Total, clique AQUI para […]

  50. Thanks to you, now I can do now some realistic fur… Very good tutorial, as always… thanks again

    Christian

  51. O seu resultado final ficou MUITO suave, tipo, parece um blur saca?

    Como faz pra ficar desse jeito?

    O meu ficou assim

    • Você fez a parte de materiais do tutorial? É o material que vai deixar o pelo com melhor aparência.

      • Eu tinha esquecido de adicionar o ZTransp e mudar o valor de A para 0, mas mesmo assim não ficou muito diferente.

        Arquivo .blend
        http://www.mediafire.com/download.php?zjyltn2d4mt

        Se não for muito incomodo tem como vc dar uma olhada?

        Valew pela atenção!

      • Consegui, eu achei o problema.

        É naquela parte do colorband saca, tipo, o blender, pelo menos na versão 2.49, vem com um lado branco e o outro azul, não transparente como está no tutorial, dai no tuto não falava como deixar, dai ficava daquele jeito, tem que clicar lá em ADD e deixa o A: 0 , dai dá certo.

        Cara, valeu pela ajuda man, fico vendo o resultado e fica pensando nas possibilidades xD

        Thkx a lot

  52. Gostaria de saber se alguém tem ou sabe onde tem um tutorial que mostra como manipular a posição das particulas, digamos assim pentear os cabelos…kkkk
    se alguém poder me ajudar eu serei grato…vlw galerinha!!!

  53. como faco pra animar o cabelo do meu personagem?
    queria saber tambem como faco pra “prender” o cabelo no meu personagem.
    muito obrigado

  54. genial MUITO bom mesmo esse tutorial eu segui todos os passos e ficou muito boa… só o marrom q ficou meo estranho mas muito bom.

  55. Ótimo o tutorial…
    Agora já posso até desenhar meu cabelo…

  56. Ola galera do blender total!

    Olha e o seguinte eu fiz o tutorial igualzinho, minha duvida a a seguinte quando renderizo a bola fica trasparente e os pelos quaze que transparente tambem, fico pensando voces mandam colocar alpha 0 e como é que a sua bola aparece, pq a minha nao ta aparecendo ta transparennnnteeeeeeeee aaaaaaaaahhhh nao to conseguindo e ta tudo direitinho.

  57. Tutorial muito legal, bom mesmo ajudou bastante. Valeu, muito grato.😉

  58. hahaha legal só que eu fiz no meu blender 2.49b e o resultado final a bola ficou azul

  59. Sei que esta publicação é antiga mas vai aí um dica.

    Pra mim foi moleza, bastava apenas colocar os parâmetros usados no sistema de partículas, mas… para alguém que mal sabe criar formas primitivas e/ou trabalhar com iluminação será impossível obter o mesmo resultado (como já foi comentado).

    Então, recomendo informar o nível requerido para o tutorial, isso lhe poupará inúmeros comentários.

    Obrigado pelo tutorial e um grande abraço.😉

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