Tutorial: Modelando um Clips

Para começar o nosso clips vamos entender como ele será feito. A modelagem será feita com base numa curva, para ficar mais fácil de editar. Portando utilizaremos apenas 2 curvas para toda a modelagem.

Arquivos

Para auxiliar nós na modelagem do clips eu tirei uma foto. Se você desejar pode salvá-la para usar como referencia.

Comece adicionando a imagem como Backgound Image para modelarmos em cima dela. Caso você não saiba como fazer isso, visite este tutorial.

Clique na imagem para ampliar

Antes de começarmos a modelagem você pode escolher 2 caminhos. Um é modelar com uma curva Bezier, que algumas pessoas acham mais fácil de manipular. Mas outras pessoas, como eu, preferem fazer com um Path.

Na verdade, nesse caso, a unica diferença é em relação ao modo de manipular a curva, então abaixo estão como fazer com as duas.

Utilizando Bezier

Delete o cubo inicial do Blender, pois ele não será útil. Com a cena limpa, adicione uma cuva do tipo Bezier (Add>Curve>Bezier Curve).

Entre no Edit Mode (TAB), selecione e delete uma das pontas da curva. Feito isso, mova (G) a outra ponta para o inicio do clips.

Se não conseguir visualizar o GIF clique aqui.

Utilizando extrusão (E), escala (S) e rotação (R) comece a contornar o clips. O seu contorno deve ficar semelhante a este.

Utilizando Path

Agora vamos fazer com um Path. Se você já fez com Bezier pode pular esta parte do tutorial e seguir desde onde diz Continuação.

Adicione uma cuva do tipo Path (Add>Curve>Path).

Com o Path adicionado, entre no Edit Mode (TAB) e posicione-o no início do clips. Utilizando extrusão (E) selecione uma mas pontas e comece a contornar o clips. O resultado final deve ser este:

Continuação

Com o formato do clips pronto vamos criar agora sua espessura, porque por enquanto ele é só uma linha. Fazer isso é extremamente básico.

Adicione uma nova curva, mas dessa vez um Bezier Circle. Lembre-se de ir para o Object Mode (TAB) antes de adicioná-la.

Reduza a curva com escala (S) de acordo com a espessura que você desejar para seu clips.

Precisamos saber qual é o nome da nova curva. Por padrão ela se chama CurveCircle, mas para ter certeza, selecione o circulo e tecle N para acessar as propriedades do objeto. Uma pequena janela aparecerá. O nome do objeto está onde diz OB.

Você pode alterar o nome da curva se desejar, mas grave o nome que você escolher.

Selecione novamente a curva que contorna o clips e vá para o painel Editing (F9). Encontre uma aba chamada Curve and Surface (por padrão é a do meio). Nessa aba existe uma opção chamada BevOb, onde você colocará o nome do seu circulo.

Como eu não alterei o nome do meu circulo no passo anterior coloquei BevOb como CurveCircle.

Como você pode ver abaixo, o resultado é que o circulo alongou-se pelo contorno do clips. Se você achar que está muito espesso ou muito fino basta ajustar selecionando o circulo e utilizando escala (S).

O nosso clips ainda é uma cuva, ou seja, se você selecioná-lo e entrar no Edit Mode (TAB) você poderá editar o seu formato livremente.

Mas, se você desejar, é possível transformar o clips em um objeto como todos os outros. Para fazer isso basta teclar Alt+C com ele selecionado.

Agora é hora dos ajustes finais. Nós não queremos que o circulo apareça na renderização. Então vamos mandar ele para outra camada (ou layer). Selecione-o e tecle M para que a janela de seleção de Layers apareça. Nesta janela existe um monte de quadrados pequenos que representam todos os layers, do 1 até o 20. Vamos mover o circulo para a 2ª camada, então clique no 2º quadrado e em seguida em OK.

O circulo irá sumir, mas não se desespere. Ele ainda está na cena, só que como a camada 2 está desativada nós não podemos vê-lo. Caso queira voltar a editar a espessura no clips ou fazer outros ajustes basta teclar 2 (não é o 2 do teclado numérico) que você irá para o layer 2. E para voltar ao layer 1 basta teclar 1.

Vamos agora fazer um ultimo ajuste. Selecione o clips e vá ao painel Editing (F9) e na aba Link and Material clique no botão Set Smooth. Isso fará com que o clips fique com as bordas arredondadas.

E assim acabamos a modelagem do nosso clips! Claro que um clips é totalmente sem graça quando está sozinho na cena. Mas ele pode ser muito útil na hora de complementar algum cenário.

Além disso, as técnicas apontadas aqui no tutorial, principalmente a com a curve Path, podem ser aplicadas na modelagem de outros objetos do mesmo estilo!

O objetivo do tutorial era explicar somente a modelagem. Mas você pode ver mais sobre os recursos utilizados na cena acima, como o reflexo nos objetos (material do clips e do chão) neste tutorial. Também pode ver como fazer o desfoque (DOF) para dar mais realismo a cena neste tutorial. O resto da cena fica para uma outra oportunidade de tutorial 😀

Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!


27 Respostas to “Tutorial: Modelando um Clips”

  1. Muito bom. Como sempre simples, porém bem explicado e interessante. Parabéns.

  2. massa, vou testar agora.

  3. HEHEHE, precisamente bacana, alias eu preciva mesmo de um clipsinho desses pra anexar minhas ideias, mais uma vez parabens.

  4. Agora uma duvida não sei porqe meu DOF não aparece, pr será? fico grato.

  5. Silvio,

    Você ativou o Do Composite no painel Scene (F10)? Veja onde fica na imagem abaixo:

  6. simplesmente showw !!!!

  7. tutos animados!
    a salvasão
    parte 2!

  8. Muito bom esse tutorial…….

  9. Excelente! O meu ficou quase igual… pois estou usando SEMPRE um blender diferente! 😦 O meu é o 2.48. :'((

  10. O que tem de diferente Victor? Esse tutorial foi feito com o 2.48.

    Claro, nunca vai ser igual o resultado, mas isso é até bom para não ficar preso somente nos tutoriais e fazer as cosias livremente. 😀

    Abraços!

  11. muito bom esse tuto vc esta de Parabéns.
    mais so uma duvida!
    o meu clipis quando eu coloco o efeito cromado ele não fica com um tom cinzento ele fica quase um vidro sei que é porcausa do ceu mas como é q eu faso para deichar o clips com um tom a cinzentado? agradeço des de já

    • Doug,

      Acho que você pode resolver o seu problema diminuindo a intensidade da reflexão. Reduza o valor do RayMir. Essa opção indica o quanto de reflexo o objeto terá, ou seja, quanto mais alto mais reflexo.

  12. no passo 2,

    onde tem o menu Add, Edit, Select (…) como faço para achar esse menu????

    Desculpe a pergunta….eu acabei de baixar o programa e não sei absolutamente nada!!!!!

    obrigadooo……….

  13. Já descobri……….

  14. por favor,

    onde acho….

    extrusão (E), escala (S) e rotação (R)

  15. Como colokr a imagem atras?

  16. fala serio… a ultima imagem é uma foto, é mto realista…

    muito bom tuto, já segui alguns daqui, todos mto bem explícitos e exemplificados!

  17. Bacana demais!!!
    Muito bem explicado.

    Eu segui seu exemplo e fiz um também. Ficou show!!
    Tem como te mostrar?

    Um abraço.

  18. Excelente Parabéns e muito bom!!!!

  19. eu n consigo fazer meu clips ficar espesso, ele continua uma linha qnd eu coloco o nome da curvecircle no campo BevOb aparece a seguinte menssagem “Cannot bevel/taper own object”??? Why ??? pq ?

  20. como eu separo os dois objetos então ?

    obg

  21. Muito bom o tuto, parabéns =)
    Só tem um problema, as “pontas” do clips não ficam fechadas, Ficam abertas como se o clip fosse um canudo dobrado. Como faço para fechá-las?

    Tentei selecionar os vértices da ponta e fazer uma face com o comando “Make Faces” (Tecla F), porém não tá dando certo…

    • Tente selecionar os vértices da ponta e dar extrusão, mas sem movê-los. Com escala você centraliza esses vértices (S+zero) e depois remove os vértices duplos (W+Remove Doubles). A sequência ficaria assim: E>Enter>S>zero>Enter>W>Remove Doubles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: