Tutorial: Fluidos – Domain

Este tutorial é uma pequena introdução a ferramenta de fluidos do Blender. Muitas pessoas conhecem a ferramenta mais nem todas sabem usá-la! Para quem ainda não conhece, ela serve nada mais nada menos para criar simulações que envolvam líquidos, como água.

brick.png Modelagem

Para começar é preciso que existam alguns objetos, sendo os principais o chamado Domain (local onde ocorrerá a simulação) e o Fluid (fluido).

Neste tutorial utilizarei 2 objetos simples. O Domain será um cubo, você pode utilizar o que já vem com o Blender ou criar um novo (Add>Mesh>Cube).

Esse será o Domain, agora precisamos criar o fluido. Você pode escolher qual objeto será o fluido, eu utilizarei um retângulo.

Faça o seguinte: duplique o cubo (Shift+D) e em seguida entre no Edit Mode (TAB). Então selecione os vértices de alguma face lateral e puxe-os até formar um retângulo + ou – fino.

chart_line.png Physics

Feito isso terminamos a parte de modelagem. Volte para o Object Mode (TAB) para configuramos a simulação. Vá para o painel Object (F7) e provavelmente você estará no menu Object buttons , mude para o Physics buttons .

Na aba Fluid Simulation (ultima aba) clique em Enable para ativar a simulação. Com o cubo selecionado defina que este objeto será o Domain.

Faça o mesmo com o retangulo, selecione-o e clique em Enable, mas desta vez ao invés de colocar como Domain defina-o como Fluid. Não vamos configurar o fluido por equanto.

No Domain estão as opção mais importantes, por isso, vamos entender para que cada opção serve.

Resolution: a opção Resolution é, como o nome já diz, a resolução da simulação. É uma das partes mais importantes das configurações. Por padrão ela está como 50, quanto maior o valor melhor será a qualidade, mas a simulação ficará pesada. Veja as diferenças entre as configurações:

Resolution: 10

Resolution: 20

Resolution: 60

Os valores do Preview-Res não alteram o resultado final.

End time/Start time: Essas opções definem em qual frame a simulação começará/terminará.

Essas são as principais opção chamadas standard domain options. Ainda temos mais opções no chamado advanced domain options. Para acessá-las basta clicar no botão identificado com Ad:

Agora temos acesso a mais opções!

Gravity: é nada mais nada menos que a gravidade. Como padrão ela está regulada apenas no eixo Z (para baixo) mas mudando os valores você pode alterar o ponto de gravidade.

Realworld-size: “é o tamanho do mundo”. Basicamente ele altera a velocidade da simulação. Essa opção é utilizada para definir o tamanho das coisas, por exemplo, uma simulação de fluidos em uma maquete de uma cidade ocorrerá de forma diferente do que uma simulação em uma cidade em escala real. Esse valor é que define esse tamanho.

Compressibility: mudando o valor do Compressibility é possivel reduzir o tempo de calculo da simulação, mas a qualidade será menor, apesar dos resultados não variarem muito em questão de qualidade. Veja as diferenças entre as configurações:

Compressibility: 0.001

Compressibility: 0.1

Podemos acessar ainda mais opções, chamadas boundary domain options.

Noslip/Part/Free: define se o fluido irá “grudar” na borda do Domain. Por exemplo a água, ela quase não tem aderência com o objeto no qual ela está. Já um liquido mais pastoso grudará nas bordas. O Noslip faz com o liquido se relacione com as bordas do Domain. O Part também, mas menos, em torno de 50%. E o Free faz com que o liquido não se relacione com bordas do Domain. Veja as diferenças entre as configurações:

Noslip

Part

Free

Estas são as configurações básicas do Domain para o Fluid Simulation funcionar.

Continuação: Fluid

O objeto denominado fluido pode ser modificado em algumas opções. Veja um pouco sobre elas na continuação deste tutorial.


17 Respostas to “Tutorial: Fluidos – Domain”

  1. […] Aprenda um pouco sobre fluidos neste tutorial. […]

  2. Quando sai a segunda parte? =)

  3. Acho que hoje ou amanhã…disso não passa!

  4. Seria legal no segundo tutorial (ou num terceiro) você dar dicas de configurações de material pra colocar nos fluidos. Eu apanhei um pouco aqui pra achar uma boa configuração de transparência pra “água” que criei =P

  5. E cadê a segunda parte? xD

  6. Cadê a segunda parte prometida? Nesta segunda parte vc tb poderia colocar algumas texturas e transparência similar a àgua.

  7. Desculpe pessoal…era para publicar a segunda parte logo, mas essa semana fiquei ocupado e no feriado fiquei bem longe do computador…hehe, mas logo eu finalizo!

  8. Pessoal, a parte de fluidos já está pronta: https://blendertotal.wordpress.com/tutorial-fluidos-fluid/

    Pretendo postar neste fim de semana a parte sobre obstáculos.

    Abraços!

  9. ajuda!!!!! na hora de animar, a animaçao da agua acaindo eh muitu lenta, qual configuraçao devo mexer, a padrao nao devia ser + rapida? e nao vem com “seu pc eh ruin”, afinal eh uma simples animaçao e meu pc tem placa de video, memoria,e processador muito bons, oq eu faço pra deixar + rapida? =[

  10. ola muito bom o tutorial mais gostaria de saber se o mesmo procedimento que faz os materiais ficarem transaparente estilo vidro pode ser feito com a agua?

  11. Muito obrigado!

  12. o meu domain vira o liquido, e eu fiz iqual ao tutorial

    • É normal, o Domain sempre vira liquido. O objeto que você coloca como Liquid é apenas para indicar a área que representa o liquido. Você pode movê-lo para outro layer, assim ele não atrapalha na renderização.

  13. valeu,e parabéns pela tutorial

  14. Otimo tutorial,mas acho que você deveria ter falado do Domain Particle,que é uma configuração muito importante para se fazer uma simulação de fluido.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: