Tutorial: Fluidos – Obstacle

Já podemos começar a terceira parte do nosso pequeno Guia de Fluidos. Nessa parte você aprenderá um pouco sobre como fazer obstáculos na simulação, uma pia por exemplo.

Importante: O Domain será sempre um cubo ou retângulo, o resto dos objetos sempre serão obstáculos. Para que estes objetos participem da simulação eles devem estar dentro do Domain.

Eu aumentei o tamanho do Domain e criei alguns pequenos objetos que serão os obstáculos. A resolução utilizada para esta simulação foi 150.

Vamos começar. Selecione o objeto que será seu obstáculo e vá para o painel Object (F7) , menu Physics buttons . As configurações estão na ultima aba (Fluid Simulation).

Não há muito o que configurar aqui. Só temos que tomar cuidado com as opções Init Volume e Init Both. Se o seu obstáculo for aberto o Blender irá considerar como fechado, portanto, use sempre Init Shell para malhas abertas. Veja um pouco sobre as outras opções:

Noslip/Part/Free: define se o fluido irá “grudar” no obstáculo, igual com o Domain. O Noslip faz com o liquido se relacione com as bordas do obstáculo. O Part também, mas menos, em torno de 50%. (você pode configurar a quatidade pela opção PartSlip Amount. E o Free faz com que o liquido não se grude no objeto.

Imapct Factor: essa opção não é baseada em física real, além de só funcionar com objetos em movimento. Se o seu obstáculo estiver em movimento o Impact Factor fará com que auemente a quantidade de fluídos quando entrar em contato com ele. Se o valor for negativo, o volume diminuirá. Esse detalhe pode atrapalhar um pouco dependendo da simulação.

Utilizei as configurações acima para o meu obstáculo. Como ele não está em movimento, o Impact Factor no 10.000 não influenciou em nada. Veja o resultado:


20 Respostas to “Tutorial: Fluidos – Obstacle”

  1. COmo é que eu faço a animação disso?

  2. Thiago, está é a 3ª parte do Guia de Fluidos. Comece por esta página:

    https://blendertotal.wordpress.com/tutorial-fluidos/

  3. Hey, parabéns pelo Blog!
    Utilizo o blender há um bom tempo, mas quando se trata de fazer animações tridimensionais… tenho uma dúvida, quanto a potência ideal de um pc a fim de desenvolver animações no blender.
    PS:
    Tenho um PowerBook G4 de 1.5 GHz com 1.5 de memória.

  4. Olá.
    Me fala como dou Play na animação.
    Fiz todos os passos anteriores e nada acontece mesmo depois da renderização.
    Se for o caso de não poder me falar aqui pode mandar um email para mim.
    geovane_nothurno@hotmail.com
    Obrigado mais uma vez.

  5. qual é o blender que faz isso?

  6. Olha novamente gostei muito do tutorial, mas eu fiz tudo oque mandou nas três partes só que quando eu acabo nao sei como da play..
    Eu aperto Alt+A ai aparece uns numeros do lado do mouse só que nao acontece nada, e o cubo nao fica transparente igual o teu…
    Se voce poder explicar porque acontece isso eu agradeceria, e malz te dar trabalho de novo.. =P
    Flws e belo tuto ! (mesmo que eu nao consegui faze…)

    • Olá Igor.

      Você fez Bake na sua simulação? Antes de dar play você deve clicar no botão Bake para o Blender calcular a simulação.

      • Aew deu certo!Vlw por ajudar + 1 vez! Mais o meu fico meio estranho nao fico realista igual o teu.. + agora eu vo reler o tutorial de novo para ver oque deu errado..
        + vlw por ajudar e ficou muito bom o tuto Parabanes !

  7. O meu ficou meio estranho nao fica tao real assim a minha agua parace meio tirangular…Acho que nao levo muito jeito para isso..😄

  8. Tatasoka voce conhece algum tutorial sobre fogo ou explosões ?
    Se voce souber ou poder postar o link aqui voce faria esse favor ?
    Obrigado e vlw + 1 vez..😄

  9. Bom dia, Tatasoka como faço para salvar a animação em vídeo? Obrigado.

  10. desculpe a ignorancia é pq eu sou novato.eu apertei alt+a e nãoaconteceu nada!dar play?play em que?se responder fico grato.

  11. ata flw achei o tal do bake!,hihi,aiqui vergonha ,flwwww

  12. Olha… desculpa pela ignorancia ou se é assim mesmo, mas comigo quando eu clico em Bake ao invés do Fluido ter a animação, o Domain que acaba virando o fluido.
    Não sei se é assim mesmo ou se eu estou fazendo algo de errado.
    A animação vai normal, é mais essa minha duvida
    Até mais!

    • É normal sim. O Domain é o objeto que define a área em que a simulação vai acontecer, então quando o fluido chega no limite do cubo ele age como se fosse um obstáculo. O objeto definido como Fluid é só um “molde”, então você pode colocá-lo em outra camada, assim ele não aparece no render.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: