Tutorial: Efeito Sureal com Nodes

Vamos criar um este tutorial um ótimo efeito para composição de cenas utilizando o Composite Nodes do Blender. O efeito ficará parecido com efeito de sonho, de lembrança que muitas vezes vimos na televisão. Ele é bastante útil pelo fato de trazer um ótimo aspecto ao material utlizado sem “forçar” ou “estragar” o seu conteúdo, além de ser extramente simples de se criar.

Para seguir o tutorial recomendo que leia esta introdução ao Nodes criada por Cícero Moraes, caso ainda não saiba como funciona o Nodes.

Com o Composite Nodes aberto podemos começar. A imagem que utilizei para este tutorial é uma cena bem simples que criei de uma casa cartoon, que você pode ver como foi feita neste tutorial. Eis a cena renderizada normal, sem o efeito.

Para começar, desconect a janela “Render Layer” do “Composite” e adicione uma janela Blur (Add>Filter>Blur). Para este caso foram utilizadas as configurações abaixo, mas dependendo da imagem o tamanho do Blur pode ser maior o menor. Defina na opção X e Y o mesmo valor, e mude o tipo de desfoque para Gauss.

Node Blur

Adicione agora uma janela Mix (Add>Color>Mix) e ligue a saída Image do Render Layer na primeira entrada Image do Mix e a saída Image do Blur na segunda entrada. Se você não entendeu como ficou o nodes, veja na imagem abaixo:

sonho1

Por enquanto o resultado é este:

Mas ainda podemos fazer uma mudança na cor para deixar o efeito mais interessante! Adicione uma janle do tipo RGB Curves e conecte nela a saida da janela Mix. Ligue também a saida dela na janela Composite.

sonho2

Troque do canal C para o canal B (Blue) na janela RGB Curves. Isso fará com que as alterações que a gente aplique na curva ocorra apenas na cor azul. Você pode ver um pouco como funciona a janela RGB Curves neste tutorial.

sonho3

Clique no centro da linha e arraste. Veja que a imagem final ficou com tons amarelados. Isso porque nós reduzidos o azul (que é o contrário do amarelo).

sonho4

Você pode agora brincar com as cores. Nos outros canais (C, R (Red), G (Green)). Veja como eu configurei para chegar no resultado do tutorial:

Canal C:

sonho5

Canal Red:

sonho6

Canal Green:

sonho7

E a montagem final do Nodes ficou assim:

sonho8

Clique na imagem para ampliar

Não esqueça de ativar a opção Do Composite no painel Scene (F10). Você encontra essa opção na aba Anim. Se você não ativar, o Blender não considerará sua edição com o Nodes no render.

E claro, a imagem final com o efeito de brilho e de cor. Você pode configurar a janela RGB Curves de acordo com seu gosto para conseguir cores diferentes na imagem!

sonho

É isto, espero que vocês tenham entendido e claro gostado. Afinal, é um tutorial muito simples e que traz um bom resultado. Com isso você pode conseguirá criar outros efeitos, é só usar a criatividade.

Qual dúvida ou sugestão é só deixar um comentário.

Bons Estudos😀


6 Respostas to “Tutorial: Efeito Sureal com Nodes”

  1. fera veei!!! Vlw tuto mtu bom sobre Nodes!

  2. gostei do tutorial vlw😀

  3. Muito boa essa dica com nodes. Lembra uma cena que se passa em sonhos ou lembranças. fiz alguns teste e realmente é bacana. parabéns pessoal.

  4. legal muito obrigadu usei um video q eu gravei com a minha camerade 7 mega e depois usei um pouco do seu tutorial pra melhorar a imagem da camera e fik muito boa a imagem

  5. Excelente lo máximo, Saludos desde Perú!!!

  6. Adorei!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: