Tutorial: Efeito Cromado

Cromo é extremamente simples de se fazer no Blender, diferente do que muitos pensam.  Aprenda neste pequeno tutorial como conseguir um bom material cromado.

Iremos configurar 3 tipos de materiais com reflexão: prata, ouro e um para o chão.

brick.png Modelagem

Para começar precisamos de alguns modelos, nos quais os materiais serão aplicados. Eu utilizei os objetos que já vem com o Blender: plano (Add>Mesh>Plane), macaco (Add>Mesh>Monkey) e Tours (Add>Mesh>Torus) . A cena ficou desta forma:

color_wheel.png Materiais

Agora vamos fazer os materiais, já que o tutorial é sobre isto. Primeiro iremos configurar o material do macaco, que será prata.

Vá até o painel Shading (F5) e no menu Material Buttons adicione um novo material clicando em Add New.

Na aba Mirror Transp clique no botão Ray Mirror para acionar o reflexo no material.

Nada aconteceu com o material ainda. Isso porque precisa de mais alguns ajustes. Na opção Ray Mirror, coloque 0.85. Na Fresnel, 1.40. E no Fac pode deixar o padrão mesmo, 1.25.

A opção Ray Mirror define a quantidade de reflexo no objeto (0 = sem reflexo, 1.0 = totalmente relfexivo). O Fresnel faz com que dependendo do ângulo que nós o objeto a quantidade de reflexão seja maior ou menor (0 = reflexo igual em toda a superfície, 5 = reflexo apenas quando visto na horizontal).

Agora vamos modificar algumas coisas na aba Shaders. Apenas duas opções serão alteradas. Troque o valor de Spec para 1.300 e Hard para 511.

Assim finalizamos o primeiro material. Para criar variações de prata você pode alterar a cor do objeto na aba Material.

Vamos agora fazer o material de ouro. Selecione o objeto Torus e repita os passos acima. Será necessário apenas modificar algumas configurações.

Na aba Mirror Transp mude a opção Ray Mirror para 0.75. O Fresnel e o Fac não precisam ser alterados.

Desta vez as configurações da aba Shaders terão mais modificações. Primeiro, altere o Diffuse Shader de Lambert para Oren-Nayar.

Agora mude o Specular Shder de CookTorr para Blinn.

Defina a opção Rough como 0.270. A opção Spec como 0.990. A Hard como 40. E a Refr como7.660.

Para finalizar o ouro falta apenas modificar as cores do objeto. Na aba Material defina a primeira cor (Col) como amarela (#FFD501).  Na segunda cor (Spe) um amarelo bem claro (#FFF7D1). E na ultima cor (Mir), também amarelo, desta vez, um pouco claro (#FFDD66).

Vamos configurar uma material fosco para o chão. Repita os passos anteriores até chegar na parte de configurar o Ray Mirror. Na aba Mirror Transp deixe a opção RayMir como 0.30 e Fresnel e Fac como 1.50. Precisamos ainda modificar a opção Gloss. Quanto menor for o valor do Gloss mais ofuscado o material será. Eu deixei como 0.850. Você pode configurar também a qualidade do Gloss. Porém isso afeta o temopo que render, quanto maior a qualidade, mais demorado é o render. A qualidade é altarada na opção Samples.

Na aba Shaders vamos desativar o Specular. Deixe o Spec em 0.

Se você quiser, pode adicionar uma textura para dar um toque especial no chão. Eu escolhi um piso de madeira e apenas apliquei no objeto.

O resultado final foi este:

Qualquer duvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

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81 Respostas to “Tutorial: Efeito Cromado”

  1. Muito bom o tutorial, a muito tempo procurava por um assim!
    Gosto muito do trabalho do site, continuem assim!

  2. Muito bem elaborado. Parabéns.

  3. Adorei o tutorial e parabéns. Só tenho uma dúvida: onde posso achar o piso de madeira para colocar no plano?

  4. Thiago,

    Você encontra várias texturas pesquisando pelo Google mesmo.
    Há um tempo eu postei alguns sites bons para texturas, dê uma olhada:

    https://blendertotal.wordpress.com/2008/06/29/sites-para-baixar-recursos/

  5. valeu pela dica. Vou procurar bastante texturas, mas estou com uma dúvida: quando mandei renderizar o macaco e o anel, apareceram cores diferentes neles. No macaco certas partes ficaram azul e no anel apareceu o verde por cima. Eu revi todos os passos e não tinha nada errado. O que pode ter acontecido?

    flw

    PS:valeu pelo site das texturas.

  6. Thiago,

    Você pode tentar mudar a cor do fundo. Se ela está azul e o objeto está amarelo vai resultar num reflexo verde…

  7. Vou tentar fazer e depois te falo se deu certo. falou e valeu pela dica

  8. Fiz aqui, mas tanto o macaco como o torus ficaram quadriculados

  9. Marcos,

    No painel Editing (F9), com o objeto selecionado, clique na opção Set Smooth. Ela fica no final da primeira aba.

  10. Eu tentei de tudo mas o melhor resultado que consegui foi esse:

    copie e cole no navegador

    tem jeito de arrumar isso?

    flw

  11. Thiago,

    O seu problema foi o mesmo do Marcos. Faça o seguinte: No painel Editing (F9), com o objeto selecionado, clique na opção Set Smooth. Ela fica no final da primeira aba.

    Se não funcionar tente deste modo alternativo: selecione um dos objetos e entre no Edit Mode (TAB). Em seguida selecione todos os vértices dele (A). Depois disso pressione W para entrar nas funções especiais, e no menu que aparecer escolha a opção Set Smooth.

    • Ola.Bem,primeiramente eu te agradeço muito mesmo por me responder,pq normalmente ninguem responde perguntas depois (no xaso esse tutorial) ja esta ai a muito tempo.
      Mas n deu certo o que vc dise,e meu ponto fraco é reflexo (essas coisas),eu nuca consigo fazer esse tutorial.
      mas obrigado,continue assim

  12. O problema ainda persiste. Eu estou achando que pode ser problema com o meu computador que estou achando que não está aguentando o blender. Será que pode ser isso?

  13. Acredito que não Thiago. Aliás, o processo de Set Smooth é só para arredondar as pontas, mais nada.

    Se tiver alguma forma de você disponibilizar o arquivo que você está usando para donwload eu poderia dar uma olhada e tentar descobrir o problema.

  14. Um arquivo que eu estou usando pra download? VocÊ quer dizer o arquivo .blend? Se for o arquivo .blend tá aí no link abaixo:

    http://www.4shared.com/file/64153943/8067f3eb/Reflexo.html

    —Se for a imagem tá aí também:

    flw e valeu pela ajuda

    PS: o arquivo .blend tá no 4shared, tem problema?

  15. Não tem nenhum problema no seu arquivo. Veja a imagem abaixo, talvez você encontre o Set Smooth. Lembre-se de seleciona-los no Object Mode antes de clicar em Set Smooth.

  16. Nesta imagem mesmo que vc me passou tem o problema. O macaco tá com uma cor diferente por cima e o anel também. Na imagem que vc me mostrou no tutorial não estava assim. Essa é a minha dúvida. Acho que isso não é comum. O que pode ser feito neste caso. Acho que isso não é o set smooth.

    Valeu pela ajuda

    até mais

  17. Thiago, é como eu disse antes, o problema é a cor do céu.

    A parte verde do objeto é o reflexo do céu. Se o objeto reflete amarelo e o céu é azul o resultado será uma cor verde (Amarelo+Azul=Verde).

    Mude a cor de fundo para um tom mais claro ou para um sem cor, apenas em escala de cinza que você verá.

  18. vou tentar então, depois te falo e obrigado pela dica

  19. É, e relembrando que o SubSurf, quando aplicado neste tutorial deixa os objetos mais redondos ainda, tente sempre melhorar seus projetos antes de fazer um grande, e sempre que possível, faça objetos separados de mapas, personagems e outras coisas…

  20. valei cara sou principiante no blender e não conseguia fazer isso que você faz valeu_______

  21. Parabens Cara…mto bom esse tutorial….
    na última versão, tem algumas diferenças na disposição das opções de botoões e etc..mais ta bem facil seguir….

  22. poxa pq minha imagem n fica assim, tenho uns 5 dias de blender^^
    mais ja tow fazendo isso, n fica assim fica sem qualidade a imagem, sem sombra, e sem o claro la atrais e o plane fica zinza,
    seraq é meu pc poxa:
    512 MB
    celeron d 3.6ghz
    geforcefx 128

  23. Felipe,

    Não é culpa do seu computador. O tutorial acima explica apenas a criação de materiais cromados, e não iluminação e outros fatores. Isso você começa a entender com o tempo.

    Mas vá com calma. 5 dias é muito pouco tempo. Não se apresse e nem desanime só porque sua imagem não está como a dos outros, e isso é muito comum com quem está começando. Isso só irá de atrapalhar.

    Boa sorte!

  24. Soka esse tutorial ta muito bom, vc merece um oscar.

  25. O tutorial é muito bom, eu ja tenho um certo conhecimento no Blender, mas sempre apanhei em materiais e iluminação, principalmente em materiais cromados, mas este tutorial venho mesmo acalhar.
    Minha imagem ficou como eu queria

    a iluminação eu aproveitei de outro tutorial que nao me lembro mais onde eu achei! rsrsrsrs

  26. show

  27. Aprendi muito com vocês! Sycesso e um Feliz 2009!!!!!

  28. Olá amigo! eu me perdi nas modificações na hora em que tive que alterar Diffuse Shader de Lambert para Oren-Nayar, vc poderia me explicar como aparece esta opção para alterar? desculpe a ignorância =/

  29. Ola
    Comigo não aconteceu nada
    as cores permaneceram simples sem cromado, mas na demostração que aparece ao lado ta cromado
    O q eu fiz de errado

    Obrigado

  30. Uma possibilidade seria a necessidade da contrução de um cenario?

  31. gostei muito e me ajudou pra valer

  32. Mto bom … adrorei… vlw

  33. muiitto legal!!!

  34. achei bem legal o tutorial,so que eu fiz tudo certinho mas o macaco não ficou prata e sim ficou cinza mesmo que depois de renderizado.por favor me dê alguma dica.

  35. Olá Teria como voce me mandar um link desta textura de madeira ou se ja existe no blender e como aplica-la?
    Obrigado

  36. kra nossaa..
    vlw mesmo kra vc ta me ajudando muito
    nao tenho 1 semana de blender e ja estou sabendo ateh q bastantante graças aos seu tutos
    muito obrigado mesmo cara
    abrasso…

  37. Não consigo fazer o piso,mas eu nem sabia desenhar,valeu a pena!
    Obrigado!a e a idade adequada para o blender é quantos anos?,acho que vou ter que esperar u pouco tenho dez anos,mas acho que é bom começar cedo!

  38. […] AQUI para […]

  39. Parabens…carambaaa…muito fera, eu ja tenho umas duas ou tres semanas, e gostei do meu resultado..nao fico como eu queria mais vcs ajudam muito colocando estes tutoriais…FELIZ PASCOOAA!!!

  40. […] fazer o cromado da cadeira segue um ótimo tutorial muito bem detalhado do Blender Total, Obrigado e aqui se encerra esta série de tutoriais boa modelagem a todos, qualquer duvida, […]

  41. Parabens pelo tutorial ! Mas eu tenho uma duvida, ja olhei esse site inteiro e nao achei nenhum tutorial sobre iluminaçao dessas imagens que voce deixa no final, se ouver um tutorial no site alguem pode me dizer onde ele esta?E se nao ouver seria muito util para mim eu muitas pessoas ! XD vlw e parabens pelo Tuto..

    • Olá Igor! Realmente não temos nenhum tutorial de iluminação. Apenas no da logo do Windows em que uma das partes é sobre a iluminação de cena e o “Valorizando a Modelagem”, que explica um pouco sobre iluminação, mas bem básico.

      Teremos para frente mais tutoriais, inclusive de iluminação!

      • a.. vlw ! é que eu só uso o blender a um mês, entao oque eu preciso de iluminaçao é o basico mesmo só para ter uma idéia de como que é..
        vou ver la o tuto.. e vlw + 1 vez..
        flws XD

  42. muito bom

  43. Ok…fiz o tutorial, mas sinceramente não ficou nem um pouco parecido com a imagem que vc colocou. Ele está com os polígonos todos grandes!

  44. Como faço para pintar apenas um lado do cubo. Tentei fazer como mostra alguns tutoriais, selecionando os vertices ou a face, mas não encontro o botão assign da versao anterior e o cubo acaba sendo totalmente pintado.
    Desde já agradeço.

  45. Aew, equipa, pouco entro aqui no Blender Total, mas das poucas vezes que entro há sempre algo útil. Uma ideia, vocês poderiam organizar melhor o blog criando uma categoria para cada tutorial, ou seja, na categoria Tutorial, comecem a colocar, se for para animação, iluminação.assim por diante, se for possível, melhor, pois muitas vezes fica uma baralheira achar algo aqui. One love, AmAxGuItAr-amAxgUitar.

  46. ESTOU FICANDO VICIADO EM BLENDER GOSTO MUITO, ESSA DICA É SHOW E MUITO FÁCIL OBRIGADO, UM ABRAÇÃO!!!

  47. Cara ces tao de parabens!
    Tuto ótimo!
    Continuem assim!
    Ótimo Trabalho!
    Vlw!

  48. pronto aprendi a muda o fundo so nao sei colocar as texturas ainda
    😀

  49. Valeu,cara. Muito bom mesmo era disso que eu precisava valeww

  50. Parabéns! Ótima explicação

  51. Olha, eu estou tendo um pequeno probleminha: toda vez que eu faço alguma alteração em algum objeto(nesse caso foi alterado o material) eu altero tembém, automáticamente, todos os outros objetos do local, mesmo os não selecionados.
    P.S.: Eu sou super iniciante no Blender. Ah! E eu não consegui indentificar a versão que eu uso.

    • Isso provavelmente acontece porque todos os objetos estão com o mesmo material. Para cada objeto você precisa adicionar um material, é só você repetir o primeiro passo que mostra como adicionar um novo material.

  52. Já descobri o que houve: eu estava adicionando objetos diferentes com o Edit Mode ligado. Então eles os reconhecia como sendo um só. 😛

  53. Poxa, muito bom esse tutorial, obrigado pela dedicação de vcs, vlw.

  54. Só uma pergunta, como faço esse efeito de luz que vc fez, ficou tão claro e bonito *-*’

  55. nao estou conseguindo o efeito metalizado os objetos estao totalmente opacos com um brilho fraco como se eu so tivesse mudado eles de cor

    • Provavelmente é porque o seu fundo é de uma cor só. Se o fundo é azul, por exemplo, o objeto vai refletir a cor azul e vai parecer que ele é azul, quando na verdade é só reflexo. Experimente colocar mais elementos na cena.

  56. ja fiz isso montei um joguinho so de andar com o carro e coloquei reflexo no carro e ele continua opaco

  57. cara,valew mesmo!!!!!obrigado!

  58. Olá. Estou iniciando no Blender agora e gostaria muito que vc colocasse um tutorial ensinando a usar imagens e aplicacao de modelagens….por favor. Mto obrigada, adorei seu site! abs.

  59. Ôpa, muito bom o tutorial, mas estou sem saber como mudar a cor do fundo.
    Alguém pode me dizer como mudo esse azul escuro do fundo???
    Abraços!

  60. parabens

  61. Não consigo seguir o tutorial, os materiais ficam transparentes
    Me ajudem!

  62. Desculpe-me pelo outro comentário.Eu havia me esquecido de ativar o Ambient Occlusion

  63. muito bom ! trabalho de profissional. tem mais.

  64. Gostei do tuto!

  65. Olá, gostei muito do seu site. Parabéns! Gostaria de saber se você tem dicas para iniciantes no blender, pois, planejo trabalhar nesta área 3D. Obrigado.

  66. olá, gostei pra valer do seu site e do modo de lessionar que vocês aquirem.
    valeu pela ajuda!
    wellington farias, sobral- ceará.

  67. Gente recomendo outro site de texturas o http://www.cgtextures.com/ e muito bom mas valeu pelo comentario desse site de texturas me ajudo pra valer vao na pagina inicial do google e digite sites de texturas para programas 3D

    thau e obrigado pelas dicas

    pedro legal

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