Tutorial: Edição de Imagens com Nodes

Vamos fazer hoje um tutorial de edição de imagens com o Composite Nodes. Usarei uma foto como exemplo, para mostrar como o Nodes pode também editar trabalhos feitos fora do Blender. Mas você pode usar as técnicas em qualquer imagem.

Arquivos

Para começar você pode baixar a imagem que eu usei no tutorial se desejar.

Abra o Nodes Editor e mude de Material Nodes para Composite Nodes. Se você ainda não tem noções básicas sobre o Nodes pode ler esta introdução feita por Cícero Moraes.

Por padrão o nodes estará desta forma:

nodes1

Como no nosso caso nós vamos editar uma imagem de fora do Blender e não uma cena renderizada podemos deletar a janela Render Layer. Basta selecionar a janela a pressionar Delete.

Vamos abrir nossa imagem. Adicione uma janela do tipo Image (Add>Imput>Image).

nodes2

Para abrir a imagem clique em Load e busque o arquivo em seu HD.

nodes3

Agora podemos começar a brincar com a imagem. Existem várias janelas no nodes para editar a imagem. Quem usa algum programa para editar fotos (Gimp, Photoshop etc.) já deve conhecer alguns destes recursos.

chart_curve RGB Curves

A primeira opção que temos é a janela RGB Curves (Add>Color>RGB Curves).

nodes4

Antes de tudo, ligue a opção Image da janela Render Layers na Image na janela RGB Curves. Faremos isso em todas as janelas, então lembre-se sempre de ligar as opções.

nodes5

Temos 4 botões para editar as cores na janela RGB Curves. O primeiro (que por padrão já vem ativado é o C. Esse C representa todas as cores, ou seja, o R (red) o G (green) e o B (blue). Se você clicar na linha e um ponto surgirá e conforme você for ajustando uma curva será criada.

Nessa opção basicamente acontece o seguinte: quando você faz uma curva para cima a imagem é clareada e para baixo é escurecida. Veja o exemplo abaixo.

nodes6

Mas vamos entender um pouco mais sobre isso. Existem 2 pontos principais na janela RGB Curves. Um representa o preto (ponto de baixo) e o outro o branco (ponto de cima). A linha representas os tons médios.

nodes7

Mova os 2 prontos na vertical e veja o resultado. Se você mover o “pronto preto” para cima as partes escuras ficaram claras. E se mover o branco para baixo as claras ficaram escuras. O problema disso é que o resultado fica artificial pois quanto mais próximos estão os pontos menor é o contraste.

nodes8

O contrário ocorre se movermos os pontos na horizontal. Quanto mais próximos maior o contrate.

nodes9

Eu não costumo mexer neste 2 pontos. Sempre adiciono novos pontos. Na maioria das vezes é necessário aumentar o contraste nas fotos, então construo uma curva do tipo S para deixar as áreas escuras mais escuras e as claras mais claras.

nodes10

Saindo agora do C vamos ver como funciona cor por cor. Usarei como exemplo o Azul (B).

nodes112

Se criarmos um ponto para cima o azul será destacado. Se criamos para baixo a imagem ficará amarelada. Isso porque o amarelo é o contrário do azul.

nodes12

Eu gosto de usar na maioria das cores uma curva como a abaixo. As áreas amarelas são acentuadas e o azul não é editado.

nodes13

Veja abaixo o resultado que consegui e as configurações de cada canal.

nodes13

color Hue Saturation Value

Na janela Hue Saturation Value Add>Color>Hue Saturation Value) podemos, como o nome em inglês diz, editar a matiz e a saturação e value.

nodes14

Também existem uma teoria por trás destas opções. Resolvi procurar um pouco sobre este valores e encontrei uma figura bastante interessante neste site.

hexacone-5

Repare: o valor de Hue determina a cor. O Saturation a saturação (quanto maior mais viva será a cor, quanto menor mais opaca será a cor). E o Value o brilho (quanto maior mais claro e quanto menor mais escuro).

Entendendo isso é bastante básico editar a imagem com essa janela. Se mudarmos o valor de Hue vamos editar a matiz, ou seja, as cores serão trocadas.

nodes15

E claro, se editarmos o Saturation a saturação da imagem será alterada. Reduzindo o valor de Saturation para 0 a imagem ficará em preto e branco.

nodes16

A opção Value altera basicamente o brilho, a exposição da imagem.

nodes17

Eu não costumo usar a opção Hue (matiz) porque ela muda muito as cores da imagem, mas em alguns casos pode ser util. Veja o resultado que eu consegui:

nodes18

contrast Bright/Contrast

A nossa próxima opção para correção de imagem é a janela Bright/Contrast (Add>Color>Bright/Contrast). Ela serve para justar o brilho e o contraste.

nodes19

A opção Bright ajusta o brilho e a Contrast o contraste. Combinando as duas é possível conseguir bons resultados.

nodes20

wand Glare

Os recursos acima são os que eu mais utilizo para correção de luz e cor. Agora mostrarei alguns que podem dar toques especiais em sua foto ou cena, como é o caso do Glare (Add>Filter>Glare).

nodes23

Com o Glare é possível adicionar brilho nas partes claras da cena. Veja abaixo os tipos de efeitos disponíveis.

9ead934ec1

Clique na imagem para ampliar

Não tem muito o que explicar sobre o Glare, apesar do grande número de opções. O que você precisa fazer é testar os valores porque em cada imagem as configurações serão diferentes. No caso dessa foto eu não utilizaria o Glare pois, como podemos ver na imagem acima, ele é util quando temos um ponto específico luminoso na cena.

color_minus RGB to BW

Vamos ver agora algumas formas de tirar a saturação da imagem. Uma delas já foi apresentada acima (na janela Hue Saturation Value).

O RGB to BW (Add>Convertor>RGB to BW) também faz com que sua imagem passe de RGB (colorida), para BW, ou seja, Black and White (preto e branco).

nodes21

Com esta janela não é possível configurar nada. Você pode usar o resultado em outras janelas, por isso que o ponto de saída chama-se Value. Se você ligar o Value da RGB to BW em uma janela Blur (desfoca a imagem), as áreas brancas ficarão desfocadas e as pretas não.

nodes22

timeline_marker ColorRamp

Outra forma de passar uma imagem de coloria para preto e branco é usando a ColorRamp (Add>Convertor>ColorRamp). Com ela é possível ter maior controle sobre a imagem baseado numa barra em degradê, como você verá abaixo.

nodes24

Existem, por padrão, duas barras, uma preta e outra branca, posicionadas nos 2 extremos. O canto direito (barra branca) representa as áreas claras da imagem, ou seja, se você colocar a cor da barra como azul, as áreas claras da imagem ficarão azul. E o canto esquerdo representa as áreas escuras (preto).

nodes25

Clicando em cima das barras e movendo é possível mudar a posição de cara uma. Para adicionar uma nova barra basta clicar no botao Add. Uma dica para quando você usar o ColorRampo: para não deixar a imagem muito surreal, use sempre na esquerda cores com tons mais escuros que os da direita. Se você inverter isso a imagem ficará com as cores invertidas.

nodes26

Bom, acho que é isso. Claro que existem outros recursos para melhorar a sua imagem com o Nodes, mas esses são os que eu geralmente uso. Muitas vezes uma janela sozinha não tem muito sentido, mas quando usada com outras pode der um resultado legal!

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário!


5 Respostas to “Tutorial: Edição de Imagens com Nodes”

  1. excelente!!!!😀

  2. como faço pra salvar uma imagem depois de editar?

  3. BOA NOITE!!!
    QUERO PARABENIZA-LOS PELAS INFORMAÇÕES, FORAM DE MUITA AVALÍA PARA MIM, COM ESSAS INFORMAÇÕES ESTOU CONSEGUINDO OPERAR O BLENDER TRANQUILAMENTE UM ABRAÇO ÓTIMA SEMANA.

  4. Exelente! Obrigado.

  5. gostei muito dos tutoriais,valeu saber da existencia de voces e que continuem assim.
    parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: