Tutorial: Criando Materiais de Vidro

Várias pessoas gostaram do tutorial sobre como criar objetos reflexivos, que, apesar se simples, ajudou muita gente. Então hoje vamos fazer um tutorial parecido sobre como criar materiais de vidro. Além do material faremos uma iluminação que aceite a transparência do objeto para deixar a cena mais realista.

Antes de começar vou logo avisando: o renderizador interno do Blender não simula muito bem materiais assim. É um pouco complicado de conseguir um resultado realista, mas nada que uma boa configuração não consiga fazer.

brick.png Modelagem

Vamos começar. Vou usar como exemplo uma taça (porque taças são de vidros). Se você quer usar uma taça também mas não sabe como fazer pode der uma olhada neste vídeo tutorial de Adriano Moreira. A minha cena está assim.

refl1

Repare que eu usei uma imagem de fundo. Ela ajudará a pecebar o efeito do vidro. Se você quiser pode baixá-la aqui.

environment

Clique na imagem para ampliar

color_wheel.png Materiais

Existem várias formas de se fazer vidro, várias configurações diferentes. Nós faremos a configuração semelhante a deste tutorial. Selecione o objeto que você deseja aplicar uma material de vidro. Vá até o painel Shading (F5) e no menu Material Buttons adicione um novo material clicando em Add New.

Na aba Mirror Transp clique no botão Ray Transp para adicionar transparência ao material.

refl2

Por enquanto o material continua igual pois é preciso regular alguns valores. O IOR definirá a refração do material. Quanto maior o valor maior será a distorção causada pelo vidro. O Fresnel e o Fac regulam a transparenciazinha do material.

O Depth a profundidade da transparência. Por exemplo: se eu tenho 4 objeto de vidro um uma linha reta, para poder visualizar os 3 será preciso que o Depth seja 3 ou maior que 3. E cuidado com este valor: ele não funciona por objeto, mas sim por superfícies. Uma esfera por exemplo, se ela for transparente será possível ver 2 lados.

Pode parecer um pouco complicado, então para não ter problemas vamos deixar o Depth num valor alto, 7 por exemplo. Regule o IOR, Fresnel e o Fac como na imagem abaixo.

refl3

Vamos regular agora o specular do material. Vá até a aba Shaders e regule os valores assim: Spec: 1.330; Hard: 475 e ative a opção TraShadow.

refl4

A transparência e o specular já estão prontos. Para deixar o material mais realista podemos adicionar um pouco de reflexão. Para configurar o reflexo volte para a aba Mirror Transp e ative o botão Ray Mirror (você pode ver mais sobre isso neste tutorial). Regule então os valores de RayMir e Fresnel como na imagem abaixo.

refl5

Se você renderizar a imagem perceberá que as sombras, apesar da transparência, ainda são solidas. Para deixar as sombras com o efeito da transparência é preciso fazer uma mudança no material do objeto que receberá a sombras (no nosso caso é o plano). Selecione-o e, na aba Shaders, ative a opção TraShadow.

refl6

Repare nas sombras, agora elas estão mais “corretas”, mas continuam estranhas e com erros.

refl7

lightbulb.png Iluminação

Vamos agora para a iluminação. Selecione sua lâmpada (se não tiver adicione uma) e mude de Lamp para Spot. Vá até o painel Shadin (F5) e no menu Lamp Buttons configure a lâmpada assim:

refl8

Clique na imagem para ampliar

Isso fará com que as sombras, além de respeitarem a transparência, fiquem suaves.

Para melhorar o aspecto geral da cena podemos usar AO (Ambient Occlusion). Ainda no painel Shading (F5), vá até o menu World Buttons e encontre a aba Amb Occ. Nela, ative o botão Ambient Occlusion para acionar o AO e mude o método de Raytrace para Approximate. Não há necessidade de configurar mais nada.

refl9

O Ambient Occlusion deixará as sombras mais claras, assim como o resto da cena.

refl10

Para fazer eu cena final eu apenas mudei o fundo e fiz um chão com reflexão desfocada. Você pode ver um tutorial sobre reflexões nesta página.

refl11

Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar um comentário!

Anúncios

41 Respostas to “Tutorial: Criando Materiais de Vidro”

  1. Olá, qual seria o ‘render’ que você usa nesse tutorial? Usando o render interno do blender (2.46), as sombras continuam sólidas mesmo com a ativação de ‘TraShadow’

  2. Aliás, seria possível você disponibilizar o arquivo .blend, usado para gerar a imagem final, para download? Isso resolveria o problema de detalhes que não são citados no tutorial.

    Obrigado!

    • Guilherme, não entendi direito sua pergunta. No tutorial eu usei o render interno do Blender. Você precisa ativar o TraShadow na taça e no chão. Dependendo das configurações da lâmpada pode ser que o efeito não seja visível, tente mudar a posição, a intensidade e o Soft.

  3. Este tutorial ajuda muito, principalmente quem faz a integração do blender com V-ray.

    abraço

  4. Ah! Era esse o problema! Não apliquei o TraShadow no chão! Valeu… mas ainda gostaria que vocês disponibilizassem o arquivo .blend =)

  5. valew ai pela dica continue assim

  6. Muito bom, ja´estou me acostumando com o Blender, obrigado !

  7. Não consegui aqui. Deu problema na sombra, ou ela fica transparente “estranha”, ou não fica transparente. Segui exatamente o tutorial e estou utilizando o 2.48a. É alguma configuração no render?

  8. Ahh tá, isso então é problema interno do blender. Caustics então nele não existe? Sou novo nele e queria uma opção FREE, cheio de dúvidas… Flw

  9. muito legal o efeito. Eu consegui fazer. Valeu!!!

  10. Muito legal parabéns…
    Tem algum lugar que encontro o tutor de como fazer a taça desde o começo.

    Obrigadda

  11. […] AQUI para ver o […]

  12. Muito obrigado! Ótimo tutorial, consegui fazer… 🙂

  13. otimo tutorial man consegui fazer tudo q tava nele e fiz direito
    (sou fui perceber o q eu tinha feito errado na primeira vez q eu fiz depois qndo vi q tinha q ter textura e tudo mais)
    e uma pergunta conhece algum tutorial para o “yaf(a)ray”?
    ainda num encontrei baixei e não to conseguindo usar
    vlw kra

    • Em português ainda não vi um que explicasse o renderizador por completo. Mas você encontra bastante material no site oficial e também em alguns sites em inglês.

  14. olá, fiz um material de vidro e gostaria de fazer uma animação de como o material (bola) estivesse caído no chão e quebrado, mas quando aplico o efeito das partículas no frame que eu quero, mas quando eu renderizo a imagem a bola sumiu, na hora de animar a mesma coisa, só aparece as partíiculas se dissipando, alguém poderia me deizaer onde estou errando?

  15. ótimo tutorial, parabéns mesmo…
    fiz ele aqui e tudo ia bem até eu seguir os passos de iluminação… daí deu erro… mas tudo bem afinal esse é o meu primeiro tuto… primeira vez que eu encosto no BLENDER… então vou voltar um pouco mais e aprender um poquinho mais de BLENDER para depois acertar ele direitinho…

    já to salvando aqui como preferido!

    muito obrigado, e o tuto é muito explicativo.. esse ensina mesmo!

  16. OI!!!!
    Estou começando a usar o Blender agora, e não sei como trocar o background, na hora de renderizar fica tudo azul.
    E gostaria ainda de saber, como exportar em formatos como JPG e AVI.
    Obrigado a todos!
    O site está muito bom, para nós que estammos iniciando é muito bom contar com um apoio desses!

    • Olá. Para configurar a cor do fundo vá no menu World Buttons (F8). Para configurar o formato que deseja salvar a imagem vá no menu Scene (F10) e na aba Format escolha as configurações. Depois de renderizar você pode salvar a imagem em File > Save Rendered Image… ou usando o atalho F3.

  17. Obrigado pela dica!!!!!!

  18. Muito bom tutorial.. parabens

  19. olha, meu nome é Nivo… Cara sou desenhista de cartum e já arrisquei até uma animação feito artesanalmente para um comercial de TV há muito tempo atrás, conheci o Blender e me entusiamei muito com ele pois sou um afixionado em desenhos 3D e estou adquirindo tudo oque é de material em relação a esse programa (livros, CDs, etc…) porém, já estou desanimando, pois na hora de usar alguns efeitos básicos que alguns tutoriais demonstram, o “meu” blender não funga, isto é, não acontece nada. (ex. Set smooth), serã que é porque na abertura.. aquela caixa em preto diz: “No instaled Python found” e se for, como instalar “isso”?… Cara não quero desistir, me dê uma dica porque alguns aplicativos não correspondem. Obrigado. Abraço.

  20. olá,como eu adiciono essas ”bandejas” que fica em baixo da taça?No tutorial de montar um ”dado” tb tem mais n ensina como fazer. me ajuda ae

  21. muito bom o tuto

  22. mas como tira o vidro do modo ´previw`,e poe para aplicar no objeto quando jogar precionando ´p`?

  23. Obrigado!!! eu fiz uma mesa de vidro!

  24. olá, eu tenho uma pequena duvia. quando eu termino de fazer o tutorial eu só vejo a o objeto cinza e não consigo vizualizalo transparente, onde clico para velo ? obrigado pela atenção.

  25. Como entrar no editing mode? Já Selecionei o objeto e teclei F9, mas n aconteceu nada.

  26. O quê faço para a rederização ser mais rápida ?

    • Para um render mais rápido você precisa de um computador melhor, especificamente um processador mais rápido. Mas você também pode melhorar o tempo deixando a cena mais simples, principalmente se for um render apenas para teste.

  27. Muito Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: