Tutorial: Como usar Alpha Maps

As texturas do tipo Alpha Maps são utilizadas para definir a área de transparência de cada objeto. Elas são preto e branco, sendo que a parte branca define onde o objeto deve ser mostrado e a preta onde ele deve ser transparente.

Geralmente elas são aplicadas em um plano junto com o Color Map, como é o caso das árvores. Essa técnica de aplicação de texturas de árvores em um plano é muito utilizada em maquetes eletrônicas.

Arquivos

Esse tutorial utiliza 2 texturas. Elas foram retiradas do site Absolute Textures e estão disponíveis de graça. Você pode baixá-las nos links:

brick.png Modelagem

Para começar delete o cubo inicial do Blender e em seguida adicione um plano.

Dependendo da textura você terá que redimensionar o plano para ela não ficar distorcida, ou fazer mapeamento UV, mas esse não é o objeto principal deste tutorial. Não precisamos fazer mais nada em relação ao objeto, vamos apenas editar o material.

color_wheel.png Materiais

Vá até o painel Shading (F5) e na aba Links and Pipeline, que encontra-se no menu Material Buttons, clique em Add New para adicionar um novo material.

Com o novo material adicionado, ainda na aba Links and Pipeline, ative o botão ZTransp já que nosso material terá partes transparentes.

Para que a transparência funcione é preciso ainda deixar a opção Alpha no 0. Esta opção encontra-se na aba Material e é representada pela letra A.

Se você olhar a previsão do material na aba Preview notará que ele está totalmente transparente, isso porque ainda não aplicamos as texturas.

Vá para para o menu Texture Buttons nor2.jpg e nele adicione uma nova textura clicando, na aba Texture, em Add New.

Então escolha o tipo de textura que você deseja aplicar. No nosso caso, utilizaremos uma imagem, portanto escolha a opção Image clicando em None e depois em Image.

Agora é preciso abrir as texturas da árvore ou qualquer outra. Para isso, na aba Image clique em Load e em seguida procure o Color Map em seu HD.

Após abrir a imagem adicione uma nova textura e deste vez abra a texture Alpha (preto e branco).

Se por acaso ao você adicionar e textura Alpha, a opção UseAlpha, que encontra-se na aba Map Image, estiver ativada, desative-a. Caso contrário a transparência não funcionará.

Volte para o menu Material Buttons pois vamos agora configurar nossas texturas. Na verdade só precisamos configurar a Alpha Map, que definirá a transparência. Para isso vá até a aba Map To (ultima aba) e desative a opção Col. Em seguida ative a opção Alpha.

Pode acontecer de que, pela cor da textura estar invertida, a transparência também fique invertida. Para deixar a transparência correta basta clicar mais uma vez em Alpha que o escrito ficará amarelo.

Pronto, o material já está configurado. Mas ainda tem um pequeno problema. Se você adicionar um chão e renderizar (F12) vai perceber que a sombra não está correta: está quadrada como se não tivesse transparência.

Este problema não está nas configuração da iluminação nem do material da árvore. O problema é no material do chão e resolve-lo é bem simples. Adicione um material ao chão caso ele não possua um ainda e na aba Shaders ative a opção TraShad.

Agora as sombras estão corretas de acordo com a forma da árvore. Claro que este tutorial é apenas uma demonstração, essa técnica pode ser aplicada em diversas áreas! É só explorar para conseguir o melhor resultado.

Detalhe: a grama também é apenas textura.

Acabamos por aqui. Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário.


32 Respostas to “Tutorial: Como usar Alpha Maps”

  1. […] Para ver o tutorial visite está página em nosso Blog. […]

  2. carra di + tua ultima imagem hehe eu fiz mais N fico tão transparente, tipo ainda da de ve um poco do preto em bolta

  3. cara nem quer aparecer a arvore
    quando tento faço tudo igual mais nada acontece

  4. apareceu + nem almenos tem sombra e ta como um tapete no plano

  5. como é possivel visualizar a arvore se não por col marcado
    isaac-alvesbbj@hotmail.com

  6. se almenos o meu tivesse alguma sombra

  7. Isaac,

    O Col você irá desmarcar apenas na segunda textura. Na primeira textura você não modifica nada.

  8. se eu desmaacar col ela fica preta e ela só aparece como se fosse uma foto com um quadrado tanto nela como na sombra

  9. blz vo la

  10. mas ainda asssim fica um quadrado em vez de só a figura

  11. agora meu ploblema e que não consigo deixar colarido a sombra ta certo a tranparencia só falta mesmo as cors da arvore

  12. num preciso mas de ajuda (nissu ate fiz uma dessas ai olha:

    mas fiz com pelo?!

  13. ja não to mas com problema ainda ….^^^^^^
    tambem tentei faze um desses mas foi com cabelo
    olha

  14. Que bom que conseguiu! Finalmente…

    Mais sorte nas próximas vezes!😀

  15. awe muito bom o seu tuto
    deu pra min aprender bastante so uma pergunta q site vc pegou a textura da grama
    aspero sua resposta

  16. Doug, as texturas eu peguei deste tutorial do Indigo:

    http://www2.indigorenderer.com/joomla/forum/viewtopic.php?t=1225

  17. Magnífico, caro amigo!
    Basta um pouco de atenção para concluir os passos do tutorial com perfeição, coisa que se encontra em falta nos adolecentes deste tempo.

  18. Tenho uma simples dúvida, eu imagino que seja: ao adicionar uma Lâmpada do tipo Spot com o atributo “Buf. Shadow”; o Plano que Alpha que abriga as duas texturas exibe sua sombra – quadrada.

    Minha intenção é usar o Spot em conjunto com o “Halo Step” a fim de produzir uma boa cena.

    Aguardo ansiosamente uma resposta…
    Até mais e obrigado.

  19. Excelente tutorial, segui tudo conforme foi dito aqui e saiu excelente, estava mesmo querendo aprender como fazer arvores para o cenario. Esta de parabens!

  20. estou um probleminha… coloquei uma árvore na frente e duas atrás dela… e ficou preto na intersecção delas… poderiam me ajudar obrigado..
    e parabéns pelo tutorial..

  21. Tava desesperado atras de um tuto como esse, valeu!!!

    Uma dúvida, consegui fazer todo o tutorial, mas o Plane não ficou totalmente transparente, ele ainda tem um reflexo, é como se a árvore fosse colada em um vidro. O que pode ser isso?

  22. Muito obrigado, era isso mesmo. Diminui o Spec para 0 e funcionou corretamente.

  23. qual site eu encontro fácil texturas prontas (com imagem normal e a preto e branco)???

  24. a grama vc fez no mesmo estilo? ou vc fez em particulas?

  25. Detalhe: a grama também é apenas textura. dã eu nauw tinha visto isso

  26. kkk, boa mesmo, precisava muito disso, valeu!

  27. Muito bom o seu tutorial! Fiz aqui e deu tudo certo!

  28. Simplesmente a ativação do Trashad no plano não funciona…

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