Material de Carro – Parte 3

Como já disse, nessa 3ª e última parte vamos configurar um ultimo material e fazer os ajustes finais. Primeiro vamos adicionar um novo material, volte para o Nodes Editor e adicione (Add>Imput>Material). Agora clique em Add New e volte para o painel Material buttons. Nesse material precisamos somente modificar as opções na aba Shaders. Deixe as opções como na imagem:

Pronto, tudo concluído com esse material! Agora vamos voltar ao Nodes Editor e na saida daquela velha janela Mix onde nós decidimos a cor do material vamos ligar a opção Color no Color do 1º Material

Adicione uma janela Mix (Add>Color>Mix) e vamos mudar de Mix para Add e o Fac 0.35.

Nessa janela ligue a opção Color do primeiro material na opção Color superior da janela Mix (agora mudou para Add já que mudamos as opções). Agora ligue a opção Color do segundo material no Color inferior do Add.

Adicione uma nova janela Mix (Add>Color>Mix) e mude de Mix para Add, mas dessa vez deixe o Fac em 1.00. Ligue o Color do Mix antigo (agora Add) no Color superior do novo Mix e o Color do ultimo material que criamos no Color inferior dessa janela:

Agora basta adicionar um Output (Add>Output>Output) e ligue o Color do último Mix (Add) no Color do Output.

Pronto, nosso material está feito! Confira se seu Material Nodes está dessa forma:

Tudo certo? Então você já pode utilizar o material! Lembre-se de que você pode alterar as configurações de acordo com o que você precisa

Não esqueça de ativar a opção Do Composite no painel Scene (F10). Você encontra essa opção na aba Anim. Se você não ativar, o Blender não considerará sua edição com o Nodes no render.

Deixo aqui um render teste que eu fiz com o material!

Espero que este tutorial tenha sido útil para todos!

Este tutorial foi baseado no arquivo com material de carro feito pelo artista Matt Ebb disponível para download nessa página do blender.org.


12 Respostas to “Material de Carro – Parte 3”

  1. Excelente tutorial! Muito bom mesmo! 😉

  2. Otimo parabens.
    conhecia muitas pessoas que nao sabiam como fazer materia de carro no Blender Brasil, sinta-se honrado pois solucionou o problema de muitas pessoas inclusive o meu.

    Obrigado

  3. Kara fiz td certinho fiz todas as ligações, no output a cor fika com a que eu escolhi td certo…mas na janela preview fika preto o material..Não fika vermelho que foi a cor que eu escolhi, que pode ter acontecido….!?
    se poder me responder eu te agadeço desde jah…..
    Pq eu sou iniciante nisso ainda e não manjo nada ahuuhauhahua..
    Então se poder me ajudar eu agradeço..
    vlwssss aeww…tutorial tah mto bem explicado eu que sou burrinho msm huaahuhauhua..
    vlwssss

  4. Olá Fabio.

    Não sei o que pode ter ocorrido. Mande um Print Screen para ver se conseguimos achar o erro! 😉

    Abraços!

  5. muito bom. Adorei o tutorial

  6. gostaria de saber, se voce poderia colocar um tuto de uma modelagem de um carro utilizando blueprint…

  7. Oi.
    eu denovo.
    Eh que meu objeto não esta brilhando e refletindo tanto quanto o seu.
    Por um acaso vc usou iluminação com V-RAY ?
    ou eu devo aumentar algum comando no painel “Shading” ?
    valew de novo!

  8. Valew mesmo, esse tutorial salvou meu dia.Estou modelando um new civic e precisava exatamente disto para fazer a pintura dele….Obrigado continue assim….

  9. ola o tutu esta muito bom mas quando faço render da-me erro e diz
    “no render output node in scene”
    alguma ideia?
    obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: