Making of Jaguar MK2 – Português

Esta é a versão em português (versão traduzida) do Making of Jaguar MK2 de Pawel Cislo.

Imagem Final

Clique para ampliar

Este é uma breve análise do processo de criação de um modelo detalhado de um carro. Eu já havia modelado alguns carros antes (dois no Lightwave e um no Blender), mas este foi o eu projeto mais ambicioso. Primeiro, eu queria que ele fosse o mais detalhado e real possível. Segundo, o modelo deste carro, em particular, é bastante desafiador: único, com formas complexas, e bem detalhado (os raios da roda, o mascote do Jaguar…). O que quer dizer, modelagem, modelagem, modelagem e mais modelagem.

brick.png Modelagem

Blueprints

Primeiro eu busquei algumas blueprints (imagens de referência) de boa qualidade (the-blueprints.com é, provavelmente, o maior site com blueprints de alta qualidade). Você pode ver como adicionar imagens de referência no Blender neste tutorial.

Extrusão, subdivisão e ajustes!

Minha técnica para modelagem de carros é baseada principalmente em extrusão, posicionado vértices e arestas de acordo com as linhas da blueprint, aplicado extrude, unindo, subdividindo, etc. Eu tento fazer a forma o mais simples possível, porque o subsurf (level 2) é aplicado mais tarde, mas com complexidade suficiente para não perder nenhum detalhe. Claro que eu modelei apenas metade do carro (o lado esquerdo) e juntei as duas metades depois. A parte de fora do carro é totalmente simétrica, exceto a porta de entrado do tanque de combustível, então primeiro eu tiver que fazer uma cópia sem a porta (para o lado direito) para então trabalhar no lado esquerdo.

Em todos as vezes eu comecei modelando a borda do capô (como mostra a imagem abaixo), simplesmente porque foi assim que aprendi no primeiro tutorial de modelagem de carro que segui. Parece que é uma boa idéia começar pela parte de frente, já que não tem tantos detalhes. Eu criei um plano, deletei duas de suas vértices, então fiquei com uma linha reta (uma aresta e dois vértices). Este foi meu ponto de partida.  Então eu alinhei com a blueprint, adicionei alguns vértices e, consultando a blueprint em todas as visões, criei minha primeira forma. Eu liguei o subsurf logo no inicio para ter uma previsão do que seria o modelo final.

Depois de terminar uma parte, o capô por exemplo, eu comecei a modelar as partes próximas. Então eu copiei a borda, separei ela em um novo objeto, movi um pouco para fazer um pequeno desnível, e então em pude começar a próxima parte, como o paralama. Também adicionei um edgeloop em cada borda de cada parte para deixá-las mais precisas e seguir as partes próximas. Então eu apliquei em extrude em cada borda de cada parte para o interior para dar espessura de metal e torná-la mais realistas.

Então foi basicamente este processo: aplicar extrusão as bordas ou vértices, ajustar de acordo com a blueprint em todas as visões, criar faces e duplicar e separar as bordas pra começar a próxima parte. Eu usei o mesmo método para o carro todo: o capô, o paralama, as portas, a borda do radiador, os pára-choques, mas fazendo também outros ajustes necessários. E então mais ajustes, adicionando edgeloops, deletante edgeloops e reorganizando faces e arestas.

A parte mais complicada foi em volta do farol dianteiro, principalmente entre o farol e o radiador. Levei muitas horas para conseguir fazer esta parte, subdividindo, apagando, rodando arestas, até que cheguei em um bom resultado, mas não ficou perfeito. A parte indicada pelo primeiro circulo amarelo acima (da direita para esquerda) foi bastante complicada, pois faz parte da mesma malha das demais partes e foi difícil conseguir uma boa forma sem danificar as partes em volta. Eu procurei evitar faces triangulares na malha, mas foi difícil com todos os formato complexos.

Fazendo os Buracos

Outra parte difícil foram os furos para os faróis. Nunca uso boolean em malhas complexas, já que sempre estraga o objeto. Eu apenas deletei algumas faces, adicionei edgeloops, deixando com uma forma que, mais para frete, ficará um belo circulo ao aplicar o subsurf (eu usei uma curva Bezier Circle para referência).

O Mascote

Para modelar a grade do radiador, o mascote do Jaguar, os trincos das portas etc.,  eu comecei com um cubo, dando extrusão nas áreas desejadas. Os espelhos foram modelados a partir de um cilindro.

Claro que a parte mais ‘desafiadora’ foi o mascote. Eu comecei com um cubo, então subdividi ele, fiz estrusões, movi vértices etc. etc., depois de dois dias estava criado um jaguar😉. Eu modelei apenas metade dele, espelhando para formar o outro lado.

O Interior

Assim como para o exterior, eu utilizei os mesmo métodos para o interior, mas eu diz principalmente em low-poly – exceto o volante e o teto. Meu objetivo era ter a parte de fora do carro para renderizar, então o interior não parece tão vazio nos renders. Evidentemente, eu apliquei Set Smooth. I

Eu tive um pouco de dificuldade para modelar o estofo – eem particular o estofamento do teto e ao redor das janelas. Então eu fiz várias cópias dos edgeloops do teto para criar uma camada de estofamento na parte de dentro. Essa foi uma das partes menos gratificantes, pois o resultado não ficou visível, mas que tinha que ser feita.

Os Raios das Rodas

Então eu comecei a modelagem das rodas. Os pneus foram fáceis, mas eu tinha que modelar os raios da roda, que são muito confusos nos antigos jaguares. Existem duas camadas para os raios, cada uma com  dois raios orientados em direções opostas.

Clique para ampliar

color_wheel.png Materials

Para o corpo do carro e as partes cromadas eu usei alguns materiais disponíveis na Sonix Car Material Library (baixe aqui), usando os materiais car paint 3 e chrome 2 ajustando ele um pouco.

O que eu tive que fazer do zero foi o material do vidro dos faróis dianteiros, e a parte de dentro dele junto com a lâmpada, assim como as luzes de sinais e os faróis traseiros. Para os dianteiros eu usei um material com transparência e apliquei um normal map (veja um tutorial aqui) para criar um relevo com linhas verticais. Para fazer isso eu usei uma textura procedural Wood. As configurações estão abaixo.

Eu também usei a textura Wood para os faróis de sinais. Para a parte de dentro  foi usado um material bastante reflexivo com uma imagem aplicada para simular um ambiente. As imagens abaixo mostram um pouco as configurações.

Click to enlarge

lightbulb.png Iluminação e Render

Eu fiz vários renders diferentes do Jaguar, com pequenas mudanças nas configurações, mas eu vou falar das configurações da imagem vista no inicio do making of (de cor creme). Eu usei o Approximate Ambient Occlusion. (AAA). Apesar de não seu muito fotorealístico, o AAA deixa o render com um bom visual, além de ser mais rápido que o Ambient Occlusion (AO) normal. Eu me tornei fã deste novo método de AO quando foi introduzido no Blender 2.46, especialmente para mostrar meu trabalhos. Eu sempre uso uma luz extra, geralmente bastante fraca para disfarçar as marcas do Approximate AO. Para esta cena eu usei uma lâmpada Sun com intensidade 0.05.

No render na galeria do BlenderArtists (clique-me! (o carro vermelho)) eu usei apenas a opção Plain para o AO sem nenhum fundo. Ma a versão ‘creme’, eu usei um angular map (aquelas imagens em forma de esfera) para os reflexos – um pôr-do-sol na cidade – que deixou o flexo dourado e brilhoso, principalmente nas partes metálicas. Para o fundo eu usei um plano com a opção “only shadow” ativada nas configurações da aba Shaders. Usei novamente Plain para o AO, com Correction 1.0, já que valores menores criam muitas sombras. Como você pode cer na imagem abaixo, a câmera está na posição padrão e eu acabei movendo a cena toda ao invés dela.

Depois de renderizar, eu salvei a imagem junto com o Alpha Channel, porque eu só precisa do fundo para os reflexos. No Gimp eu adicionei um fundo degradê, onde eu também fiz alguns retoques com curvas etc., para deixar a imagem mais clara e interessante.

Clique para ampliar

Bom, é isso! Espero que tenha ajudado.


12 Respostas to “Making of Jaguar MK2 – Português”

  1. IMPRESSIONANTE!!!! to babando hehehe. parabéns ao artista e ao blog por esta grandiosa referencia inspiradora.,.,.,.,.,.

  2. Muito bom. Boa iniciativa ;D

  3. muuuito bom. Eu já tinha visto esse modelo no blender artists.

  4. I don’t understand Portuguese, but I can tell there are some positive remarks (I know some Spanish🙂.
    Thanks for appreciation!

  5. this tutorial have one version in english!

    just look: http://www.blendernation.com/2008/11/12/tutorial-making-of-jaguar-mk2/

    belo trabalho!
    mt bom mesmo,
    agora quero ver um
    fazer algo parecido!
    ehehehhehehe

    vlew

  6. @joqus
    yeah, I know. I wrote it🙂
    I just wanted to thank for the comments made in Portuguese!

  7. Estou impressionado!
    O novato.

  8. demais isso cara, vc é profissional, tô babando com a riqueza de detalhes, isso me deixou mais animado ainda a trabalhar com o blender q por hora eu ainda naum sei fazer nada :S

  9. I’m sorry I don’t understand Portuguese.

  10. Pawel, everybody said good things about you work! Don’t worry😀

  11. Hello, his work is amazing please how can I found some thing about blueprints for beginer?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: