Making of Grapes – Português

Esta é a versão em português do Making of Grapes de Lucas Veber. O tutorial foi traduzido por mim mesmo.  Portanto, se você encontrar algum erro, pode deixar um aviso nos comentários.

Por que Grapes?

Eu estava bastante inspirado no filme Ratatouille da Pixar quando eu decidi fazer esta imagem.Até então eu nunca tinha feito um render realista com comidas e achei que seria um desafio interessante. Além disso, a nova função de Subsurface Scattering (SSS) era nova no Blender e eu estava ansioso para testar!

Neste making of eu tentarei explicar como eu produzi esta cena. Os detalhes foram pulados já que o foco ficou nas funções principais. Espero que todos gostem!

Como vocês podem ver, a modelagem é uma parte bastante simples desta cena : um plano para o chão e algumas esferas para as uvas.

Por uma questão de realismo, cada esfera tem um formato diferente, feitas utilizando escala ou editando manualmente usando Proportional Sphere Fallof:

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Isso foi importante para evitar que uma esfera entrasse na outra. (feito sem utilização de scripts), como mostra a imagem abaixo:

Eu prestei atenção na gravidade, fazendo com que alguma esferas encostassem no chão. Por outro lado, não ficou muito realista – as uvas parecem flutuar.

Para modelar o caule, eu utilizei uma curva para gerar o formato do objeto e converti em malha (Alt+C). Depois modelei alguns detalhes.

Por ultimo, eu utilizei o recurso lattice (aprenda a utilizá-lo com este tutorial) para ajustar a forma dos objetos.

A criação de materiais foi a maior parte da cena.

Eu observei alguma frutas de verdade e fiz uma busca no Google. Eu encontrei duas configurações para materiais que foram os truques da cena:

Um material reflexivo, com SSS (porque quando você coloca uma luz atrás das uvas você pode ver uma luz suave passando por elas e as deixa com tons vermelhos). O efeito de Fresnel (que deixa apenas as bordas do objeto reflexivas) eu configurei com um valor alto (2.2) para parecer mais realista.

E em cima deste material, um outro material, sem reflexões nem specular para deixar as uva suaves e ‘sujas’.

Material reflexivo:

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Fazer com que a reflexão fosse desfocada (opção Gloss inferior a 1) daria mais realismo a cena, porém o render seria mais lento.

Material de ‘sujeira’:

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Este material é feito de 2 texturas. A primeira textura: Clouds – Noise Depth: 6. O resultado é este:

A opção Nor está ativada para criar efeito de relevo e a Alpha para deixar algumas áreas transparentes (onde os pixels estão pretos). Desta forma, o material reflexivo fica visível em baixo da sujeira. Consequentemente, o valou do Alpha deste material é 0.

A segunda textra: Stucci.

Os gradientes dos materiais são muito uteis para ajudar neste efeito. Usando a opção Normal fica mais fácil de criar materiais, como de seda por exemplo.

Eu conectei os 2 materiais com o Nodes Editor usando apenas uma janela Mix.

Clique na imagem para ampliar

(Eu fiz basicamente a mesma coisa com as uvas verdes).

Utilizei uma textura simples no chão pra enfatizar as uvas. Então quando você olha para a imagem não presta atenção no chão, mas sim nas frutas. Escolhi uma cor vermelha porque lembra vinha, luxo. E também combina com uvas.

A iluminação não é complexa. Uma lampada Area, no lado direito da figura (com 10 samples para criar sombras suaves), junto com AO (Ambient Occlusion) com 13 samples. Sim, não foi tão demorado configurar.

Nada particular para dizer sobre a renderização, mas sim sobre a edição com Nodes Editor. Escolher um ponto de foco foi importante nesta cena, então eu usei o Defocus do Nodes. Uma configuração prévia da câmera:

A configuraçao do Nodes. A janela RBG Curver foi para deixar a cena mais clara. E o Defocus, para desfocar.

Fim!

Se você tiver alguma duvida sinta-se a vontade para entrar em contato comigo: lucky3d1 [arroba] gmail [ponto] com.

Está foi a evolução da imagem:

Obrigado ao Lucas pelo excelente making of! Espero que todos tenham gostado!


4 Respostas to “Making of Grapes – Português”

  1. muito boa a cena.
    valeu por compartilhar o conhecimento!!

  2. Muito bom!!

  3. Muito bom mesmo. Sou iniciante no Blender e tenho muitas dúvidas; esses tutoriais têm ajudado bastante.

  4. Oi, sou novato no Blender.

    É impressionante o que se pode fazer com o uso do Blender. Ótimo tutorial. Parabéns.

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