Making of Chevrolet Camaro Concept

Veja agora o making of de uma ótima cena feita com o Blender, Chevrolet Camaro Concept do brasileiro Bruno Okano. A imagem está esposta na galeria oficial do Blender.

13_camaro_final_b2.png

information1.png Introdução

Este é um trabalho feito no fim de 2006, consiste na modelagem do carro conceito Camaro do mesmo ano. Como esse é apenas um carro conceito e o trabalho foi feito logo após o carro ser exibido no salão de Detroit, não havia blueprints do carro em nenhum site. Para modelar o Camaro tive que desenhar os blueprints da frente e traseira do carro, para lateral foi utilizado uma foto.

01_camaro_wire2.png
Clique na imagem para ampliar

brick.png Modelagem

A modelagem da carroceria desse carro pode ser dividia em duas etapas. Na primeira etapa foi feito um modelo simples, sem detalhes, apenas para acertar a proporção geral e posição de alguns cortes que precisavam coincidir com portas pra depois separá-los em objetos diferentes.

02_camaro_modelagem2.png
Clique na imagem para ampliar

Nessa etapa a modelagem foi iniciada pelo pára-lama, depois os polígonos foram extrudados para fazer o capô e a frente do carro. Na frente foram feitos os “buracos” aonde ficam as grades e os faróis. Feito isso, foram modelados laterais, teto e traseira do carro. Clique aqui e veja um gif da evolução da modelagem.

03_camaro_modelagem2.jpg

Na segunda etapa a carroceria foi mais detalhada, a portas e capô foram separados, foram feitas aberturas para entrada de ar e faróis, os cantos ficaram mais definidos. Com a carroceria pronta foram modelados os faróis, grades, tampa do tanque do combustível, pneus, rodas, etc.

04_camaro_modelagem2.png

Carroceria finalizada:

05_camaro_modelagem2.jpg
Clique na imagem para ampliar

color_wheel.png Materiais

Em alguns dos materiais foi utilizado os Nodes Editor, na pintura do carro foi usado para que apenas as superfícies quase paralelas a visão ficassem reflexivas, enquanto no asfalto foi usado para misturar as diferentes texturas procedurais que compõe o material.

Material Nodes do Carro:

06_camaro_materiais2.png
Clique na imagem para ampliar

Material Nodes do Asfalto:

07_camaro_materiais2.png
Clique na imagem para ampliar

lightbulb.png Iluminação

A iluminação da cena é feita por um domo de spots, no total são mais de noventa lâmpadas direcionadas ao centro da cena. O domo gera uma iluminação uniforme e difusa com as sombras mais suaves como em um dia nublado.

08_camaro_iluminacao2.png
Clique na imagem para ampliar

Reflexões e Background

Nesse trabalho foi utilizado uma imagem para reflexão e outra para compor o funda da cena.

09_camaro_refl2.png
Clique na imagem para ampliar

A maior dificuldade disso foi não deixar que o trabalho final ficasse muito artificial por incompatibilidade das duas imagens. Para evitar uma divergência muito grande entre reflexo e fundo foram feitos diversos testes com diferentes imagens HDR e fotos.

10_camaro_reflec2.png
Clique na imagem para ampliar

Teste de Backgounds:

11_camaro_back2.png
Clique na imagem para ampliar

E com isso temos a cena finalizada:

13_camaro_final_b2.png
Clique na imagem para ampliar

Mesh do Carro:

12_camaro_final_b2.png
Clique na imagem para ampliar

Espero que todos tenham gostado! Em breve teremos novos Making of de diversas imagens! Agradeço o Bruno Okano pela produção do Making of.


14 Respostas to “Making of Chevrolet Camaro Concept”

  1. […] Para ver o tutorial visite esta página em nosso Blog. […]

  2. Simplesmente violento…

  3. nussa …. muito loko.
    bem feito d+ da conta.
    boa galera fizeram um post legal ;D

  4. sensacional
    parabéns…
    adorei ficou super legal, e muito real…
    surpreendente..
    olha tem muita gente aki na minha cidade que naum acredita que o blender pode fazer tudo isso hehehe…

  5. Muito bom mesmo!! Parabéns ao bruno e sucesso. Muito impressionante!!!

  6. The image is more real… Congratulation for this Brazilian… The tutorial is more intereting, congratulations Blender Total’s team…

  7. cara ficou muito logo parabens vc merece…show de bola ou melhor show de 3d……

  8. muito foda mesmo, como consigo chegar nesse nível amigo?

  9. kara ficou muito massa posta uns tutos ai

  10. congratulation , man that´s amazing
    how can i make a picture like you guys? do you have some “tutorials”to give me
    i wanna learn more about that program please i need learn.
    thanks for all bye.

  11. muito loko cara…………..
    10 esse é d +….
    parabéns….
    é um talento nato…….

  12. Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
    Sou novato no mundo 3d e já pesquisei vários sites para conseguir um passo-a-passo de como utilizar o blender (linux) e não consegui muita coisa, gostaria muito de poder desenhar um protótipo que tenho já a alguns anos comigo, venho o aperfeiçoando aos poucos, mas não consegui ainda modelá-lo em 3d.
    Alguém poderia me fornecer algum material para que eu pudesse aprender e aos poucos executar esta árdua tarefa?
    Meu muito obrigado.

  13. the best the best..
    esse carro é d+..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: