Como concluir um projeto?

Projetos, projetos e mais projetos, você ja deve ter notado que em nosso meio temos uma carência muito grande de produções e trabalhos conclúidos, embora sempre tenhamos cada vez mais e mais projetos de jogos e animações se inciando pelos fóruns e comunidades. Mas porque será que muito destes sucumbem pelo caminho? Porque a maioria nunca consegue chegar a um ponto estável?

Talvez a solução para tantas frustrações seja mais simples do que pareça, então que tal analisarmos alguns pontos para um bom desenvolvimento?

Na verdade este artigo não será direcionado exatamente ao Blender e sim uma referência geral sobre algumas etapas que se deve tomar para uma produção ser concluída, bom, pelo menos essa é a meta. Enfim, vamos começar analisando as principais causas para uma produção ser bem sucedida:

Responsabilidade e Compromisso

É indispensável e crucial, antes mesmo que comece a escrever uma simples linha tenha em mente que se você não tiver responsabilidade suficiênte para arcar com prazos e objetivos estabelecidos, o projeto nunca, repito, nunca, sairá do papel.

Planejamento Real

Ninguém é tão poderoso para fazer o ‘perfeito’, sempre haverá as decepções, então projete algo dentro das suas possibilidades e encare a realidade, pois a maioria dos projetos nunca andam pra frente porque são ambiciosos demais para quem teve a ideia.

Produção em Etapas

Quando um trabalho é concluído,  os devidos produtores tiveram que passar por uma cadeia sequenciada de etapas para poder obter um produto finalizado, sejam grandes produtoras de animações como Pixar, DreanWorks, BlueSky… Ou meros amadores do mundo da computação gráfico que realizam essa façanha de finalizar um projeto, ou seja, seguindo uma ordem lógica de etapas, facilmente se chega ao sucesso.

Tendo responsabilidade e uma meta real a conquistar, planeje sua produção de modo que possa seguir estágios na produção, crie prazos e limites para tudo e corra a traz, comece com a escrituração do projeto e só depois inicie a parte de desenvolvimento e criação, por seguinte os ajustes e finalizações, não especule de seu projeto muito nas comunidades antes de ter algum conteúdo real, nossa dica é que deixe para divulgar quando realmente tiver material para divulgar.

Existem várias ordem de etapas, cada produtor utiliza as que lhe couber melhor, porem basicamente todas se enquadram nos pontos de Escrituração, Produção e Finalização, em breve estaremos postando mais alguns artigos sobre os termos técnicos utilizados em cada uma destes estágios.

Não se esqueça, tenha sempre os pés no chão e primeiramente inicie suas produções focando em algo pequeno, melhor um curta de 1 minuto concluído do que um loga revolucionário de 3 horas que nunca sairá do papel.

Caleb Fernandes

Anúncios

~ por Caleb Fernandes em 4 de novembro de 2011.

4 Respostas to “Como concluir um projeto?”

  1. Cara que bom!!! Foi aqui que eu começei a aprender várias coisas novas voltem mesmo este site é organizado muito bonito vlw ficarei antenado.

  2. muito bom post Caleb!! ansioso pelos proximos!!

  3. Muito bom esse post, espero que as pessoas consigam entender isso e consigam fazer com que os projetos saiam do papel… isso incluindo eu mesmo LOL

  4. […] pelo fato de que uma grande parcela de projetos iniciados jamais são concluídos, até já existe um post aqui no blog mesmo sobre isso, com base nessas repetitivas falhas de usuários foi escrito este […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: