Do Blender para o After Effects

O After Effects, da Adobe, é um dos melhores e mais usados editores de vídeo. Ele oferece infinitas possibilidades para edição e criação de vídeo e é uma ferramenta bastante útil para quem faz animações e precisa editá-las. Para nós que usamos Blender, esta é uma dica muito boa, um script que exporta informações de animações feitas do Blender para o After Effects. É possível exportar a animação de câmeras e objetos. O processo é bastante simples como ensina este vídeo tutorial.

Para exportar a animação da câmera (na verdade, a animação de um objeto a sua escolha também será exportada) é utilizado o script 01_Blender2AE_newComp. Neste caso, é necessário que a câmera esteja sendo controlada por um Empty, mas podemos usar o script 99_Blender2AE_newCompNoPOI, que não necessita do Empty. Basta carregar o scrip, selecionar a câmera (que será chamada de BlendCamera no AE) e um objeto, que será um objeto nulo (Null). Se nenhum objeto for selecionado o Null será criado sem nenhuma animação. Feito isso, executamos o script (Alt+P) e salvamos (um arquivo .jsx).

No After Effects o processo também é simples. Vamos em File > Scripts > Run Script File e abrimos o script salvo anteriormente. Se abrirmos o arquivo será criada uma nova composição com uma câmera e um objeto nulo, referentes aos selecionado no Blender. As dimensões da composição serão as mesmas definidas no Blender.

Para exportar a animação de um outro objeto da cena criada no Blender é utilizado o scrip 02_Blender2AE_addObject, que não cria uma nova composição, apenas outro Null na composição já existente. Com o objeto selecionado é só executar o script, salvar o arquivo e abrir no After Effects como no caso anterior.

Os scripts podem ser baixados na página do vídeo tutorial citado acima (link direto para download). É um arquivo compactado que contém as versões antigas e novas dos script.

Fonte: BlenderNation
Anúncios

~ por tatasoka em 24 de novembro de 2009.

4 Respostas to “Do Blender para o After Effects”

  1. nossa… muito boa essa dica.
    pra quem curte after tem um site bem bacana em portugues http://www.pixelsrender.com.br

  2. muito boa a dica ,mas mesmo dizendo q é bem simple , a interface do programa ñ parece ser muito convidativa :\ vlw pela informação ..

  3. Valeu pela dica, e também agradeço quem indicou o site acima sobre After.

  4. Saudações povo do blender,
    Puts, esse tutorial do blender e after é extremamente avançado. Agora convenhamos; esse cara aí é muito fera né pow? fala serio heheheh, bem trabalhoso o tutorial, digo partindo das telas, mas muito bom, alias, dicas em video como essas nao se ver porai assim né mesmo? só mesmo o BT pra mostrar pra galera antenada, valeu pessoal e parabéns pelo blog!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: