Teste mostra que Blender 2.5 é mais rápido no render

O lançamento do Blender 2.5 está cada vez mais próximo (ufa!) e você deve saber que é possível baixar diversas versões de teste no GraphicAll.org. Se você ainda não baixou deve baixar, muita coisa está mudando nesta nova versão. De cara, a maior mudança que vamos perceber é em relação a interface, que está com nova organização e com um aspecto muito melhor.

Mas o Blender 2.5 também promete melhor desempenho. Virgilio Vasconcelos comparou a velocidade de renderização da versão 2.5 com a do Blender 2.49b, usando o arquivo do Blender Render Benchmark ( site com estatísticas do tempo de render em cada configuração de computador). O resultado foi bastante animador: enquanto a versão 2.49b levou pouco mais de 1 minuto para finalizar o render, a 2.5 levou apenas 25 segundos, ou seja, mais que o dobro de velocidade.

No vídeo abaixo é possível ver o teste.

Fiquei curioso e também realizei um teste aqui (com a mesma cena do Blender Render Benchmark). O resultado também foi bastante notável: no Blender 2.49b o render durou 53 segundos, e com o 2.5 ocorreu o mesmo que no teste do Virgilio, demorou 25 segundos. Veja abaixo uma imagem para ilustrar os resultados.

2.49b_2.50

Como você pode ver na imagem acima, o primeiro teste foi feito em um computador com Core 2 Duo 2.53 GHz e Ubuntu 9.04 (64 bits) e utilizou 2 threads no render. No meu caso, o teste foi feito em uma máquina com Core 2 Quad 2.40 GHz e Windows 7 (32 bits) utilizando 4 threads.

Quer testar também? Vá até o GraphicAll.org e baixe a versão para seu sistema operacional.

~ por tatasoka em 20 de outubro de 2009.

2 Respostas to “Teste mostra que Blender 2.5 é mais rápido no render”

  1. Eu já havia feito um teste com essa build há umas 2 semanas. Usei esse arquivo: http://www.blenderguru.com/free-mazda-rx-8-model/ .

    No Blender 2.49 ele levou 2minutos e meio para renderizar 1 frame. A build do 2.5 levou 55 segundos. Realmente, o negócio tá ficando bom.

  2. um dia destes eu fiz um teste, achei muito bom e rápido o render do 2.5.2, só não gostei muito da aparência, pois sou acostumado com o render do 2.49.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: