Simulação de Fogo Realista

Softwares como o Houdini são capazes de produzir efeitos e simulações físicas com extremo realismo, cobrando bastante de seu computador. Para realizar tranquilamente algumas tarefas com o Houdini, como simulações de líquidos, recomenda-se 6 GB de memória. Sem falar que a versão completa do software custa mais de 10 mil reais.

OK, vamos falar do Blender porque estes custos estão fora de nossa realidade. Na verdade fiz o comentário sobre o Houdini para mostrar como é difícil comparar 2 softwares. Uma empresa que pode cobrir estes custos dos programas certamente não compraria tal software por causa de quem o produz ou porque tem preconceito com softwares livres. O Blender está ganhando cada vez mais espaço não porque o preconceito com ele está acabando, mas sim porque está cada dia melhor e apesentando recursos necessários para, por exemplo, uma empesa produzir um comercial de qualidade. Então chega a ser meio estranho comparar Houdini com Blender porque são situações diferentes, os programas são desenvolvidos de forma diferente, o público é outro. Não é correto falar “use Blender, ele é grátis e faz tudo que os outros programas fazem”. Não é por aí.

Voltando ao assunto de simulações e efeitos, agora falando do Blender: nunca arrisquei criar fogo com ele, sempre soube que o resultado não seria muito bom. Existem alguns tutoriais para simulação de fogo, a maioria usando partículas, mas nunca gostei do que viria a ser o resultado final. Se você se sente como eu, com vontade de fazer fogo sem machucar ninguém e mesmo assim se divertir, provavelmente vai gostar do que o artista Ben Dansie criou:

Interessante, não? Então veja também esteeste vídeo, inteiramente feitos com Blender.

O artista não usou partículas e nem fluídos, ou seja, não há simulação física, apenas uma ilusão. No caso da imagem acima foram usados 6 objetos com materiais devidamente configurados, que juntos formam o fogo. Utilizando objetos Empty em movimento, juntamente com um modificador Wave, é criado o efeito da animação.

Mas o segredo mesmo o efeito de brilho e cor está no Composite Nodes do Blender. Na imagem abaixo é possível ver o que foi renderizado e o que acontece com cada processo do Nodes.

process

Ainda não temos nenhum tutorial sobre como criar este fogo passo a passo, mas Dansie disponibilizou o arquivo criado por ele neste tópico no BlenderNation. Nesta página também é possível baixar alguns arquivos de simulações com o Blender. Aliás, para criar seu fogo, Ben se baseou em um dos arquivos deste site. Repare que o material é um pouco antigo e os efeitos não são muito reais, mas fazendo algumas mudanças conseguimos um resultado diferente e único como o acima.

~ por tatasoka em 16 de junho de 2009.

5 Respostas to “Simulação de Fogo Realista”

  1. Cara q show.
    Muito bom.

  2. Muito show.
    gostaria de saber pq trava meu pc quando boto pra renderizar huasusa

  3. é pq seu pc dever ter pouca memoria ou o Processador é fraco!

  4. O Fogo ficou sensacional. Se tiver algum tópico de ajuda a iniciantes passe para o tutorial pra gente por favor. Valeew!

  5. No site do Durian Project já está disponivel para download o .blend com fogo do filme🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: