Blender 2.5 – Trabalhe sem Interrupções

Estamos todos ansiosos pelo Blender 2.5 e a cada dia vejo mais novidades e fico mais ansioso ainda. Mas a verdade é que teremos que aguentar mais um pouco até a versão final.

Além da interface, o que vai mudar na próxima versão do Blender é o jeito que trabalhos nele. Um novo vídeo de demonstração feito por Pablo Vazquez destaca o workflow do Blender 2.5.

Repare como é possível realizar diversas tarefas simultaneamente sem parar/pausar nenhuma delas. Ao mesmo tempo que a animação está rodando, podemos mudar as configurações de um material, editar um script e reorganizar a interface sem que a animação seja interrompida.

Isso também vale para o render. É possível, ao mesmo tempo que renderizamos, continuar editando qualquer parâmetro no Blender. Atualmente é necessário esperar o render acabar ou cancela-lo para fazer alguma mudança na sua cena, existindo apenas uma excesão para quando usamos renderizadores externos, já que neste caso a cena é renderizada fora do Blender.

Isso torna o trabalho com o Blender muito mais rápido e prático, tanto pela mudança na execução das ferramentas quanto na organização da interface.

No Graphicall é possível baixar versões do Blender 2.5 para Windows, Mac e Linux. São versões incompletas e, claro, em desenvolvimento, mas como mostrado no vídeo, já podemos sentir o que será o tão aguardado do Blender 2.5. Vale lembrar que o 2.49 foi a versão final da série 2.4x. É provável que tenhamos uma atualização do 2.49, mas a próxima versão com grandes mudanças será a 2.50, abrindo a série 2.5x e com lançamento previsto para o ano que vem.

~ por tatasoka em 13 de junho de 2009.

8 Respostas to “Blender 2.5 – Trabalhe sem Interrupções”

  1. Incrível, muita coisa boa tá prometendo a nova versão, e só agora,vendo o video é que caiu a ficha. O modo como trabalhamos atualmente no blender vai mudar radicalmente, e pra melhor! Pior agora é aguentar a ansiedade…abraço.

  2. Estou ansioso por essa nova versão…
    tem bastante coisa diferente…
    e melhor…
    eu vi que o tempo de render foi bem reduzido para AO…
    e o visual está espetacular…

  3. quando começarmos a usar eh q vamos gostar msm
    a partir desta ja da pra usar o subsurf na GE do blender neh?
    ou eh na 2.49? de qlqr jeito vou baixar agora a 2.49 e tou ansioso pra baixar essa 2.5

  4. Só um detalhe, eu baixei esta versão de demonstração, e ela consome mais que o dobro da memória que o Blender 2.4x usava. A justificativa pra isso, é que as tarefas separadas que estão rolando, com excessão da Janela 3D em si, tem o seu pipeline e execução gerados em tempo real. Só ficou uma dúvida que não consegui tirar ainda, um render que está rolando, e mexemos na janela 3D, será que ela vai alterar o render em tempo real também ? (isso pode causar descambos).
    No entanto, também estou ansioso e curioso para a nova versão…

    • Também reparei nisso, mas é provável que o consumo de memória seja aprimorado mais para frente.
      O criador do vídeo destacou que a demonstração foi feita em um notebook com processador de 1.5ghz e, mesmo com captura de tela, o Blender rodou muito bem!
      E sobre a questão do render, seria interessante se pudessemos escolher se queremos update em tempo real ou não.

  5. Realmente a versão 2.5 é a mais aguardada pela comunidade em geral.
    Até sonhar com isso eu já sonhei 🙂
    No meu sonho chegava em minha casa um carteiro que me entregava uma caixa preta com a frase “Blender 2.5 Updated”. Eu abria a caixa e o logo do Blender 2.5 aparecia na tela do meu computador (rs).
    Acho que estou ficando louco?
    O caso é sério pessoal? =)

  6. Nunca fui muito fan do Blender…
    Mas com certeza, agora depois de ferramentas assim, estou pronto para migrar. Essa coisa tá linda d+.
    Não vejo a hora. Blender 2.5 na veia!

Deixe um comentário

 
