Modelando um Pato

Modelagem orgânica é um tanto complicada. Classificamos pessoas, animais, plantas etc como modelagens orgânicas, diferente de móveis, carros, objetos, que são modelagens mecânicas.
Criar personagens é uma tarefa que exige bastante prática e é o que as pessoas mais querem fazer. Um bom personagem possui certa estrutura, uma organização dos vértices que deixam a malha “limpa”, sem erros e problemas, principalmente para ser usado em animações. Os Edge Loops por exemplo, são de extrema importancia para que não surjam problemas durante a animação.
O artista argentino Guillermo Nasif publicou um tutorial de como criar um pato. Na verdade, ele mostra o processo que usou para criar seu personagem, com dicas e técnicas bastante interessantes.

pato

É necessário um conhecimento básico de Blender para se entender o que está acontecendo. Mas a modelagem é simples e, apesar de ser em espanhol, é extremamente fácil seguir o tutorial. Além do tutorial, encontrado neste post do Blog de Guillermo, o arquivo acompanha o modelo final do personagem para download.
E outra dica para quem quer aprofundar seus conhecimentos em modelagem com o Blender é o livro ‘Modelando Personagens com o Blender 3D’, de José Fernando Reinicke, um exelente material sobre modelagem orgânica!

[ATUALIZADO] O arquivo não está mais disponível para download, infelizmente. Quem estiver interessado tente entrar em contato como Guillermo Nasif.

Anúncios

~ por tatasoka em 5 de maio de 2009.

5 Respostas to “Modelando um Pato”

  1. Excelentes dicas tatasoka! Obrigado por compartilhar : ]

  2. Que patinho feio! Einh… vou dar uma olhada no tutorial!

    Abraços!

  3. Olá Tatasoka,

    Muito bom o artigo, parabéns!! Gosto e me identifico muito com o trabalho do Guillermo Nasif, …tenho inclusive outros tutoriais de personagens dele em Pdf 😉
    Making Of Ratita e Manual de Modelado con Blender… muito bons!!

    Obrigado pela ótima dica e também pela indicação do livro.
    Sorte e Sucesso!!

    Do Amigo
    Reinicke

  4. Tatasoka, o documento foi apagado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: