Yo Frankie!

O Yo Frankie! (fruto do projeto Apricot) foi o primeiro jogo realizado pelo Blender Institute e contou com a ajuda de diversas pessoas para a produção, não só em Amsterdam, mas também online, como é o caso do brasileiro Moraes Junior que animou os personagens para o game. E agora, depois de uma longa espera, foi lançado o Yo Frankie!. Quem comprou o DVD recebeu o jogo já faz um tempo, mas agora está lançado para todos ! Veja neste post alguns comentários sobre o jogo.

O ponto forte deste projeto, como foi dito pelos próprios desenvolvedores, é a fácil edição dos arquivos. Sempre depois de cada Open Project realizado pelo Blender Institute são disponibilizados os arquivos usados na produção, e desta vez são será diferente. Mas este projeto destaca-se dos outros, como dito acima, pela fácil edição dos arquivos.

yofrankie10

No projeto Orange (que originou o Elephants Dreams) os arquivos eram muito complicados de entender, e apenas o pessoal mais experiente consegui editar. E no Apricot (que originou o curta Big Buck Bunny) os arquivos eram pesados demais, tornando complicado o manuseio em computadores mais fracos.

Ou seja, todos que possuem conhecimento básico no Blender podem editar e criar fases facilmente. Com isso é possível expandir seu jogo com as fases que você criar ou até mesmo baixar cenários criados por outros usuários.

Para baixar o jogo visite esta página no site oficial do projeto. A primeira opção é o download de um arquivo compactado (.zip) que contem as versões do jogo para todas as plataformas. Ao abrir o jogo é possível configurar se você quer ou não usar GLSL. Se você não sabe, o GLSL é um modo de renderização em tempo real que exige processamento da GPU, ou seja, é preciso que você tenha uma placa de vídeo atual para suportar o recurso. Confira abaixo então as placas que tem compatibilidade completa com o GLSL:

ATI Radeon 9×00, Xx00, X1×00, HD2×00 e HD3×00 series ou superiores.

NVidia Geforce FX, 6×00, 7×00, 8×00, 9×00 e GTX 2×0 ou superiores.

Se sua placa não está listada acima você poderá jogar mesmo assim. Como foi dito, o jogo possui versão em GLSL e também em visualização normal. A vantagem do GLSL é que com ele é possível obter melhores gráficos (tanto da Game Engine quanto na 3D View do Blender).

E como eu faço para jogar? Se você já baixou é só abrir o arquivo indicado e se divertir. Se você usa Windows, basta descompactar o .zip e entrar na pasta \blender_game_engine\yofrankie-windows. Nela você encontrará um arquivo chamado yofrankie-windows. Ao abrir este arquivo o jogo será iniciado.

Antes de tudo tem uma pequena abertura com um pássaro, personagem que também aparece no Big Buck Bunny. Então será apresentado o menu com 4 opções: Play (para jogar), Option (configurações), Credits (créditos) e Quit (para fechar o jogo).

Antes de começar configure o jogo como quiser entrando em Options:

yo1

Clique na imagem para ampliar.

Cuidado na hora de escolher as opções. Dependendo das configurações do seu computador o jogo pode ficar lento ou até mesmo travar. E saiba se sua placa aceita ou não GLSL para marcar a opção Shader.

Nas opções é possível configurar também as teclas do jogo do Player 1 e Player 2. (Sim, você pode jogar com 2 pessoas ao mesmo tempo!). Por padrão as teclas para controlar o personagem (Frankie) são estas:

Frente: seta para cima.

Trás: seta para baixo.

Esquerda: seta para esquerda.

Direita: seta para direita.

Pular: M.

Jogar (objeto que você capturar na cena): Espaço.

Atacar: N.

Caso você esqueça alguma tecla durante o jogo basta pressionar F1 para consultar os controles dos dois jogadores.

E agora você já pode começar o jogo! Para selecionar a fase existe um cenário intuitivo, simplesmente ande com seu personagem até a placa da fase desejada que o cenário começará a carregar. E então é só jogar…

yo2

Clique na imagem para ampliar.

Vamos ver a diferença de usar GLSL ou não. Abaixo eu usei a primeira fase do jogo como exemplo.

yo32

Clique na imagem para ampliar..

Ainda não passei muito tempo com o Yo Frankie! mas as primeiras impressões foram boas. O jogo possui alguns erros (percebi até agora problemas principalmente com colisão) mas nada de outro mundo. Acredito que o game foi muito bem elaborado com um resultado além do que nós geralmente vimos com jogos feitos com a BGE. O jogo ficou bastante leve aqui no meu computador com todas as opções no máximo (com GLSL). Pelo jeito poucas pessoas terão problemas com desempenho já que é possível diminuir a qualidade.

Os gráficos, claro, não são nada como um Crysis ou outro jogo atual, mas com o GLSL o aspecto fica bem melhor. Aliás, essa foi uma das melhores funções integradas ao Blender 2.48, além de outras novidades vindas com o Apricot. Assim como no outros projetos, o Apricot trouxe melhorias para o Blender, sobretudo na área de games.

Não tenho muito mais o que falar sobre o jogo. Em breve será disponibilizado todo o material do DVD e tutoriais relacionados ao jogo. Nós aqui do Blender Total também faremos tutorial. Então baixe agora mesmo o Yo Frankie! e divirta-se! Eu ainda não descobri como passar da primeira fase, alguém pode providenciar um detonado? Para encerrar o assunto sobre o Yo Frankie! veja um vídeo de demonstração.


E o que podemos esperar para o futuro? O Blender 2.5 claro! É, essa versão já está planejada há muito tempo…e nós aqui esperando. Mas essa espera pode estar para acabar: com o fim dos projetos no Blender Institute Ton Roosendaal terá tempo para trabalhar na versão 2.5. Mas enquanto isso podemos apenas procurar por novidades. Se você quiser ter uma pervisão pequena, bem pequena, do que será o Blender 2.5 pode baixar uma versão de testes. Nela não há nada de muito revelador, mas é possível testar algumas coisas.

E já que se fala tanto na mudança de interface no Blender 2.5 uma nota: os icones serão mudados. Lembram-se do tutorial para trocar os ícones do Blender? O mesmo criador dos ícones continuou o desenvolvimento e aprimorou os desenhos, que agora foram escolhidos para “ilustrar” o Blender 2.5.

O proximo Open Project se chamará Durian. Não será nada parecido com o Big Buck Bunny, com personagens peludos e fofinhos, será de ação! Segundo Ton Roosendaal o objetivo é criar efeitos especiais, explosões…

Para finalizar estou lançando um enquete: Você gostou do Yo Frankie!?

~ por tatasoka em 10 de dezembro de 2008.

5 Respostas to “Yo Frankie!”

  1. […] Editar o Yo Frankie!? Você já jogou o Yo Frankie!? Eu já. Se você ainda não jogou, está esperando o que? Visite esta página no site do projeto […]

  2. […] Leia mais direto na fonte: blendertotal.wordpress.com […]

  3. oia eu ainda n baxei pelo jeito eh meio pesadinho
    vereei se vai valer a pena! o jogo promete
    meu pc eh lixo uma duvida:sera qe roda sen Lg?
    alguem pode me falar

  4. o jogo pesa 110 mega e parece se muito bom , to acabanu de baxa, falta 9 % ^^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: