Tutorial: Modelando uma Casa Cartoon

Tutorial especial para quem está iniciando e quer modelar coisas simples! Com este vídeo tutorial você aprenderá a modelar uma casa no estilo cartoon.

O vídeo trata de assuntos básicos de modelagem, como por exemplo, extrusão, escala etc. No final do vídeo é utilizado o recurso de Lattice para deformar a casa e deixá-la com um aspecto ainda mais cartoon.

Só não reparem o passarinho e sua bela melodia como música de fundo.

Você pode ver o vídeo também no Vimeo em tamanho maior! Espero que todos gostem!

~ por tatasoka em 27 de novembro de 2008.

69 Respostas to “Tutorial: Modelando uma Casa Cartoon”

  1. Muito bom o tutorial. 🙂
    Simples e direto, mostrando um método bem bacana.

  2. Boa Caleb e Tatasoka, to voltando pro blender, quanto tempo perdido. Então Vamos CORRER !!!!!!!!!

  3. Muito legal mesmo!!!

  4. não está aplicando o nome lattice no meu,eu coloco o nome ,aperto aplicar ai o nome some,a mesmo coisa acontece quando eu coloco enter,muito estranho ,eu não consegui colocar o efeito final,minha casa ficou mó normal!AGR!

    • Veja se você digitou o nome correto. Se tiver alguma letra diferente o Blender não aceita, o nome deve ser igual. Talvez você digitou uma letra minúscula quando na verdade era pra ser maiúscula.

  5. Muito show o tutorial. Alias muito bom o site.

  6. Dúvida.

    segui todos os passo mas quando inseri o lattice no modo objetc com todos os ajustes necessários nao obtive o resultado esperado.
    desde já agradeço a atenção

  7. hehehehe Não consegui fazer o corte horizontal na metade da casa como mostra o video aproximadamente aos 2 minutos e 9 segundos do video.

  8. Jonas,

    Para fazer o corte você usa o atalho Ctrl+R.

  9. Tatasoka , desculpa nao ter avisado antes, mas ja havia descobrido, consegui chegar ate a parte das aberturas, hoje a tarde vou continuar o tuto.

  10. para fazer a segunda janela, Shift + D copiei a primeira jamela, R eu apenas rotaciono a janela no sentido horario e anti-horario, não to conseguindo rotacionar para que fique na posição lateral da casa.

    Mas vou continuar tentando, logo pode ser que eu consiga.

  11. Consegui rotacionar , foi preciso girar nos eixos “Z” “X” “y”.
    Bem no final travei no Lattice, criei o Lattice em volta da casa, porem quando movimento os vertices não noto alteração na casa.
    Coloquei o nome em modifiers, Ob: Lattice não deu nada, coloquei Ob:Lattice.001 tambem nao ocorreu nada, verificado o modo de edição esta setado.
    O que notei de diferente entre o que eu fiz com o exemplo do video é que o lattice em torno da casinha possui 3 linhas de vertices na vertical no meu exercicio e no video aparece 3 linhas na horizontal. Pode ser ai o erro.

  12. tutorial perfeito!

    Vlw caleb

  13. Pohha esse site é perfeito cara!Ensina tudo mesmo!
    Fiz a casa intera, toda torta ficou mt manera
    mas como eu faria pra tirar o lattice depois que ela tá pronta sem que eu desfazesse com a invergadura da casa..queria tirar o lattice soh pra num ficar mt coisa na cena msmo, dá?

  14. Bom,faz 1 semana mais ou menos que to tentando fazer essa casinha,mais eu ñ consigo da extrusão,e o meu Blender é um poko diferente do de vc,vc poderia me ajudar?passa a versão ki vc ta usando.

  15. Grande Tatasoka,

    Tem se dedicado bastante rapá! Gostei muito teste tutorial! Usou vários recursos básicos do Blender com bastante qualidade em especial os cortes! O tapa final com Lattice foi apoteótico,rs!

    Parabéns e continue se dedicando. Depois de um longo recesso estou voltando aos poucos ao Blender e espero estar contribuindo com a galera.

  16. parabens, e um tutorial muitissisimo bom!!!!!

  17. Como vc dá o scale daquele jeito? 4:10 para fazer a porta?
    Aqui aperto S mas ele escala o objeto por igual.

  18. lokoooooo
    melhor site de blender em portugues!

  19. muito jóia….parabéns….serei leitor acíduo

  20. sinceramente achei oque eu precisava, um site que mostre, de dicas e tutoriais de blender, acredito que vai me clarear muito as idéias. Muito bom mesmo. Boa sorte pra vcs e continuem assim.

    abraços

    Glauber

  21. Ótimo tutorial, parabéns pelo brilhantismo da idéia, sou novato em blender e a cada vez que entro na internet para pesquisar um pouco vejo a abrangencia do programa.
    Realmente um ótimo tutorial.

  22. muito bom kara esses tuto me ajudarao muito

  23. eu consigui fazer até a parte do subsurf e setsmurf , depois disso nao consigo fazer os outros cortes , eu aperto ctrl + r e nao da nada.

  24. parabens pelo tuto fiko mto bom e com ele to montando uma cidade ajudo bastante e axo q vc podia por + videos so que como fazer predios tambem vlw!!!

  25. Muito bom este tutorial, consegui fazer ele inteiro valeu.

  26. Gostei do blog inteiro. Será muito util para todos nós. Obrigado.
    Agora, por favor, me tire uma dúvida nesse exercício da casa:

    O comando extrusão funciona de duas formas: uma em linha reta e outra em curva. Como faço, ao selecionar a face, para ativar uma e outra para fazer o detalhe das portas e janelas?

    Desde já agradeço.

  27. Tipo eu Faço o passo a passo so que na hora de levantar os vertices para formar o telhado a corpo da casa sobe juntamente com o telhado o que faço??

  28. ja consegui é fuçando (e vendo seus tuto hsuahsuahsuashu) que se aprende

  29. Como Giro A Casa?????????

  30. As linhas de construção do Lattice ficam sempre presentes??? Depois de desenhada a casa, no estilo cartoon, fica feia com esses “arames”.
    Vlw!

  31. mas como entra no modo de edição, por exemplo???????????

  32. Para o pessoal que não consegue o efeito esperado, tente primeiro modificar o Lattice no Modo de Edição (Tab) para depois aplicar o modificador Lattice.

    Espero ter ajudado.

  33. Aliás, muito bom tutorial… =D

  34. É o mesmo problema do Ricardo: após o subsurf e set smoot a casa não pode ser cortada. Mesmo estando no Edit Mode aparece ao tentar cortar: “Error: Unabled to complete action with multires enabled” elogo após: “Error: Ioop crosses itself”. Isso é um problema de mim mesmo ou do programa estar bugado no meu computador??

  35. cara nuito bom o tutorial gostei valeu fera

  36. Cara, meus parabens pelo seu video tutorial.
    Muito claro e com uma quantidade de conhecimentos excepcional!
    Estou começando um blog sobre blender também, só que no momento direcionado para iniciantes.
    http://www.tutorialblender3d.wordpress.com

    Bom, tentei renderizar com a obção “boarder” ativa mas ele dava erro>< "Image too small" o que pode ser?! Ficaria muito bacana a render com esse efeito^^
    Bom, meus parabéns mesmo!
    Entra em contato pelo email trabalhos3d@gmail.com se possível ok?
    Forte abraço!

  37. Dexa cara consegui. era só precionar o “E” ~ UAHSUAHSUAHS
    Vlw

  38. Quando aplico o Lattice no cube a casa sai de dentro do lattice. O que eu faço?

  39. Show de bola esse tutorial Vlw Man

  40. Seu passarinho é igual o meu tem hora que enche o saco hehe zuera
    muito bom o video !!

  41. Show! Muito simples e objetivo, parabéns!

  42. Como vc fez pra mover a setas azul e vermelha? eu não consigo quando eu vou tentar mover acaba movendo objeto todo.

  43. Aew mano, adorei seu tuto… vc explica td direitinho, vlw mermo… Como eu sô novato nisso ainda eu axei isso muito legal, mas axo q com o blender dá pra se fazer muito mais coisas… vc me dizer se dá pra se fazer um game como CS através do Blender?

  44. muito fera amigo…
    muito bem explicado pra galera que esta aprendendo.

    por causa deste site resolvi voltar a renderizar em blender.
    vou ser fiel a este site de agora em diante..rssr

    muito bom mesmo
    tenho que correr pois perdi muito tempo..!

  45. Qual a versão desse blender?

  46. to com um Dúvida
    como selecionar as duas fases do telhado ?
    ja tentei de todos os jeitos e não consigo

  47. Achei muito legal o tutorial, e me ajudou muito, já vi todas suas vídeo-aulas que estavam na 4Shared e adorei também.
    Está de parabéns.

  48. Parabéns pelo blog!

  49. Ótimo tutorial, confesso que eu fiquei apreensivo por você estar usando a versão anterior do blender mas pelo que vi dá para fazer tudo sim. Muito obrigado pelo video, adorei. Muito bem feito tambem, está muito bem explicado.

  50. MTo show esse tutorial nunca fiz nada no blender e nenhum outro programa de edição e ja ta bem legal…

  51. otimo tutorial……….. continuem assim…..

  52. belo site ^^ to aprendendo mexer no blender aki continue postando

Deixe um comentário

 
