Tutorial: Materiais com GLSL

Já testou o novo recurso de GLSL do Blender? O GLSL possibilita melhores gráficos na interface do Blender e também na GE, ou seja, na renderização em tempo real.

Como se trata de renderização em tempo real o GLSL exige processamento da GPU, ou seja, é preciso que você tenha uma placa de vídeo atual para suportar o recurso. Antes de seguir veja se a sua placa é uma das abaixo para evitar frustrações futuras:

ATI Radeon 9×00, Xx00, X1×00, HD2×00 e HD3×00 series ou superiores.

NVidia Geforce FX, 6×00, 7×00, 8×00, 9×00 e GTX 2×0 ou superiores.

Se estiver tudo de acordo você poderá seguir o tutorial abaixo. O tutorial foi feito por Caleb Souza (autor aqui do Blog também), que atualmente está trabalhando em um jogo: o Hubalu. Você pode ver um vídeo de como está ficando o jogo no YouTube.

O tutorial é um vídeo tutorial! Isso mesmo, se você gosta de acompanhar todos os passos do autor do tutorial pode ficar feliz. O vídeo possui cerca de 8 minutos e ensina técnicas para criações de materiais aplicados principalmente na GE do Blender utilizando visualização em GLSL. Veja os assuntos tratados no tutorial:

Mapeamento UV

Criação de materiais com texturas Diffuse, Normal e Specular.

Utilização de Scripts para efeito Bloom na GE.

Animação básica para a GE.

Arquivos

Para seguir o tutorial você precisa de algumas texturas e do script para o efeito Bloom. As texturas serão aplicadas em um cubo para simular uma caixa de metal com relevo e reflexo.

Script:

uniform sampler2D bgl_RenderedTexture;

void main()
{
vec4 sum = vec4(0);
vec2 texcoord = vec2(gl_TexCoord[0]);
int j;
int i;

for( i= -4 ;i < 4; i++) { for (j = -3; j < 3; j++) { sum += texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord + vec2(j, i)*0.004) * 0.15; } } if (texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord).r < 0.3) { gl_FragColor = sum*sum*0.012 + texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord); } else { if (texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord).r < 0.5) { gl_FragColor = sum*sum*0.009 + texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord); } else { gl_FragColor = sum*sum*0.0075 + texture2D(bgl_RenderedTexture, texcoord); } } } [/sourcecode] Se preferir baixe todos os arquivos (incluindo o .blend) nesta página do 4shared.

film_plus Tutorial

Agora sim, chega de enrolação. Você pode assistir o tutorial abaixo ou ir nesta página do Vimeo para ver em tamanho maior.

Caso queira baixar o vídeo para ter salvo em seu computar acesse-o no Vimeo e clique em Download AVI version no canto inferior direito da página.

~ por tatasoka em 23 de novembro de 2008.

17 Respostas to “Tutorial: Materiais com GLSL”

  1. só coloque nas placas da GForce a série 5 tbm, eu tenho essa e funciona o glsl de boa aq
    flw

  2. Olá Juca

    Então, algumas outras placas podem ter sim a compatibilidade necessária, mas isso é um fato isolado o qual depende das configurações e drivers do computador para fornecer este suporte.

    Assim como a sua “5x” funcionou outras tambem podem funcionar, a questão é que oficialmente apartir das “6x” todas funcionam sem exceção.
    🙂

  3. PARABÉNS PRO CALEB OTIMO TUTO !!!

    EU JÁ SABIA OS NEGOCIOS DO NORMAL MAP !!!

    MAS AGORA TBM SEI OS NEGOCISO DE SPECULAR MAP !!!

    !!!!

    PARABENS TBM POR TATASOKA OTIMO BLOG !!!!

  4. Bom dia, Caleb o vídeo também está no youtube, tento baixar pelo link mas está dando erro “permissão negada”

  5. Adelson,

    O link não funciona mesmo. Mas você pode visitar a página no Vimeo que no canto inferior direito tem para baixar:

  6. Cara, muito bacana seu tuto.
    Você não teria um tuto de como criar as texturas?
    Pode ser no Gimp ou Photoshop.
    Seria show de bola!

  7. Apesar de eu pouco entender o que ocorre, bom tuto mesmo, rodo perfeita a caixa negra refletiva… HEHEHE…

  8. “só coloque nas placas da GForce a série 5 tbm, eu tenho essa e funciona o glsl de boa aq
    flw”

    SÉRIE 5 É FX xD, eu tbm tenho uma, misera 5200FX

  9. sim, ta fungando blzinha aqui so q com esse script bloom ai fico muito pesado

  10. Funcionou até certo ponto… quando executo o script bloom. gera um erro no prompt.. 2dfilters – Shader program validation error

    alguem ja passou por isto?

    Abraços

  11. O GLSL aqui deve estar com bug. Ele fica uma caixa preta rodando…
    As vezes apareçe uma pequena cor, vou tentar o YoFrankie! com GLSL pois um jogo meu (Second Life) roda sem problemas, com o GLSL incluso, alguem me ajuda????

  12. Olá, bem, por incrivel que pareça, o projeto Ruinas rodou com reflexos com fps de 40 em uma MX4400 com GLSL ligado, agora, na minha FX5500 isso da um lag dos ******…
    O que poderia ser né?

  13. MatheusMK3, a MX4400 nem tem suporte a GLSL
    então, é meio impossível
    Minha FX5200 também dá muito lag, isso é porque ela é a placa mais fraca a suportar GLSL

  14. […] aqui […]

  15. Para aqueles que abriram o arquivo e se depararam com um cubo preto faça o seguinte, aperte (F6)
    http://tinyurl.com/35v9jot
    E depois em (Image), mude e deixe o caminho correto para cada uma das imagens(Specular,Normal,Diffuse) Clicando sobre o ícone da pastinha
    http://tinyurl.com/3axdzzq

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