Comparação de Renderizadores

A duvida sempre surge, qual o melhor renderizador? Já escrevi uma vez sobre isso aqui e a conclusão é a mesma: o que realmente importa é o artista e não a ferramenta.

Mas o assunto de agora é uma comparação feita por Enrico Cerica entre o Indigo, Yaf(a)Ray e Luxrender, 3 renderizadores famosos por serem capazes de criar cenas com bastante realismo. O resultado foi o seguinte:

Luxrender:

testindigoyafarayluxrender_1

Yaf(a)Ray:

testindigoyafarayluxrender_2

Indigo:

testindigoyafarayluxrender_3

O que dizer? Os renders são idênticos! Você vai encontrar uma diferença aqui, outra ali, pois é impossível conseguir o mesmo resultado. E novamente percebemos que o que realmente importa é a forma que o usuário configura as opções.

Outra comparação, também feita por Enrico Cerica, é o render de uma cena interna. Os renderizadores comparados foram Yaf(a)Ray e Indigo (Enrico ainda não postou a cena com o Luxrender).

testindigoyafarayluxrender2_2 testindigoyafarayluxrender2_3

A primeira imagem foi renderizada com o Yaf(a)Ray e a segunda com o Indigo. Desta vez a diferença é maior, mas é evidente somente a alteração de cor, que também varia dependendo das configurações.

Tirem suas próprias conclusões. Mas lembre-se: todos os renderizadores tem capacidade e funções que possibilitam a criação de excelentes cenas, a diferença é que com alguns é mais fácil e com outros mais dificil, e isso é o usuário que precisa perceber. E outro ponto muito importante: dependendo do caso será necessário um renderizador, e em outro caso outro renderizador.

Opções não faltam, basta o artista saber como usar e quando usar.

~ por tatasoka em 18 de novembro de 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: