2 livros para aprender Blender

Acabo de receber meu segundo livro sobre Blender, o Modelando Personagens com o Blender 3D, de José Fernando Reinicke.

Ainda não li o livro, porque eu recebi agora, mas agora mesmo (uns 25 minutos atrás). Mas só de passar o olho já posso ver que vou aprender muita coisa sobre modelagem orgânica.

O 2º livro que tenho aqui em mãos é o Blender 3D Guia do Usuário, do Allan Brito. Esse eu já tive muito tempo para olhar. Aliás, já tenho ele há um tempão, tanto que ainda é a primeira edição.

Devo muito a esse livro. Quando eu comprei ele eu já sabia bastante coisas sobre o Blender, mas mesmo assim me ajudou muito. Não consigo me esquecer da primeira vez que consegui usar Ambient Occusion na minha cena graças ao livro.

Para você que está começando agora com o Blender e quer pegar pesado nos estudos o Blender 3D Guia do Usuário é a opção perfeita. A edição que eu tenho aqui conta com mais de 430 páginas de excelente conteúdo sobre todo Blender (modelagem, iluminação, renderização (com o renderizador interno e também com o YafRay) animação e mais conteúdos que me ajudaram e muito!

Mas se você já sabe o básico do Blender e quer aprender mais sobre modelagem, a solução é o Modelando Personagens com o Blender 3D. Por ser apenas sobre modelagem o livro possui um número reduzido de páginas, mas não que isso seja um problema. São mais de 260 páginas de, também, excelente conteúdo.

O bacana do livro é que o autor não se limita apenas a um personagem. O livro explica a modelagem de rostos realistas e personagens cartoon, incluindo o corpo. Além disso, seus personagens já saem pronto para animação, com malha organizada e respeitando os Edge Loops.

Parabéns (e obrigado) aos dois autores pelos livros. Assim como me ajudaram, ajudam e ainda ajudarão, tenho certeza que também ajudarão você que está aprendendo Blender.

E se você não ver muitos posts novos aqui no Blog nas próximas semanas a culpa é do livro – estarei muito ocupoado modelando durante os próximos dias😀.

Boa leitura!

~ por tatasoka em 3 de outubro de 2008.

15 Respostas to “2 livros para aprender Blender”

  1. Onde posso comprar um livro desses e quanto custa em média?

    Obrigado

  2. Thiago, você pode comprar os dois direto no site da Editora Novatec. Comprei o Modelando Personagens com o Blender 3D e chegou perfeito aqui.

    http://www.novatec.com.br/livros/blender3d2/

    http://www.novatec.com.br/livros/blender3d/

  3. Comprei ele também, vai chegar daqui uns 5 dias.
    Eu tenho a versão 2 do Guia. Para quem quiser comprar, acho melhor esperar pela 3ª versão, que o Allan Brito irá lançar (ele comentou sobre a 3ª versão no blog dele).

  4. excelentes dicas de livros…. estarei analisando a possibilidade de comprá-los….

  5. Achei muito util,principalmente para quem tem pouca experiência em modelagem!

  6. será que vai sair uma 3ª edição?, pois estou tentando achar o “Blender 3D: Guia do Usuário” e não estou encontrando…

  7. Willian,

    Da uma olhada no site da editora: http://www.novatec.com.br/

    E sobre a 3ª edição, vai sair sim!

  8. Para o pessoal q tb está aguardando a 3ª edição do Guia do Usuário….
    Em contato com o Allan Brito e com a editora Novatec, ambos me informaram que o livro será lançado no fim deste mês de Outubro…

    ficaremos aguardando….

  9. Boa notícia Willian! Vamos segurar um pouco aê pessoal, hehe.

  10. […] Artigo no blog Blender Total sobre “2 livros para aprender Blender.” […]

  11. Ambos são excelentes, Allan Britto sem palavras para falar do cara que é um grande mestre em Blender.
    O mesmo comentário par ao livro Modelando Personagens com Blender do José Fernando Reinicke, que é um mestre na modelagem e ensina muito bem em seu livro a modelar três personagens passo a passo não tem como não aprender.
    Agora vou partir para o livro Animating With Blender, e GameKit sobre a game engine do Blender.
    Vale a pena investir nestes livros indicados. Abraço a todos, Everton Fonseca.

  12. Realmente, dois amigos meus tem o livro do Allan, um eu peguei emprestado e aprendi um monte de coisas… o outro do Reinicke eu baixei um pdf de demosntração (parte do livro online) e peguei altas dicas de como modelar um lábio. Show de bola! Recomendo a leitura dos dois. Vou comprar o de personagens, se parte dele é ótima a obra inteira deve ser excelente! Abraço aos dois e sucesso!

  13. […] para download José Fernando Reinicke, autor do livro sobre modelagem orgânica com Blender “Modelando Personagens com o Blender 3D”, disponibilizou hoje um modelo gratuito de personagem para download, o MeshMan. O modelo foi […]

  14. […] Fernando Reinicke, autor do livro sobre modelagem orgânica com Blender“Modelando Personagens com o Blender 3D”, disponibilizou hoje um modelo gratuito de personagem para download, o MeshMan. O modelo foi […]

  15. Olá, boa tarde! Gostaria de informá-lo que o livro Blender 3D – Guia do Usuário chegou à sua 4ª edição, atualizada para o Blender 2.5. Você pode conhecer a publicação em http://www.novatec.com.br/livros/blender3d4/.
    []s
    Mariana Prates

Deixe uma resposta

 
