Teremos o Blender 2.48

A noticia não é das mais frescas, mas para quem ainda não sabe, teremos mais uma versão do Blender. Já existiam especulações sobre isso, mas agora ficou comprovado que realmente a versão 2.48. O lançamento está planejado para o dia primeiro do mês que vem, como você pode ver nesta página.

Agora, a página Changes Since 2.47 (mudanças desde a versçao 2.47) foi atualizada. A nota sobre a versão 2.48 deixa claro que essa versão não terá  apenas correções de bugs, mas trará algumas novas funções.

As novidades são principalmente para o pessoal poder acompanhar o Yo Frankie!, que necessita de uma versão “especial” do Blender para rodar com todos os recursos. A 2.48 seria então essa versão especial para todos poderem reproduzir e desfrutar no futuro jogo, o que também possibilita a edição dos arquivos da produção.

Porém temos um porém. Como alguns já puderam ver nas versões de testes, a novidade mais interessante é o suporte a GLSL. Essa tecnologia possibilita melhores gráficos na interface do Blender e também na GE. Mas não basta apenas o Blender suportar o GLSL, sua placa de vídeo precisa ter suporte também. Se sua placa não é das mais antigas, provavelmente ela terá suporte. Veja abaixo as placas que rodam GLSL:

  • ATI Radeon 9×00, Xx00, X1x00, HD2x00 e HD3x00 series ou superiores.
  • NVidia Geforce FX, 6×00, 7×00, 8×00, 9×00 e GTX 2×0 ou superiores.

Quer dizer que se minha placa de vídeo for antiga eu não poderei usar a nova versão do Blender? Claro que não. Esse recurso não é para todas as áreas do Blender. Além do mais, você não precisa dispor do GLSL se não quiser.

Outras novidades para a versão 2.48 ficam pro conta da Game Engine, animação e física. Também teremos algumas novas funções do SVN. Uma das mais legais, por ser diferente, é o Grease Pencil, recurso com o qual você desenha com um lápis na própria interface do Blender.

Estou ansioso também pela função de atmosfera. O Blender simulará um plano de fundo como se fosse um céu de verdade. Os renderizadores externos usam muito esse tipo de simulação para dar realismo nas cenas. Dessa forma os usuários não precisam regular as cores, o programa calcula e o resultado é excelente!

Como está descrio na página Changes Since 2.47, essa versão virá também para manter os usuários felizes por um tempo, e assim os desenvolvedores poderão trabalhar duro na versão 2.5!

Anúncios

~ por tatasoka em 23 de setembro de 2008.

7 Respostas to “Teremos o Blender 2.48”

  1. …será que a “data alvo” continua 01/10 (hoje) ?? até o momento não foi nada divulgado….

  2. Acredito que sim,

    Eles tem até o final do dia. Sem falar que tem a diferença de fuso orário…

    Mas se por outro motivo não for lançado hoje não acharia estranho. Já estou acostumado com atrasos no lançamento de versões, hehe.

  3. na espectativa!
    vo fazer o download assim q lançarem!!
    q site devo procurar

  4. Pior que é verdade.

  5. primeiro Release Candidate (RC1) liberado….

    segue o link: http://download.blender.org/release/Blender2.48rc/

  6. Liberado o primeiro Release Candidate(RC1)

    segue o link: http://download.blender.org/release/Blender2.48rc/

  7. Obrigado pelo aviso Willian!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: