Do Blender para o Papel!

Já pensou em montar seus modelos modelados no Blender de papel? Talvez isso seja uma novidade para alguns, mas não é muito complicado.

Um programa chamado Pepakura promete levar os seus modelos do Blender para o papel, usando apenas uma impressora.

O Pepakura é um software pago, porém no site é possível baixar a versão demo e imprimir seus modelos. O que você não pode fazer é salvar a imagem para que outras pessoas possam imprimir seu modelo também, é necessário pagar $38 pela versão completa.

O primeiro passo é modelar seu objeto em algum programa, no nosso caso no Blender, e exportar seu modelo para um formato aceito pelo Pepakura. Iremos utilizar a função do Blender de exportar para Wavefront (.obj). Faça isso selecionando seu modelo e em seguida vá até o menu File>Export>Wavefront (.obj)

obj.jpg

Claro que, para dar certo, seus modelos precisam ser low-poly, ou seja, com poucos vértices, caso contrario sua invenção de papel ficará extremamente complexa.

Depois de ter exportado o modelo para algum formato aceito é só abri-lo no Pepakura e selecionar as áreas de corte que ele cria automaticamente a imagem para ser imprimida, com as partes necessárias para cortar e colar.

Cláudio Dias, do site Paperinside, é brasileiro e nos contou um pouco sobre o processo de criação dos modelos de papel. Clique em “Continue lendo ‘Do Blender para o Papel!’” para ver uma explicação de como funciona o Pepakura. Você também pode vizualizar este tutorial em pdf.

Arquivos

Neste tutorial utilizaremos um arquivo obj simples (logo do Blender) e cobriremos os passos necessários para a obtenção de um arquivo final com os objetos planificados. O modelo pode ser baixado nesta página.

Também será utilizado o software Pepakura. Você pode baixar a versão demo no site oficial e acompanhar o tutorial sem problemas.

Importando o Arquivo

Ao selecionarmos o arquivo, o Pepakura utiliza os eixos default do objeto 3D e permite que você os altere mediante sua necessidade.

Ao terminarmos a importação, tem-se a seguinte tela.

Do lado esquerdo vemos o modelo 3D (3DModelWindow) e o lado direito é reservado para o unfold (2DPatternWindow).

Unfolding

É possível realizar o unfold de todos os objetos ao mesmo tempo. O Pepakura tenta adivinhar onde serão os cortes e dobras. Geralmente, este processo não produz os resultados desejados. Assim, optamos por trabalhar com um objeto de cada vez.

Através do menu 3DModelWindow -> Show Object List, obtemos uma lista dos objetos existentes no arquivo obj.

Nesta lista, pode-se marcar e desmarcar os objetos, tornando-os visíveis ou invisíveis, conforme a figura abaixo.

Objeto externo

Para este objeto, utilizaremos diretamente o botão Unfold localizado na barra de ferramentas.

Feito isto, obtemos o padrão unfolded, conforme mostrado a seguir.

O padrão resultante não é muito simples. Isto torna o trabalho de recortar, dobrar e colar muito penoso.

Note que o botão Unfold transformou-se em Unfold Undo. Clicando nele, temos

Certifique-se que a segunda opção esteja marcada e pressione OK. Com isso, voltamos a ter somente o objeto 3D. Porém, as arestas onde os cortes acontecem estão marcadas em cor diferente.

Alteraremos as arestas de corte, selecionando a ferramenta Specify Open Edges, conforme a figura abaixo.

No modelo 3D, simplesmente clicamos sobre as arestas desejadas. O clique marca ou desmarca a aresta indicada, conforme vemos a seguir.

Note que optou-se por manter as faces isoladas da lateral. Isto facilita a montagem em papel. Terminada a definição daas arestas, clicamos novamente em Unfold e obtemos

Pressione novamente Unfold Undo para podermos trabalhar com o segundo objeto.

Objeto interno

Acessando novamente a lista de objetos, selecionamos agora o objeto interno.

Desta vez, marcaremos as arestas antes do unfold. E utilizaremos ainda a ferramenta Select Shortest Path between Two Points para marcar várias arestas de uma só vez.

A utilização da ferramenta é bastante simples. Clica-se no ponto inicial e em seguida no ponto final.

Isolando-se novamente as faces da lateral, temos:

Pressionando-se o botão Unfold, chegamos a:

Pressione novamente Unfold Undo. Abra a lista de objetos, selecione os dois, e clique finalmente em Unfold. Assim, temos nosso modelo completamente unfolded.

Mudando a escala

Ao lado do botão Unfold, há uma caixa de seleção Auto. Por default, ela está selecionada. Ela faz com que o Pepakura adapte a escala do modelo para caber em uma folha de papel. Para alterar a escala, após o unfold, utilizamos o menu 2DPatternWindow -> Sacle Up/Down Developmente By Specifying Value…

Na tela acima, definimos a altura do modelo final em papel como sendo 9.0cm e pressionamos OK.

Posicionando os objetos

Após o unfold, os objetos estão espalhados pela tela. Devemos posicioná-los adequadamente, movendo-os e rodando-os. Utilizemos a ferramenta Part Rotate para esta tarefa.

Sobre o padrão 2D, clicamos num vértice, definindo assim o centro de rotação. Clicamos num segundo vértice, definindo o raio de rotação. Mantendo o botão do mouse pressionado, movemos o mouse, rodando a peça.

Para mover a peça basta arrastá-la com o mouse até a posição desejada. Ao término do posicionamento, temos uma melhor visão do modelo.


Marcando as dobras

É interessante para quem vai montar, saber exatamente onde dobrar e para que lado dobrar. Assim, vamos marcar estas arestas no padrão 2D. Inicialmente, acessamos o menu Configuration – > Line Style Configuration….

Na tela anterior, definimos a linha de corte (Cut Line) como Solid, dobra para fora (Mountain) como tracejada e dobra para dentro (Valley) como traço-ponto. Mantenha as duas caixas de seleção desmarcadas. O resultado é mostrado a seguir. Note que todas as arestas estão visíveis agora.

O próximo passo é mudar a cor ou até mesmo remover arestas. Utilizamos a ferramenta Set Edge Color. Nesta tela, escolhemos a opção Hide.

Para aplicar o efeito selecionado, definimos uma área no padrão 2D, clicando num ponto e arrastado o mouse até o canto oposto, envolvendo as arestas desejadas. Vamos esconder todas as arestas do padrão 2D.

Agora, vamos colorir as dobras relevantes, marcando as arestas correspondentes com a cor selecionada. Note que, ao marcar uma aresta, a linha aparece tanto no padrão 2D quanto no Modelo 3D.

Configurando as abas (flaps)

Durante seu processo automático de unfold, o Pepakura coloca os flaps nas arestas onde ocorreram os cortes. Você pode trocá-los de lugar ou alterar seu tamanho. Para isso, utilizamos a ferramenta Flap Configuration

e mudamos a largura de todos os flaps para 3.0mm. A seguir, mudaremos alguns flaps de uma aresta para a outra. Utilizaremos a ferramenta Edit Flaps.

Sobre o padrão 2D, clicamos com o botão da direita do mouse sobre um flap. No meu pull-down, há as opções de edição.

Após a edição dos flaps, chegamos ao resultado final. Agora, é só imprimir, cortar, dobrar e colar!

Você pode baixar a imagem final deste tutorial aqui

Basta algum tempo de prática que este processo fica fácil. E depois que pegar o jeito, é só usar a abusar da criatividade nos modelos de papel!

No site de Claudio Dias, PaperInside, você encontra diversos modelos para baixar e montar, desde os mais simples aos mais complexos.

Anúncios

~ por tatasoka em 25 de junho de 2008.

7 Respostas to “Do Blender para o Papel!”

  1. Muito legal o tutorial e a dica 🙂

    Com certeza vou experimentar.

    Brigadao

  2. pena eu nao ter impressora por que esse tutorial ficou estremamente bem explicado

  3. Valeus Tata!
    ja tinha instalado e tinha mexido um pouco, mas agora que precisei lembrei logo desse tuto, quebrou um galhão!!

    você é shooow!

  4. não consigo aki =/

  5. Não consegue exatamente o que Arthur?

  6. Tentei rodar o Pepakura no Wine (Ubuntu Linux), mas mesmo com o programa parecer funcionar (abriu um documento ou outro), o conteudo da janela aparece preto – alguem sabe como dar a volta, ou alguma alternativa viável ao Pepakura?

  7. CARALEO VOU TER Q VER ESSA DPOIS! O.O!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: