Revista BlenderArt 16!

Já está disponível para download mais uma edição da revista BlenderArt, que sempre traz artigos, making of, e tutorais muito interessantes!

Com o título Wow Factor, desta vez a revista tem o foco em técnicas para gerar efeitos especiais com o Blender, fogo e fumaça por exemplo. Por isso o título “Fator Wow”-podemos interpretar como se fosse a reação de uma pessoa ao ver alguma coisa nova, diferente.

Veja abaixo uma pequena lista do conteúdo da revista para esta edição feita pelo Allan Brito:

Criando pele realista com Subsurface Scattering de múltiplas camadas: Para quem trabalha com modelagem de personagens, esse artigo mostra como configurar materiais que representem a pele humana, de maneira realista. Além do material o artigo cita algumas dicas sobre iluminação também.

Criando fumaça realista no Blender: O próprio nome mesmo diz, o tutorial ensina técnicas para criar o efeito de fumaça de maneira realista no Blender. No final do artigo, o autor ainda mostra como deixar a fumaça ainda melhor, que alguns truques no editor de nós.

Animando a fumaça em forma de redemoinho: Fazer a fumaça não é suficiente, nesse tutorial o autor mostra com o fazer para animar as partículas em forma de redemoinho.

Criando cabelo para um personagem de lobo: Se você ainda não tentou fazer cabelos no Blender, aproveite essa chance para conhecer as técnicas com esse artigo. O autor aplica pelos em um personagem canino, um lobo. Tenho apenas uma ressalva ao tutorial, ele foi criado usando o antigo sistema de partículas.

Simulando a superfície do oceano: Esse efeito mostra como elaborar a superfície de um oceano, com os detalhes das ondas e os materiais devidamente aplicados no modelo, para simular a espuma e outros detalhes da água.

Criando fogo realista no Blender: Aqui uma dúvida que muitos usuários de Blender têm; com o criar um efeito de fogo? Nesse tutorial, o artista mostra como fazer uso do sistema de partículas, nós e lattices para construir o efeito. O resultado é muito bom!

Script para construir objetos com base em múltiplas partes: Aqui temos um script muito legal, ele consegue animar vários pequenos pedaços de objetos semelhantes a planos, para que eles em animação construam aos poucos um outro objeto mais complexo. Tudo isso é feito por um script em Python, que pode ser copiado no endereço fornecido no artigo.

Produzindo a animação LightBulb: Para finalizar, uma matéria falando sobre a produção dessa animação que faz uso intensivo de efeitos.

A revista BlenderArt é totalmente grátis e pode ser baixada no site oficial, onde você também encontra outras edições. Se preferir baixe aqui pelo link direto o arquivo em PDF (compactado): BlenderArt 16: Wow Factor

Você também pode baixar os aquivos .blend utilizados no decorrer da revista. E agora também está disponível para donwload um pacote da edição 1 a 12 via Torrent.

Happy Blending!

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~ por tatasoka em 4 de junho de 2008.

Uma resposta to “Revista BlenderArt 16!”

  1. A revista do Blender é demais. Eu curto tudo que é blendoroso!

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