Revista BlenderArt 15

A revista BlenderArt nº 15 já está nas bancas disponível para download. Desta vez, a revista é voltada para animação e traz vários artigos e tutoriais sobre isso. A capa está ilustrada com os personagens da animação Big Buck Bunny:

Acompanhe agora uma descrição do conteúdo da revista feita pelo Allan Brito:

  • Projeto Open Movie na Indonésia.
  • Levando sua animação para o próximo nível: Para começar os artigos da revista com a “sola da chuteira”, um artigo de autoria do Keith Lango. Ele fala sobre as ações e técnicas necessárias para levar e produzir animações profissionais. Apesar de ser resumido, o texto é muito bom! Praticamente todas as técnicas importantes para animação estão lá. Se você quisesse, poderia até parar a leitura da revista nesse artigo. Só ele já vale o download.
  • Fonemas: Aqui é possível aprender como criar fonemas para animação facial, com o auxílio do Mancandy.
  • Biblioteca de expressões: No artigo anterior, aprendemos como criar fonemas. Agora temos um texto que ensina a criar uma biblioteca de expressões para animação.
  • Técnicas de atuação para animação: Já pensou em transformar o seu personagem virtual em ator? Com esse artigo você descobre as técnicas necessárias para transformar seu personagem, em um ator.
  • Personagens 3d gratuitos para download: Lista com alguns personagens prontos, salvos e disponibilizados para uso no Blender 3d. Ótima lista, alguns dos personagens eu não conhecia e agora tenho mais para a biblioteca.
  • Modelagem de produtos: Aqui temos um artigo que foge um pouco do contexto dessa edição, mas mesmo assim é muito bom. Esse é um tutorial de modelagem, direcionado para design de produtos.
  • Renderização de produtos: Para complementar o tutorial anterior, aprenda como renderizar o modelo do produto. Se você pensa que esse é um tutorial simples, confira o texto para se surpreender. O autor explora técnicas avançadas de iluminação e setups complexos com Blender 3d e YafRay.
  • Animações em Blender: Você sabe como os estúdios de animação estão usando o Blender? Descubra nesse artigo.
  • Expressões faciais: Tutorial que mostra o processo e técnicas necessárias para elaborar uma animação facial. Se você não sabe usar shape Keys, esse tutorial ensina.
  • Einstein Dwarf: Making of sobre a criação de um personagem complete para animação. Desde os esboços iniciais até a animação.
  • Blender na sala de aula: Esse é mais um artigo/reflexão, sobre como o Blender 3D pode ser utilizado como ferramenta de apoio em sala de aula, principalmente para quem estuda design de produto.

A revista é escrita em inglês, mas seu conteúdo é ótimo. Se estiver procurando uma revista sobre Blender em português, recomendo a revista Procedural.

Você pode baixar esta e outras edições da BlenderArt nesta página. No site você também encontra os arquivos complementares.

~ por tatasoka em 5 de abril de 2008.

Uma resposta to “Revista BlenderArt 15”

  1. Acho muito importante revistas como essa, pois sei que o Blender é um programa muito bom. Estou tentando aprender sozinho e com certeza essa revista me ajudara bastante

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