Dica: Como Usar Blueprint

Algumas pessoas enviaram comentários a respeito de como usar Blueprints ou imagens de referência no Blender, portanto aqui está um mini-tutorial de como fazer isso.

O processo é bastante simples. Obviamente você precisa ter a imagem que pretende usar como referência salva em seu HD. Caso esteja procurando alguma Blueprint de carros, você pode encontrar no The-Blueprints.com.

Para começar, no menu da 3D View, clique em View e em seguida escolha a opção Backgound Image.

blue1.jpg

Ao clicar em Background Image um menu abrirá. Para abrir a imagem desejada, clique em Use Background Image. Em seguida clique em Load e procure a imagem no seu HD.

blue2.jpg

Feito isso a imagem irá aparecer de fundo. Após abrir a imagem, você pode alterar diversas opções de acordo com suas necessidades:

  • Blend: Valor da transparência
  • Size: Tamanho da imagem
  • X Offset: Posição da imagem no eixo X
  • Y Offset: Posição da imagem no eixo Y

Além disso, você pode mudar as opções Still, Movie, Sequence e Generated para diferentes tipos de arquivos.

Anúncios

~ por tatasoka em 1 de abril de 2008.

12 Respostas to “Dica: Como Usar Blueprint”

  1. Oi, td blz?!
    seguinte: ñ tô conseguindo abrir a blueprint de uma ferrari! Eu sigo todos esse passos, mas ela não aparece no grid… Existe a frase “can not get an image” na caixa de diálog de Background Image…O que fazer?!
    Hei,sabe de um tutorial para iniciantes que ensine a modelar um carro legal?!
    Brigada!!

  2. Olá Hikaro,

    Deve ser problema com a sua imagem, talvez seja um formato que o Blender não aceite. Dê uma olhada aí.

    Tem esse tutorial bem bacana para quem está começando a modelar carros: http://usuarios.lycos.es/leviking/tutoriais/tuto_carro_01.htm

  3. olá, tudo ok???
    quando eu divido a tela e coloco 2 imagens, por exemplo, uma tela com um blueprind com a imagem de frente e outra com a blueprint de lado,a tela que tem a imagem de frente eu coloco no atalho NunLk1 e ai vem a duvida, como coloco tela da imagem de lado, de lado? porque quando vou apertando numlk4 ou numlk6 a imagem de background some!

  4. Silvio, isso é normal. A imagem só aparece quando você está em uma visão exata (numlk1, numlk3, ou numlk7).

    No caso da visão lateral é o numlk3. Então em um lado deixe em numlk1 e no outro numlk3.

  5. Obrigado pela dica! Pode parecer bobo e fácil fazer isto… mas só quem fez sabe como fazer… agora eu aprendi! Obrigado Xará! 🙂

  6. alguen tem dicas de animações de carro

  7. toda vez que tento abrir uma imagem , ela só aparece na camera e não no centro dos eixos. e o formato é compatível com o blender. o que fazer???

  8. Flavio,

    Para visualizar a imagem você precisa estar um na visão da câmera (0), frontal (1), lateral (3) ou superior (7). É necessário também que você esteja no modo de visualização Orthographic ativada com o 5. (todos os números no numpad).

  9. […] Como Usar o BluePrint? Não está conseguindo colocar a sua BluePrint no Blender? Este breve tuto explica como se faz isso. (clique aqui para ir ao tuto) […]

  10. marcos,
    tem como usar blueprints no blender 2.54(beta)?

    • Na 3D View, pressione a tecla “N” e um menu aparecerá na direita. No final dele tem uma aba chamada “Background Images”, na qual você pode adicionar imagens no fundo para referência.

  11. Perfieto en blender 2.49!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: