Approximate Ambient Occlusion

Uma nova ferramenta disponível da versão 2.46 do Blender é o Approximate Ambient Occlusion. Ele é semelhante ao Ambient Occlusion das versões anteriores, pórem é bem mais rápido e não deixa pontilhados na renderização! Repare na diferença:

aao1.jpg

arrow_right.png Gather Method: Raytrace (método antigo) – Samples: 10 – Energy: 2.5 – (outras configurações não foram alteradas) – Tempo de render: 02:46:24

aao2.jpg

arrow_right.png Gather Method: Approximate (método novo) – Error: 0.250 – Energy: 2.5 – Pixel Cache: Ativado – (outras configurações não foram alteradas) – Tempo de render: 00:03:32

A diferença é extrema, tanto no render, sem pontilhados, quanto no tempo.

Você pode testar o AAO, é muito simples! Vá até o painel Shading (F5) e no menu World buttons selecione a aba Ambient Occlusion. Não esqueça de mudar o Gather Method de Raytrace para Approximate.

aao3.jpg

Agora é só testar as configurações para obter melhores resultados em menos tempo de renderização!

Veja também o artigo no blender.org e no Blog do projeto Peach.

~ por tatasoka em 5 de março de 2008.

10 Respostas to “Approximate Ambient Occlusion”

  1. O tempo de render está igual nos dois casos, acho que houve um equívoco.

  2. Realmente, os tempos estavam iguaias, esqueci de atualizar, mas agora já está correto!

    Abraços!

  3. Gostaria de que me recomendassem uma escola que ensine a
    trabalhar com o Blender.

  4. Parabéns Otávio! O seu blog está bastante informativo. Certamente mais um site que pretendo visitar novamente para me manter informado sobre o Blender.

  5. Cada dia q passa vcs melhoram. Gostaria de saber se com esses recursos (Approximate Ambient Occlusion) eu posso dispensar o yafray ou outro render. E em que parte eu perderia qualidade.

    valeu e Sucesso!!!

  6. Olá Silvinho. O Approximate AO é bastante diferente do GI apresentado no Yafray.

    Você perderia no quesito de realidade. O AO não é a a melhor alternativa para o realismo, mas, se a iluminação for bem feita, você pode usá-lo.

    Veja uma diferença: Quando a luz bate em um objeto ela é refletida indiretamente por este objeto, é o efeito que o Yafray é capaz de calcular. O AAO, apesar de lançar uma luz indireta sobre o ambiente, ele não calcula este reflexo dos objetos.

    O que você deve saber é quando usar cada um. Muitas vezes usamos o Yafray, ou até outros renderizadores, e perdemos muito tempo para configurar e/ou esperar renderizar, enquanto poderíamos utilizar o render interno, obter o mesmo resultado, e economizar tempo.

    Abraços!

  7. Valeu brother!!!

  8. Olá,
    O tempo no aproximate é superior ao raytrace. É indicado no artigo, que é mais rapido o aproximate, no entanto, ficou especificado como 3m, e o do raytrace 2m. É um erro? Ou as imagens tem ordem trocadas? É que pensei que o render do aproximate, fosse o segundo, sem granulado.

  9. Gostei bastante de usar o Approximate
    mais confesso que aqueles pontinhos na imagem deixava ela bem mais real

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