Revista BlenderArt 14!

Já está disponível para download a nova edição da revista BlenderArt. Essa edição traz como tema Cartoon & GE. Para quem não sabe, ela é uma publicação periódica, e gratuita, sobre Blender e cada vez aborda um tema diferente trazendo tutoriais, making-of, e diversos artigos em seu conteúdo!

O conteúdo da revista original é um inglês, alguma edições também estão disponíveis em francês, mas nenhuma em português. Mesmo assim, eu recomendo baixar, acompanhe abaixo uma pequena tradução do conteúdo da revista feita pela Allan Brito:

Exibir a Última MensagemTutorial sobre a modelagem de uma aranha: Nesse primeiro tutorial, o processo de criação de um personagem no melhor estilo cartoon. O artigo mostra todos os passos, desde a transformação da formas básicas até a configuração do personagem com bones para animação.

Exibir a Última MensagemModelagem de um personagem Lowpoly: Aqui temos um tutorial que mostra a técnica necessária, para usar um personagem com alto número de polígonos, para modelar outro personagem semelhante, mas com número reduzido de polígonos. Esse tipo de modelo é fundamental para a criação de jogos.

Exibir a Última MensagemAjustando materiais com o editor de nós: O próximo artigo aborda o ajuste de materiais usando os nós. Os ajustes têm como base a pintura de vértices, fundamental na Game Engine também.

Exibir a Última MensagemCriando uma animação no estilo cartoon com o Blender: Esse é um tutorial que mistura técnicas de animação com o Blender e fundamentos de animação. A animação resultante tem estilo cartoon, com objetos realizando movimentos com deformações exageradas.

Exibir a Última MensagemTutorial básico da Game Engine do Blender: O nome diz tudo, aqui temos um “basicão” sobre como usar a Game Engine do Blender. O artigo é o mais extenso da revista, com mais de 10 páginas.

Exibir a Última MensagemConfigurando um jogo em rede com o Blender: Criar um jogo não é o suficiente? Que tal elaborar um e proporcionar aos usuários uma experiência coletiva? Aprenda a configurar um jogo multiplayer com o Blender nesse tutorial. Você precisará usar Python para esse tutorial.

Exibir a Última MensagemProduzindo “Orion Tear”: Aqui temos um ótimo artigo mostrando como foi produzida a animação chamada Orion Tear. O artigo é detalhado e aborda desde a modelagem, passando pela iluminação, texturas e finalmente a animação dos personagens.

Exibir a Última MensagemProduzindo “Tenage Duck”: Mais um artigo sobre produção de imagens, mas agora é uma cena estática. O destaque aqui é para os materiais usados no modelo.

Exibir a Última MensagemProjeto do jogo Monkey: Esse artigo mostra um projeto interessante de jogo com o Blender, chamado de Monkey Game Project. Todo o material do jogo é disponibilizado com a licença GPL, ou seja, qualquer pessoa pode consultar os arquivos fonte. Fora isso, o projeto do jogo é muito interessante.

Exibir a Última MensagemEstudo de caso com a Game Engine do Blender: Nesse artigo, o pessoal aborda o uso do Blender para criar animações interativas de ambientes urbanos. Lembra o projeto Brasília Virtual do Alexandre Rangel. Para o pessoal que cria maquetes eletrônicas, o artigo mostra como o Blender pode ser versátil, oferecendo a esses artistas a possibilidade de expandir de maneira fácil o seu portfólio com animações interativas.

Exibir a Última MensagemComo usar Web services com o Blender: Esse último artigo é uma surpresa para mim. Ele aborda o uso de Web services com a Game Engine do Blender, para fazer animações que usem dados armazenados na internet. Para usar efetivamente os conhecimentos do tutorial, será necessário um pouco de conhecimento em PHP, XML e Python.

Ficou interresado? Para fazer o download dessa e de outras edições da revista, visite este link. São apoximadamente 9MB e você também pode baixar os arquivos adicionais (Blend files)

Para a tradução da revista, é possivel baixar os arquivos e enviar o conteúdo traduzido, visite esta página para baixar os arquivos para a tradução. Se você quer uma boa revista sobre Blender mas com o conteúdo em portugês, baixe a Revista Procedural.

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~ por tatasoka em 7 de fevereiro de 2008.

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