Sistema de renderização em tempo real

Qual é a parte mais complicada e chata de produzir alguma coisa em 3D? Para mim é a parte em que você precisa renderizar várias vezes uma cena, apenas por alguns detalhes, e assim acaba perdendo tempo.

Mas o novo sistema de renderização em tempo real do Blender promete pelo menos facilitar a produção. Ele é mais um dos novos recursos desenvolvidos no GSOC 2007, chamado de GLSL Preview, e permite visualizar vários aspectos que antes precisavam ser renderizados, diretamente na 3D View do Blender!

Veja o video feito pelo ZanQdo que mostra o uso do recurso.

Veja como o autor do vídeo seleciona os modelos 3D e depois começa a alterar as propriedades dos materiais. Principalmente as configurações do shader diffuse e specular. Se você tinha dúvidas sobre o funcionamento dos dois, agora pode verificar a influência de cada um em tempo real!

Depois ele mostra a parte mais impressionante, a interação dos pontos de luz na cena. Gerando sombra e alterando a superfície dos materiais. Exatamente da mesma maneira como seria exibido no Render, que inclusive é comparado, usando o Render Preview.

Quando veremos esse recurso implementado no Blender? Provavelmente os projetos do SoC 2007 já foram finalizados. Se a fundação Blender decidir lançar a versão 2.46, antes da reformulação geral do 2.50, poderemos usar esse recurso ainda esse ano! Só nos resta aguardar.

Se você quiser testar, pode tentar usar essa compilação de testes no graphicall.org, mas lembre que essa compilação é experimental. Não há garantias que funcione.

Fonte:Allan Brito

Anúncios

~ por tatasoka em 26 de outubro de 2007.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: