Nova revista BlenderArt 12

Dia 1° deste mês foi lançada a nova revista virtual BlenderArt, que já está na edição de número 12! Esta edição é totalmente dedicada ao Blender. Para as pessoas que não conhecem, essa é uma publicação periódica, disponibilizada gratuitamente para download e produzida pela comunidade de usuários e artistas que usam Blender. O tema dessa nova edição são as texturas e suas aplicações na criação de cenas e animações.

O material é em inglês, mesmo assim, muito bom! Segue uma pequena lista do conteúdo elaborada pelo Allan Brito:

  • Materiais plásticos com múltiplas camadas: Esse é o primeiro tutorial da revista que aborda a criação de um material semelhante a um plástico, usando múltiplas camadas de materiais e texturas no editor. Além dos canais de materiais o editor de nós também é usado para compor o material. No final do tutorial uma breve explicação sobre como fazer a iluminação do material.
  • Uso de mapas para alterar as normais do objeto: Aqui temos um artigo que aborda o uso de mapas para alterar as normais do objeto. Caso você não lembre, esses mapas são semelhantes aos chamados Bump Maps. Isso mesmo, aquelas texturas que usamos para alterar o revelo dos objetos.
  • Criando fogo realista com Blender: Esse é um dos melhores tutoriais da revista! Ele explica como elaborar uma textura para simular fogo com Blender. Olhe que o resultado do tutorial é impressionante!
  • Tutorial sobre a integração do Blender com o Kerkythea: Esse artigo foge um pouco do assunto da revista, mas mesmo assim é muito bom. Ele mostra como fazer uma cena no Blender e renderizar no Kerkythea.
  • Removendo detalhes de texturas (Seams): Quando usamos texturas do tipo UV, precisamos fazer alguns cortes no modelo. Às vezes a textura pode apresentar alguns defeitos, no local em que criamos o corte. Esse tutorial mostra como evitar esse tipo de problema.
  • Making of Roof top: Aqui temos um artigo que mostra como fazer a textura para um telhado com telhas de barro. Para quem produz maquetes eletrônicas é muito interessante.
  • Criando texturas para pele: Esse artigo mostra como fazer texturas para simular a pele humana.
  • Criação da cena Tangrams of Light: Esse artigo mostra como foi elaborada a cena chamada Tangrams of Light. São abordados os aspectos relacionados à textura e iluminação.

Para fazer o download basta visitar o web site oficial da revista BlenderArt, onde você encontra todas as outras adições para donwload!

O assunto dá proxima revista (13) já foi divulgado, será sobre fantasia, o mesmo tema da competição Fenix.

Fonte: Allan Brito

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~ por tatasoka em 6 de outubro de 2007.

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