Blender e suas novas funcionalidades

Outra vez uma pouco atrasado…

Após o Blender 2.45 ser lançado “escondido”, ontem ele foi oficialmente lançado e já pode ser efetuado o download pela página do blender.org! A versão 2.45 não teve nenhuma novidade, apenas correções de erros, que mesmo assim não deixa der ser importante.

Então as novas funcionalidades não são desta versão, mas sim das próximas. Como em um post passado, divulguei uma build do Blender com o modificador Explode, utilizado para explodir objetos. Agora, novas funções de Raytracing (reflexão e transparência) estão quase prontas, e a build já pode ser baixada.

Agora o menu RayMirr tem novas opções, muito boas por sinal. Uma delas é que agora é possível fazer reflexões e transparencias borradas, que antes só existia com o YafRay. Par adicionar este recusso é preciso editar o parâmetro glossy, que quanto menor o valor, mais borrado será. Ele começa com valor igual a 1, quando diminuímos esse valor, a superfície começa a apresentar reflexões borradas ou transparência borrada.Para testar estas novas funcionalidades basta fazer o download de uma compilação de testes disponível no graphicall.org.

Veja um pouco mais sobre este recurso nestas imagens do Allan Brito:

Rara fazer uma reflexão usaríamos apenas o botão RayMirror e depois aumentando o índice de reflexão o objeto começa a refletir o seu entorno.

Blender 2.45 - SVN 02

Se, além disso, agora passarmos a diminuir um pouco o valor do Gloss. Veremos imediatamente no preview do material a reflexão ficando borrada.

Blender 2.45 - SVN 03

Veja o resultado da aplicação dessa ferramenta em uma cena.

Blender 2.45 - SVN 03 - reflexão borrada - raytracing

A mesma coisa se aplica aos objetos transparentes, veja o resultado quando ligamos a opção Ray Transp.

Blender 2.45 - SVN 05

Com isso podemos fazer a simulação de objetos com transparências complexas, como vidro “jateado”, muito usado em ambientação e na construção civil.

Blender 2.45 - SVN 03 - Vidro Jateado - raytracing

Fonte:Allan Brito.

Anúncios

~ por tatasoka em 22 de setembro de 2007.

2 Respostas to “Blender e suas novas funcionalidades”

  1. […] Clique aqui […]

  2. Muito Legal estas matérias e explicações sobre o Blender!
    Cada vez mais fico imprecionado com a capacidade deste maravilhoso programa, e grato também, por haver tantas pessoas dispostas a compartilhar o que sabem com aqueles que estão começando, como eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: