Tutorial de Particulas

Atenção: este tutorial foi atualizado para as versões recentes do Blender. Se você usa o Blender 2.46 ou superior veja o tutorial atualizado nesta página.

Escrevi sobre partículas em um post passado e coloquei alguns tutoriais, agora estou postando o meu próprio tutorial de partículas!

bug.png O Objeto

Para começar adicione um esfera, nela serão colocadas as partículas. Add>Mesh>UV sphere.

Agora vamos as particulas!

Presione F7 para ir ao menu object buttons e clique no botão physics buttons para encontrar a aba chamada Particles. Nela clique em New e depois em Static. Feito isso aumente o valor de Amount de 1000 para 3000 e assim o número de particulas aumentar, você pode variar esses números, veja o exemplo:

Clique na aba ao lado chamada de Particle Motion e mude o valor de normal e random para 0.010 e a “força” do eixo Z para -0.02, deve ficar como este:

Agora se você renderizar a imagem estará como esta:

color_wheel.png Materiais

Pressione F5 para ir ao painel Shading e clique na bolinha vermelha que é o menu Materials buttons.

Adicione um novo material clicando um Add New na aba Links and Pipeline
e mude o 1° canal de cor para um marrom e o canal Alpha para 0.000.

Agora clique no botão Strands e mude o Start para 10.000, o End para 0.250 e o Shape para -0.900

Pressione F6 para ir ao menu Texture buttons, clique em Add New na aba Texture e escolha a textura do tipo Blend. Na aba Colors modifique o Colorband para que fique como este:

Volte para o painel Shading e para o menu Material bottuns, assim clique na aba Map Imput e mude de Orco para Strand. Agora na aba ao lado Map to, desative a opção Col
e ative a Alpha.

Também adicione a opção ZTransp na aba Links and Pipeline

Agora renderize e sua bola estará peluda:

Eu adicionei alguns pelos brancos para ficar legal, caso você queira fazer isso, basta duplicar a esfera, ir no menu das partículas, diminuir o numero para uma média de 600 e aumentar o normal. E é claro, adicionar um novo material branco!

A partir de hoje você pode usar a criatividade e fazer qualquer tipo de pelo, grama, cabelo…!

Deixo aqui um teste que fiz com o pelo semelhante ao do personagem do filme Monstros S.A da Pixar!

~ por tatasoka em 16 de setembro de 2007.

44 Respostas to “Tutorial de Particulas”

  1. Blender é o que há, depois que descobrir o Blender (na verdade foi forçado, pq onde eu trabalhava o meu chefe obrigou a eu trocar os programas que usava para os do Linux) não me arrependo disso… parabéns pelo blog….

  2. Parabéns kra pelo seu tutorial. Ainda não sei nada sobre o Blender, mas vi que com estas dicas logo saberei ao menos 10% do que pretendo.

    Abraço.

  3. Demais , muito bem explicado!

  4. bem didático, valeu!!!

  5. Ecxelente, me alegra mucho saber que puedo avanzar en este universo de controles. Muchas gracias desde chile. ¡¡VALEUUUU!!!

  6. Wow! I wrote this tutorial a long time ago! good to see it is still being used!

  7. vc tem alguma coisa sobre fazer fogos de artificio no blender usando particulas

  8. Experimente este tutorial, está em iglês, mas pretendo coloca-lo em português logo aqui no Blog!

    http://download.blender.org/documentation/oldsite/oldsite.blender3d.org/111_Blender%20tutorial%20Fireworks.html

  9. iae cara, blz??!

    não sei o que acontece, mas eu fiz exatamente IGUAL ao tutorial e saiu assim => http://img229.imageshack.us/img229/4938/bolotapelotv4.jpg

    fico OCO no meio o.O

  10. Você precisa ativar o botão Mesh nas opções das partículas, esqueci de falar no tutorialm, com isso a malha do objeto também aparece. Pode ficar diferente também pela iluminação de minha cena, está diferente da sua.

  11. nada mau pra um sapo que veio da china, acho que as mosquinhas daqui vao se dar bem, heheheh, parabnes Tatasoka!!!

  12. Eu queria saber qual renderizador vc usa pra ficar com essa aparencia, pois aqui no meu ficou transparente a malha.
    valeu abraco.

  13. show.. nada mais a dizer… vc eh o blender são fodallllllll

  14. Muito Bem! Começei com o blender a uma semana e xabia umas cenas mas com este blog fikei a perceber melhor

    ESPECTACULO

  15. Ola eu sou novo nesse negosso e nao sei de nada.tem como vc me falar como renderiza?….eu ja tentei de tudo no botao rebder da barra de ferramentas,mas nao consegui.

  16. Olá amigo. Para renderizar utilize o botão F12!

  17. Sem palavras para descrver o seu trabalho.
    O site é de mais.

  18. fala….gente boa….muito bom esse tutorial..parabens de verdade…

  19. essa duvida vc me ajudou ,,,,,,,,,mas se eu tivesse seu msn!!ou orkut, ou ate um e-mail seria mais facil para eu tirar outras duvidas!!!!!!!valeu!

  20. Olá Rodrigo.

    Você pode me enviar emails sim, visite e página de contatos que lá está ele. Mas se forem pequenas dúvidas você pode deixar um comentário mesmo.

    Abraços!

  21. […] Para ver o novo tutorial visite esta página em nosso Blog, e o antigo esta página. […]

  22. Ola, eu tentei fazer mas nao to conseguindo. Aquele icone de Static nao aparece…. o que pode ser??.. nao mexi em nenhuma config inicial nao…
    As tabs nao estao iguais as suas nao… eu baixei a ultima versao, do site do blender
    VLW.

  23. Olá Guilherme…

    O menu da novo versão é totalmetne diferente, por isso está com dificuldadade.

    Veja a atualização deste tutorial para a versão 2.46: https://blendertotal.wordpress.com/tutorial-particulas-atualizado/

    Abraços!

  24. valew cara!
    excelente tutorial!

  25. gostei do tutorial da bala de pelo,fix e deu serto,mais gostaria de saber coma colocar a cor,em grama ou mesma na bola.obrigado vc é um genio?Deus que lhe abençoe.

  26. Para colocar cor, basta adicionar um material na bola, como explica o tutorial. Ele automaticamente irá deixar a cor dos pelos da cor que você colocar na bola.

    A mesma coisa se você colocar um textura.

  27. desculpa minha ignorancia mais pra rederizar é…

    (View, depois, Render Preview) ????????

    sou um iniciante pra caramba :O mas, se for isso aq num ta dando certo.

  28. quando eu clico no render preview aparece uma jenelinha com um quadro azul e soh fica nisso.

  29. ai nossa como sou noob ¬¬” foi mal mal aew…
    ja aprendi aq…

  30. mais tenho ainda uma pergunta… segi a risca o tutorial e minha bola não fico nem um poco parecida com essa… ela fica preta e soh apareceu os pelos em volta nada no centro ¬¬” pq isso?

  31. ela num mudod cor d jeito nenhum veio eh sempre preto ja arrumei os pelos (almentei o Amount). mais sempre fica preto.

  32. Que estranho cara…você está no Object Mode? Para renderizar é F12. Como o próprio nome diz, o Render Preview é só uma prévia do render.

    Verifique se sua cena tem lampadas…rsrs

  33. Meu Deus, parabens, aprendi muito com isso, brigadao mesmo!!! vou espalhar este site para os meus amigos!!!

  34. Muito bom mesmo, e se alguém busca por outros tutorias sugiro o site do Smart Cartoon (www.smatcartoon.com). Lá tem tutoriais muito legais

  35. bixo…. o seu tutorial é féra….

    gostei mto….mas será que vc poderia disponibilizar algum tutorial sobre modelagem de carros???

    se puder obrigado!!!

    parabéns pelo tutorial…

  36. E e ae Rafael, tudo certo?

    De uma olhada nesses 2 tutoriais, são excelentes para começar a modelar carros:

    http://leviking.br.tripod.com/tutoriais/climber_parte01.htm

    http://usuarios.lycos.es/leviking/tutoriais/tuto_carro_01.htm

  37. Bah Muito Bom kra estais de parabens!!!

  38. cara num achei nada
    num sei se é a versão 2.47mas não tem a barra partices mas tem um botão mas só que é tudo diferente num consigi aconpanha nada

  39. Isaac,

    Este tutorial já é antigo, a versão atualizada está aqui:

    https://blendertotal.wordpress.com/tutorial-particulas-atualizado/

  40. no meu blender q era o 2.47 não tinha a aba particles,
    tinha la particles buttons mas era tudo diferente não tinmha aquela coisa de force nem naada nem consigia fazer a bola aparecer no render na segunda imagen

  41. que versão é essa?

  42. no meu só aparece cabelo de carekaa(nenhum) e nem aparece a bola no renderse eu mexer em particles

  43. comigo não funcionou, presciso de um para o blender 2.47, eu tenho aqui em casa, e presciso…

  44. Matheus, este tutorial já foi atualizado para o novo sistema de partículas do Blender:

    https://blendertotal.wordpress.com/tutorial-particulas-atualizado/

Deixe um comentário

 
