Tutorial – Efeito Glow

Acho que poucos conhecem esta parte do Blender ou sabem muito pouco: o Nodes Editor. Ele serve como uma pós-produção em sua imagem renderizada dentro do Blender, como um Photoshop.
Na verdade apenas o resultado dele fica como um pós em outro programa separado, porque a forma é se trabalhar é bem estranha, você vai ligando cada efeito com efeito, cada camada com camada…
O menu do Nodes Editor fica no lugar de telas, como o UV/Images Editor como mostra a imagem!

Em resultado bem interessante que se pode conseguir com o Nodes Editor é o efeito de glow, usados nas cenas mais fantasticas e em algumas que se quer obter realismo. Este esfeito consiste em uma espécie de brilho quando a luz bate com muita força no objeto.

Para entender mais o efeito de glow e o Nodes Editor siga o tutorial abaixo e veja se consegue encontrar o resultado desejado:

As imagens estão pequenas para não carregar o site, clique nelas para ampliar!

A cena uilizada pra dar esse exemplo é bem simples.. uma esfera com alguns vertices puxados e 4 lampadas espalhadas pela cena, material azul simples.

Feito isso nós abrimos o Nodes:

Dentro dele aperte Shift+ESPAÇO para termos mais area de visão, feito isso na tela do Nodes apertamos os botões indicados na figura:

O Backdrop serve pra que nós possamos ver o resultado dentro da propria tela do nodes atravez dos “Viwer”.

Feito isso adicione um Viewr ( ADD > Output > Viwer );

Agora ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘image’ do viwer, a imagem do render deve aparecer na tela. (se não aparecer renderize a cena novamente)

Você pode mover os Nodes com o botão do meio do mouse e a imagem do render com Shift+botao do meio do mouse.

Ok, feito isso vamos duplicar o render layer pra podermos gerar o glow, para isso selecione o RenderLayer a duplique com Shift+D, crie outro viwer tambem.

Agora adicione um ColorRamp ( Add > convertor > ColorRamp ), ele serve para mudar a cor da imagem permitindo deixar cores trasparentes tambem, vai ser assim que vamos criar o efeito.

Ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘Fac’ do ColorRamp, depois a saida ‘image’ do colorRamp na entrada ‘image’ do viwer para acompanhar com está ficando. O proximo passo e deixar a cor preta do colorRamp transparente dando valor zero no alpha pra ela:

Agora diminua a distância ente as cores do ColorRamp para aumentar o contraste entre elas, fazendo assim com que o branco se destaque:

O proximo passo é adicionar um filtro do tipo Blur ( Add > Fliter > Blur ), ligue nele a saida ‘image’ do colorRamp, altere as configurações do Blur a vontade, no meu caso eu mudei o tipo de Blur para ‘gauss’ e deixei “X” e “Y” com valor 10.

Este é o nosso Glow, agora vamos por ele sobre a imagem, para isso adicione um AlphaOver ( Add > Color > AplhaOver ), ligue nele a saida ‘image’ do RenderLayer que nós não mechemos na entrada ‘image’ de cima e a saida do Blur na entrada ‘image’ de baixo, depois a saida do AlphaOver em um viwer para ver como está ficando:

O efeito está pronto, o que você pode fazer agora e dar uma refinada na imagem com mais alguns nodes, nesse exemplo eu coloquei mais um brilho/contraste ( Add > Color > Brigth/Contrast) e um RGB Curves ( Add > color > RGB Curves , o RGB Curves (como o nome diz) permite vc mudar a tonalidade das cores usando curvas separdas em RGB, nesse caso eu alterei a curva azul ( B ) dexando a cena com um tom mais amarelado.

Pra finalizar nós temos que ligar a ultima saida da iamgem no ‘composition’ para que o nodes tenha efeito no render, e no painel de renderização F10 ativar o botão ‘Do Composite’.Agora é só renderizar que o render vai puxar os efeitos do nodes a cada renderização.

Este tutorial foi retirado do blog Drak’s World. Para baixar o arquivo de exemplo clique AQUI e para lêr o tutorial original clique aqui.

Anúncios

~ por tatasoka em 15 de setembro de 2007.

4 Respostas to “Tutorial – Efeito Glow”

  1. A primeira imagem não possui link para ampliar

  2. Marcos, é a mesma imagem que a do começo do post. Só está mostrando ele selecionando o painel do Nodes.

  3. Esse tutorial foi difícil, viu, mas eu queria saber, em que eu usaria de modo prático na modelagem 3d?

  4. Como assim Thiago?

    Isso não tem nada a ver com a modelagem…é apenas uma pós-produção. Ela pode dar aspectos melhores nas suas cenas.

    Numa imagem cartoon esse efeito fica bem legal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: