Subsurface scattering

Um dos processos mais interessantes em relação à interação da luz com superfícies se chama Subsurface scattering. Esse processo acontece quando os raios de luz penetram uma superfície e depois ao sair dessa mesma superfície são desviados da sua trajetória original, por um processo chamado de Scattering ou dispersão de luz.

Como resultado desse efeito, a energia luminosa penetra nas superfícies e depois que acontece a dispersão da luz, teremos então áreas dessa mesma superfície com altos níveis de saturação. Isso faz com que a superfície pareça iluminada diretamente do seu interior.

Antes da versão 2.44 do Blender ficar pronta era complicado chegar a este efeito porque o recuso de SSS, ou Subsurface scattering, não existia nas outros versões…então criar materiais como de pele humana, cera, leite, mármore, granito (sim, algumas pedras apresentam o efeito de Subsurface scattering, devido a pequenas imperfeições e bolhas de ar na sua superfície) e materiais orgânicos em geral.

Como o recurso é novo, não existem muitos tutoriais ainda, mas como sempre o nosso amigo Allan Brito já fez um para o seu super blog! Caso você queira ver o tutorias basta seguir o link.

Fonte: Allan Brito

Anúncios

~ por tatasoka em 12 de agosto de 2007.

2 Respostas to “Subsurface scattering”

  1. el LINK parece estar mal escrito, al parecer el LINK correcto es http://www.allanbrito.com/2007/05/09/subsurface-scattering-no-blender-244/

  2. […] ainda no painel Scene, agora é possível ativar/desativar o SSS da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: