10 Dicas para Aprender Blender 3D

O grande artista Mathias Pedersen escreveu em seu site 10 dicas importantes para aprender Blender e o Blog Blender Total truduziu elas para você! As dicas são baseadas nos métodos que ele utilizou para se tornar o grande artista que é hoje, portanto não é garantia de que as dicas ajudarão a todos, mas é quase certeza que sim! As dicas foram elaboradas para quem está começando com o Blender.

O objetivo deste post é dar-lhe algumas dicas que você poderá usar para trabalhar seus métodos e se transformar em um melhor artista no Blender. O principal tema deste artigo é: Ser um novato não significa que você tem que se comportar como um.

Dica#1: Disciplina, interesse e curiosidade.

Antes de você começar a aprender o Blender, ou qualquer outro software, seja certo de que você está disposto aprender e trabalhar para você mesmo. Ninguém dará tudo para você de bandeja. Seja determinado a aprender as coisas por você mesmo! Você irá muito longe, se você tiver a curiosidade e interesse para aprender tudo que vem dentro de seu alcance. Seja 100% devotado e focalizado em seu alvo: Aprendizagem do Blender.

Dica#2: Use aqueles sites de busca!

Sim, isto é facil de falar, mas é verdadeiro. Pouquíssimas pessoas usam sites de busca (Google, Yahoo etc.) como realmente deveriam fazer. Há mesmo quem nunca tentou fazer isso. Tente sempre os sites de busca primeiramente, e tente palavras-chave diferentes. Em a maioria de casos, é a maneira mais rápida de ter sua pergunta respondida ou problema resolvido. Muito mais rápido do que enviar e-mails, postar em um fórum, ou até mesmo olhando frequentemente o manual.

Dica#3: O manual está lá por uma razão.

Alguns tendem a pensar que o manual é inútil, e muito difícil de ser entendido por pessoas normais. Bem, no caso do Blender ao menos, isso não é realmente verdadeiro. Nós temos uma ótima BlenderWiki que abrange diferentes aspectos do Blender. Pode parecer muito grande no começo, mas se você tiver um pouco mais de tempo para ler, vai amar esta Wiki.

Dica#4: Os fóruns têm mecanismos de busca, você sabe.

Em fóruns grandes (como o Blender Artists Forums) muitas perguntas foram feitas no passado. É muito provável que a sua pergunta foi feita e respondida muito tempo atrás. Fóruns como estes têm mecanismos de busca, de modo que você pode encontrar rapidamente a resposta que você está procurando. Não há nenhum sentido se preocupar se alguém fez a mesma pergunta 1000 vezes! Assim é muito mais fácil procurar.
Algumas pessoas queixam-se sobre os sistemas de busca de muitos fórums. É verdade que eles não são tão eficazes quanto os mecanismos de busca comuns, mas frequentemente uma combinação de algumas palavras-chave será muito útil. Em muitas buscas de fóruns é inteligente usar-se “aspas” entre as palavras-chave. Isto faz com que todos os resultados mostrem as palavras-chave dentro deles, em vez de apenas um ou de dois deles.

Dica#5: Alvo realístico

Não empreenda projetos enormes de imediato. Roma não foi construída em um dia. Mantenha seus projetos com um tamanho onde você possa os terminar bem acabados, contudo sinta-os ainda desafiado. Um projeto não finalizado quando grande demais não é melhor do que um pequeno bem acabado. Terminar algo é muito melhor que desistir porque achou difícil.

Dica#6: Feedback e crítica

Mostre o seu trabalho para os outros. Deixe-os dizer o que eles acham que é ruim e como eles acham que você deve melhorar. Isto é chamado de crítica construtiva, e ser capaz de usar isto da maneira certa será uma de suas maiores forças. Não seja “super-protetor” do seu trabalho. Ouça cada opinião e considere todos os pontos de vista. Não hesite em mudar as coisas. Seja capaz de ver os seus erros quando alguém aponta-los. Receber críticas construtivas é realmente a melhor forma de ser humilde.

Dica#7: Concorrência

Há sempre alguém que está melhor que você agora. Ser ciumento não vai ajudá-lo em nenhum lugar, isso é um sentimento ruim sobre si mesmo e sua capacidade em 3D. O tempo todo as pessoas foram comparando-se uns aos outros. Isto pode ter algumas vantagens, mas terá principalmente desvantagens. Tente não comparar-se a qualquer outra pessoa ou suas realizações passadas – pelo menos não muito. Isso é realmente muito duro, mas também é uma coisa boa para se manter trabalhando.

Dica#8: Veja e Aprenda

Quando você está longe do computador use seus olhos! Ao olhar atentamente no mundo real, observando, você obterá muito mais exito na sua modelagem 3D. É você que escolhe não ter o que modelar. O mundo é um lugar espetacular. Se você quiser um modelo, por exemplo, um lápis, tem que olhar para a realidade, encontrar fotos na Internet, etc. Estas imagens são chamadas referências (ou “refs” em abreviação). Use-as sempre que puder. Elas vão deixar os seus trabalhos muito melhores!

Dica#9: Divirta-se!

Se você não está desfrutando da aprendizagem do Blender 3D em tudo, talvez você deva considerar se é a coisa certa para você. Além disso, lembre-se de que você pode se divertir e obter algumas grandes trabalhos de 3D, feito ao mesmo tempo. Ter um tempo sadio faz com que você aprenda rápido.

Dica#10: Ensine aos outros aquilo que você aprendeu.

Sim, ensinando os outros ajuda a compreender as coisas ainda melhor. Compartilhe suas experiências, tanto quanto possível e será recompensado. No entanto, lembre-se também de ensinar as pessoas a aprenderem as coisas por si, como em algumas das dicas acima. Eles vão beneficiar para o resto das suas vidas.

Agradeço ao meu amigo Wellington Albuquerque pela tradução e ao Mathias Pedersen por liberar o material para tradução. Para ver artigo original, visite esta página.

Créditos para Jason Pierce pelo modelo do personagem usado nas imagens.


55 Respostas to “10 Dicas para Aprender Blender 3D”

  1. [...] O objetivo deste post é dar-lhe algumas dicas que você poderá usar para trabalhar seus métodos e se transformar em um melhor artista no Blender. O principal tema deste artigo é: Ser um novato não significa que você tem que se comportar como um. Para ver as dicas, visite esta página em nosso blog. [...]

  2. Cara… muito bom!
    muito bem traduzido!

  3. muito boas as dicas, e uma outra que eu acho importante também, a paciência,que na minha modesta opinião ,é primordial! abraços

  4. Boas dicas acho que assim posso tentar aprender um pouco.
    Pesquizando na net.E procurando saber cada ver mais.
    Já que quero aprender muitas coisas sobre 3Ds.

  5. Gostei muito das dicas, alias acho que naum tenho deixado a desejar em alguns aspectos acima citados. muito boas mesmo!!!

  6. é isso mesmo, essas dicas mostram o espirito de um verdadeiro proficional nesta area.
    e princ´palmente esse 10º
    “para quem divide, se multiplica.”

    aproveitando esse topico, alguen tem como me arrumar um tutorial do blender!?
    mail: a12_x@hotmail.com

    eu to começando agora c o blender
    só sei algumas coisas nele por quê mexo no 3Ds MAX.

  7. gostei parabens! posso dizer que se todo mundo fizer um pouco e explicar aos nossos amigos,teremos vencedores e pessoas realizadas,então pessoal,vamos ensinar!

  8. SHOW ! ! !
    Estas dicas são muito importantes, realmente, gostei muito do que foi dito, especialmente na dica N°10, pois o maior aprendizado se adquire quando passamos o nosso conhecimento, já dizia o meu avo . . .

  9. parabens pela tradução e gostei das dicas :D

    t+

  10. muito bm , parabens pela tradução, sou iniciante no blender e pretendo aprender bastante neste blog…

  11. Dicas ótimas, parabéns!

  12. engraçado, isto lembra meu estado atual, onde não havia muita lógica de trabalhar com 3D e derrepente um amigo todo empolgado veio me mostrando coisas que já fazia, o que me despertou interesse, e justamente isto que ele falou:
    “-Gostaria que me ajuda-se em meus preojetos, assim evoluiremos masi fácil! Você nos seus softwares, e eu nos meus, compartilhando nosso conhecimento dominaremos parte destes, assim quem sabe montamos até um escritório!”

    Trabalho com programação visual, o cara me inspirou simplesmente(estava entediado), bom parece que o essa sede pelo blender não vai acabar tão cedo, ele treina 4 horas dia, já a uns 3 meses!

  13. [...] 10 dicas para aprender Blender, traduzidas aqui no Blog, são de autoria dele, você pode vê-las nessa página em nosso Blog ou a versão original no site do [...]

  14. Hi all,

    Sadly, I only know English. :)

    I’m glad to see my tips translated into another language. Hopefully this will make it easier for people who do not know English that well to learn Blender. Thanks!

    Regards,
    //Mathias

  15. adorei as dicas muito bem colocadas.

    parabéns!!!!

  16. [...] Um ponto interessante deste artigo é o fato de que o Blender só trabalha com faces de 3 ou 4 lados, que digamos que seja a forma correta de modelar, mas pode complicar a vida de muita gente. No artigo você também pode conferir algumas dicas semelhantes as 10 Dicas para apender Blender. [...]

  17. pow gostei muito do site tem dicas interessantes pra quem esta pensando em migrar para o mundo da modelaGEM EM BLENDER EU SOU INICIANTE E GOSTEI MUITO DOS TUTORIAS

  18. Eu gostei muito, esse post da uma forcinha pra gente. Ensina as coisas como elas devem ser

  19. bom eu acho que o melhor modo de se aprender as coisas é compartilhando as coisas uns com os outro
    quem sabe se fizessem um forum apenas para duvidas do blender
    dessa maneira todos poderiam esclaresser suas duvidas
    porem devemos sempre caminhar com nossas proprias pernas(pesquisar as coisas por si só)dessa maneira ao perguntarmos em um forum proprio do blender possibilitamos respostas pois quem sabe outras pessoas não tem as mesmas duvidas que você.

  20. A exemplo dos colegas acima, achei verdadeiro as dicas. Obrigado pois, sou iniciante no blendar e vou aplicar sem demora estas dicas.

  21. Estas dicas não serviram apenas para o aprendizado do blender, más para muitas outras coisas na vida, como: correr atráz dos nossos objetivos, ser humilde e entender que o sol nasce para todos, e não devemos esconde-lo de ninguém, obrigado.

    • Fantásticas essas dicas, gostei muito. Ensina o ser “humano” a ser realmente “humano, agir dentro dos comportamentos aceitáveis para uma pessoa. Incita-nos a sermos humildes, e com isso conquistar o que almeja, sem deixar de pensar no grupo… é um comprtilhamento de informações valiosas para todos…. Parabéns…

  22. Para aprender basta determinação e contar com umas dicas excelentes para desenvolver o conhecimento , muito obrigado.

  23. eu aindo estou começando nessa area de modelagem , eu ja tava dessistindo mais depois q li essas dicas me animei de novo e vou volta a tenta

  24. gostei muitissimo dessas dicas.Elas nos deixam a vontade para sermos cada vez mais perseverantes e confiantes em nossa capacidade de criação. Valeu.

    Ickoart

  25. Cara, teu blog é de mais!! Estas dicas são para nós assim como a luz é para os olhos!!
    Um abração a todos e sucesso!!!

  26. curti de mais

  27. Puxa cara voçe pensa como eu, soque sabe mais que eu, ;-) waleu!

  28. parabéns, foi muito interessante gostei muito

  29. gostei muito das suas colocações. Já a algum tempo lido com flash e o que sei aprendi sozinho, mexendo aqui e ali, errando e acertando. Hoje estou desenvolvendo programas para uma escolinha com ActionScript. Perseverança, desejo de aprender, dedicação, etc… devem ser o tema central para o aprendizado. Parabéns pra vc.
    No momento estou ansioso por aprender algo em 3D e devo começar pelo Blender.

  30. mto loko XD

  31. Cara, parabens pelo Blog e pela tradução destas dicas. É com pessoas assim que gosto de tratar no dia-a-dia. Aprende e ensina! Abração!

  32. FAntastico! Pessoas iguais a você na nossa era podem ser chamadas de mestre.

    Obrigado mestre

  33. Adorei!!!
    Pois estou aprendendo a mecher e me achava menor que os outros.
    Essas dez dicas me deu mais vontade de aprender coisas novas.

  34. Bem!Eu estou começando a mexer com blender!eu baixei todos os tutoriais!queria agradecer,me ajudaram muito!Eu uso photoshop a anos faço muitos tabalho la!Mas nunca imaginei que eu conseguria aprender a fazer uma simples trabalho 3D!Eu nunca fui bom em desenhos, e não sou!Mas o Blender da essa oportunidade de enxergar os objetos de outra forma!Obrigado!

  35. Foi muito bom ter encontrado esse site. Preciso aprender essa ferramenta e com essas dicas ficará mais fácil.
    Obrigada pela ajuda.

  36. Realmente uma liçao de vida!
    Nao ensnou apenas a usar um programa 3D, mas ensinou tambem a ir atras do que voce quer, nunca desistir por mais dificil que seja,
    ser humilde e saber mudar e corrigir seus erros!
    Realmente muito bom!

  37. [...] a pena conferir. Clique AQUI para [...]

  38. otima dicxa parabens fez eu acredita em mim mesmo e ajuda o proximo!

  39. voçê o dono do site esta de parabens mesmo.

    por dividir conosco seu conhecimento .

    desejo que aprender em dobro p dividir mais com a comunidade.

  40. Caraka vei se muito bom msm vlw e qe nem eu vi no comentario de um cara ai vc tem que ser chamdado de meste e e o que eu te chamo d mestre

  41. eu gostei de suas dez dicas com essas dez dicas eu melhorei minha vida eu agradeco pelas suas dez dicas obricado mesno do fundo do meu coraçao.

  42. Boas dicas estas de como aprender Blender. Como iniciante neste software transcrevi este vosso post no meu fórum que estou a iniciar como projecto para uma disciplina da faculdade.

    http://netcad3d.forumeiros.com/tutoriais-dicas-f7/10-dicas-para-aprender-blender-3d-t29.htm

    É claro que coloquei os vosso créditos se houver algum problema me avisem ok. Obrigado e continuem com este óptimo trabalho.

  43. Parabens pelo trabalho
    os tutoriais são muito bons!!

  44. realmente ficou joia a tradução. sou novo aki no 3d . Apesar de não querer usar para uso profissional, vejo que é um bom programa .

  45. Muito obrigado péla essas dicas por que, concerteza vai me ajudar no meu processo.

  46. Parabens a todos os envolvidos nesse projeto.
    Gostei tanto que aos 46 anos, vinte e seis na informatica,
    ja estava desanimado, mas agora, voces me deram animo para
    continuar e realizar um sonho antigo, fazer arte em 3D,
    e quem sabe, talvez sai ate um desenho animado.
    Estou muito agradecido, Deus os abencoe grandemente.
    SHALOM!

  47. cara!
    muito bom mesmo esse e o melhor site q eo ja vi eu ja ia desistindo do blender value mesmo a pesquisa q eu fis vcs sao os melhores

    PARABENS MESMO

    ABRAÇO

  48. Muito bom, realmente como sempre dizemos quem quer de verdade consegue o que quer

  49. Estou ainda mais confiante!; estou iniciando no blender e, essas dicas são realmente motivadoras.

  50. Tenho certeza de que estas dicas me ajudaram muito .obrigado

  51. muito bom…
    estou ansioso para aprender modelagem 3d :)

  52. É isso ai!
    agora é mão na massa

  53. Cara vocês são muito bons primeiro que este site é demais a estrutura a interação e o designer, isso é nota 10, segundo que os tutoriais são ótimos , é um belo trabalho que vcs estão fazendo, são excelentes profissionais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 138 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: