Tutorial: Efeito Glow com Sequence Editor

Vamos começar a produzir o nosso efeito Glow com o Video Sequence Editor.

Para começar, você precisa de uma cena. Para este tutorial utilizarei um cena bastante simples, com um plano (Add>Mesh>Plane) e o macaco do Blender (Add>Mesh>Monkey)  como cobaia objeto de teste.

Não alterei nada nos materiais, apenas a cor do macaco.

Para a iluminação, foram aplicadas 2 lampadas do tipo Sun (Add>Lamp>Sun). Você pode ver a posição dos itens da cena na imagem abaixo.

Clique na imagem para ampliar

Divida a tela do seu Blender ao meio e mude uma das janelas para Video Sequence Editor.

Clique na imagem para ampliar

Vamos começar a edição no Sequence Editor adicionando e cena no editor. Para fazer isso, clique em Add e escolha a opção Scene.

Clique na imagem para ampliar

Feito isso, uma barra verde surgirá com o nome de Scene: Scene. Mova a barra até o frame 0, como mostra a imagem abaixo.

Clique na imagem para ver a animação

Se você renderizar, ainda não verá diferenças. Portanto, vamos adicionar mais uma barra para gerar o efeito. Clique em Add, em seguida em Effects e, para finalizar, em Glow. O efeito irá automaticamente se alinhar com a barra Scene.

É nesta parte que os efeitos são adicionados. Como você pode ver, existem vários outros efeitos além do Glow muito uteis! Você pode testá-los após o fim do tutorial.

Clique na imagem para ampliar

Mesmo assim, se renderizarmos, nada de diferente ocorrerá. Para fazer o efeito funcionar, precisamos ativar o Sequence Editor no render. Faça isso indo até o Scene (F10) e ativando o botão Do Sequence, na aba Anim.

Clique na imagem para ampliar

Agora sim o efeito será visível. O resultado da minha cena foi este:

Dependendo da cena, o brilho pode ficar muito forte ou muito fraco. Mas é possível configurá-lo. Nas versões antigas, as opções dos efeitos no Video Sequence Editor eram acessadas com o atalho N diretamente na editor. Agora elas estão encontradas no painel Scene (F10) e no menu Sequencer buttons.

Você pode alterar algumas configurações na aba Effect para chegar em um resultado melhor. Adicionei mais brilho na minha imagens configurando como na imagem abaixo.

E o resultado foi este:

Qualquer duvida ou sugestão, basta deixar um comentário!


4 Respostas to “Tutorial: Efeito Glow com Sequence Editor”

  1. gostaria q vc fizesse um tuto como mapear a cabeça da suzane, mas com um detalhe, com uma textura de macaco mesmo, desafiei? heheh agradeço a força.

  2. Olá Silvio,

    A textura utilizada no mapeamento do tutorial foi feita especialmente para aquele de mapeamento.

    Entende? Aquela textura foi feita baseada no mapeamento. Se for fazer com textura real será preciso criar o mapeamento de acordo com a textura, justamente o contrario.

    Portanto, varia de textura para textura. Se você quiser utilizar outra textura já não será útil, porque aquele mapeamento é especifico para aquela textura.

  3. Muito bom este tutorial. Adorei. Pergunta: neste video sequence editor dá pra fazer vídeos mesmo(tipo: animação gráfica), ou é só pra dar uns efeitos bonitos no objeto?

  4. bacana, só hoje pude testa esse efeito, realemente, bacana. parabéns soka.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 141 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: