Tutorial: Como usar Normal Maps

Para este tutorial vou utilizar esta textura retirada no site Filter Forge.

Começe adicionando um novo material em seu objeto, caso ele ainda não possua um. Para isso vá até o painel Shading (F5) e na aba Links and Pipeline, que encontra-se no menu Material buttons , clique em Add New.

nor1.jpg

Em seguida vá para o menu Texture Buttons nor2.jpg e na aba Texture adicione uma nova textura clicando em Add New. Certifique-se de que o na aba Preview o botão Mat está ativado.

nor3.jpg

Ainda na aba Texture, selecione um tipo de textura em Texture Type (clique em None e um menu com as opções abrirá). No meu caso é uma imagem, portanto vou escolher a opção Image.

nor4.jpg

Duas novas abas vão surgir, Image e Map Image. Primeiro, na aba Imagem, clique em Load para abrir a imagem que será utilizada como textura.

nor5.jpg

Navegue em seu HD até encontrar a imagem desejada. Agora, na aba Map Image, clique em Normal Map, para a textura ser calculada pelas cores.

nor6.jpg

Agora volte para o menu Material buttons e na aba Map To faça as seguintes modificações: desative a opção Col e ative a opção No, já que nós não queremos que a textura apareça no render, apenas que ela simule relevo no objeto.

nor7.jpg

Pronto, seu objeto já possui a simulação de relevo gerada pela textura, mas você pode aumentar ou diminuir este relevo. Basta alterar o valor da opção Nor nor_bar.jpg que por padrão está em 0.50 (quanto maior o valor, maior o relevo)

Se por acaso você perceber que no render o relevo está ao contrario, basta clicar mais uma vez em Nor. O escrito ficará amarelo nor_click.jpg e a textura será invertida.

E temos o resultado final! Para completar seu material, use também texturas Color Map e outros tipos para os destalhes, como uma Specular Map.

normal.jpg

Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário.


19 Respostas to “Tutorial: Como usar Normal Maps”

  1. [...] Aprenda a usar Normal Maps neste tutorial passo-a-passo! Veja o tutorial nesta página em nosso Blog. [...]

  2. Simple pero efectivo! ;) FElicitaciones!
    Saludos!

  3. hehe sacanagem nenhum brasilero agradesse ao dono do blog- o legau paca teu blog( eu tambem n ia escrever nada mais condo eu vi o comentario gringo fiquei de carra) hawhwhwahwa flow vlw desculpe pelo erros de portuguesse ira olllaaaa!

  4. Parabens pelo Blog, tou aprendendo muito por aqui :)

  5. vlw mermo.

    estou começando e toda a informação possível é válida.

    Muita paz!

  6. Valeu pelo tutorial. Aprendi um pouco hoje

  7. Vocês nâo tem tutorial como fazer um personagem atraves de background em?

  8. Olá Daniel,

    Dê uma olhada nesses vídeos (estão em ordem):

  9. Já tinha ouvido falar muito desse “normal map” achava que era algo muito difícil de entender. Esse tuto mostrou que não era não! Valeu!

  10. Caramba nao sei oq to fazendo de errado..mas o objeto fica sem textura…obrigado..!!!

  11. Povo, eu só consigo obter o resultado esperado no “preview do material”, no render mesmo (F12) o objeto fica sem efeito nenhum.
    Help please!

  12. Tem, e esta iluminando bem o objeto. O negocio é que quando ativo o “Normal Map” não aparece no render. Andei testando aqui e quando desativo o “Normal Map” aparece no “Preview do material” um resultado um pouco diferente, com o “NM” o esperado fica mas suave e sem o “NM” mais rústico. Mas sem o “NM” aparece no render esse resultado rústico. A questão é quando ativo o “NM” não acontece nada no render.

    Valeu ai pela ajuda!

  13. Aqui é de Aracaju
    Obrigado pelo Tutorial
    Já posso fazer meu game!Vou me dedicar bastante pra isso!

    FLwssss!!!

  14. Para usar Normal maps preciso colocar uma textura necessariamente dessas cores que vc colocou?
    Tentei colocar uma outra textura e não funcionou, aumentanto o nor fica simplesmente estranho demais, aparecem só umas manchas.

  15. muito massa valeu kra pretendo fikr bem melhor no blender…
    tão d parabéns!!

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