Tutorial: Criando um Jogo Completo

Nesta série de vídeo tutorias você aprenderá a criar um jogo com a Game Engine do Blender. São 11 vídeo tutorias criados por Caleb Arts, também autor do Blender Total, para a criação de um jogo. Cada tutoriais possui aproximadamente 5~10 minutos de explicação de como criar um jogo completo, principalmente a criação e texturização do cenário e a lógica do jogo.

O resultado final é um jogo com personagem, cenário, sons e objetivo. O personagem está preso em um castelo e para sair de lá ele deverá coletar moedas de ouro. Ao conseguir todas as moedas a saída é liberada e o personagem está livre.

Para que todos possam seguir o tutorial não é usado o recurso de GLSL. E os arquivos usados no jogo (texturas, personagem e sons) estão disponíveis para download.

Arquivos

Antes de começar a assistir você pode baixar os arquivo usados na criação do jogo. Na descrição de cada vídeo você encontra um link para o 4shared onde estão hospedados os arquivos. Você pode optar por usar eles ou não, mas nesse caso você deverá ter outros para montar o jogo. Esses arquivos são: texturas, o personagem principal e sons. Vocês encontra todos eles reunidos nesta página.

film_plus Tutoriais

Assista aos tutoriais no Vimeo no canal do Blender Total ou acesse cada parte abaixo. No nosso canal no Vimeo você também encontra outros vídeo tutoriais de Blender. Veja agora a primeira parte e o link para as outras:

Parte 1 – Criando o cenário.

Parte 2 – Texturizando o Castelo.

Parte 3 – Finalizando detalhes do cenário e adicionando o personagem.

Parte 4 – Adicionando controles e animação do personagem.

Parte 5 – Criando moedas e adicionando sombras.

Parte 6 – Configurando o sistema de moedas.

Parte 7 – Configurando a câmera e adicionando céu.

Parte 8 – Adicionando áudio.

Parte 9 – Criando o Menu.

Parte 10 – Configurando o Game Over.

Parte 11 – Salvando o Jogo.

Uma boa idéia é você criar seu próprio cenário, pois com o cenário do tutorial é bastante fácil de liderar o castelo. Depois de criar um cenário mais dificil você pode até desafiar seu amigo com o jogo que você mesmo fez!

Se você gostou do post e espera por mais tutoriais e informações do tipo, então você pode me seguir no twitter e ficar por dentro dos meus novos projetos de cg em geral, @calebarts

~ por tatasoka em 10 de janeiro de 2009.

136 Respostas to “Tutorial: Criando um Jogo Completo”

  1. Pô, excelente tutorial! Acho que é o único tutorial em português que ensina a fazer um jogo inteiro, boa iniciativa =)
    Só que o Caleb não explica o que são todos os comandos, como aquele Damp, RotDamp e o Form, pra que eles servem? =P

  2. Ah, caleb, o que acha de depois fazer um update nesse tutorial, adicionando inimigos no jogo? =D

  3. Ei, Caleb, como você fez para “navegar” pelo cenário daquele jeito, aos 7:14 do primeiro video? =P

  4. Putz! Show de bola galera… Parabéns Caleb.

  5. Olá a Todos!

    Para Navegar é Shift + F no Object Mode e controlar com o Mouse.

  6. Oo !!! monstruosamente bom !!!

  7. Aqueles Damp e Rot Damp e para simular uma “Física” ,digamos, mais pesada, como se estivesse debaixo do mar… e Form é para ajuste da Inércia.

  8. Caleb,você ta de parabéns,sempre ajudando a comunidade blenderiana com esses ótimos tutoriais!

    Forte abraço!

  9. Oo !!! monstruosamente bom !!! [2]

    show de bola !!
    Parabens por mais um excelente video =)

  10. Nota 10 Caleb,

    Show de Bola!! Você está de parabéns pela iniciativa de beneficiar a comunidade brasileira com este material de excelente qualidade.

    Sorte e Sucesso!!

    Abraços

    Reinicke

  11. Parabéns Caleb!
    Ótima iniciativa..;)
    São pessoas assim que levam o Blender Pra frente…
    té+

  12. Muito bom o tutorial Caleb. Parabéns.

  13. sucesso total…
    simplesmente fantastico
    fiquei facinado…
    toh voltando a mecher no blender ateh…
    o caleb motiva a gente a mecher no blender…
    torna td mais facil de se aprender…
    abraços mano
    t+
    continua fazendo tutos assim…

  14. CAleb, ao longo do tempo tenho acompanhado o seu trabalho, dedicação e sem esquecer de mencionar a sua preocupação em que outros aprendam. Muito bacana a sua iniciativa. Pode ter certeza meu amigo que vc é muito valorizado entre nós que a cada dia mais respeitamos vc como proficional, mestre e amigo.
    Sem Mais.
    Só agradecemos.
    Ass. Wilson e Marcio.

  15. [...] Leia também este artigo no Blender Total (clique aqui). [...]

  16. Impressionante as iniciativas do Blender Total, e do Caleb.

    Muito obrigado por socializar tanto conhecimento de forma tão simples e objetiva.

    Parabéns!

  17. na parte 3 do tutorial !
    como faço pra importar o personagem e o esqueleto ao msm tempo igual vc fez ??

  18. já aprendi =)

    eu que tava fazendo asneira aki =)

    bom tutorial =)

  19. Muito bom tutorial.. ajudo de mais.
    Só to com uma duvida. Eu estava fazendo tudo certo ate a parte 4 ontem mas ja tava tarde dae salvei e fui dormir. Hj de manha quando abro o projeto a modelagem ta rosa tudo sem textura. Sab como arrumo?

  20. Ja resolvi.. vlw

  21. Muiiitoooo booooooooooooom!!!

    Valeu cara!!!
    Acho que esse é o primeiro tutorial completo sobre Game Engine do Blender!!!!

    Muito Obrigado mesmo!!

  22. Fantastico. Realmente mostra, com simplicidade, muitos recursos do blender. parebens!

  23. nao tem como fazer download desses videos…..

  24. Muito util, eu sempre tinha duvidas em fazer algumas coisas nos meus jogos, mas ajudo muito, valeu msm.

  25. como fazer o download da “texturas, personagem e sons” ficarei muito agradecido

  26. Muito bom o tutorial Caleb, muito completo..
    Mas tenho uma pequena dúvida, o meu personagem quando bate na parede ele volta como se ela fosse um elástico…
    O Rot o Damp e o Form são pra isso? Botei eles no máximo, mas não alterou nada…

    Parabéns

  27. E AEW CALEB AKONTECEU O MESMO KOMIGO, SALVEI E AGR TAH TUDO SEM TEXTURA, ME EXLPLIKA O PASSO A PASSO PRA VOLTAR ELAS, EU JÁ TINHA TERMINADO ATÉ O TEXTURA DA PAREDE DO KASTELO, FIKA TUDO SELECIONADO E ROSA, SERÁ KI VO TER KI KOLOKÁ TUDO DE NOVO, EU TENTEI FAZER O KI VC FALO MAIS NAO TO KONSEGUINDO, DÁ UMA AJUDA ALGUEM AEW.

    ABEAÇOS.

  28. Resolvi Caleb vlw mesmo assim…kkkkkkkkkkk.
    Mais vo dá um help kaso akonteça kom alguem.
    Eu tinha movido a pasta de texturas fora da pasta onde estavam salvos os arkivos do jogo, intao sumiu mesmo, vacilo meu, daí só kolokei de volta e tah tudo normal de novo, mais isso quer dizer que eu nao posso mover as texturas de pasta mais ?? A e mais uma duvida, tem como tipo eu pegar e criar uma linha na parte da parede da torre do castelo e colocá-la em diagonal, pq tipo eu to afim de fazer uma janela lá, se tivé me fla como crio uma linha de forma livre como se fosse desenhar mesmo ow algo do tipo, tbm gostaria de saber se tem como apagar, sem dar delete em vértices, arestas e faces, tipo um modo de apagar como se fosse uma borracha mesmo, ir apagando aos poukos só o q eu quero, tipo metade de uma aresta e tal. Espero q vc tenha entendido o q eu quis dizer.

    Parabéns pelo tuto caleb.

    Abraços.

  29. É o seguinte galera meu personagem rela na parede ou kualker outra koisa e volta komo se fosse uma bola, ele bate e volta, eu dexei as konfiguraçoes de damp, rot dampo, mass, form e raidus igualzinhas tao no video e tbm se eu korrer meu personagem atravessa a parede, alguem de uma ajuda aew, nao sei pq tah akontecenu isso.

    Abraços.

  30. muito bom esse tuto caleb!
    espero que você faça mais tutoriais, melhores que esse.
    estou aguardando…

  31. Ola, seria muito interessante se fosse disponibilizado pra download os videos, há essa possibilidade?

  32. Espectacular!! Grande tutorial, não imaginava que era possível fazer um jogo completo apenas no Blender!! :-)

  33. to começando agora no blender mas ja to case la so mais alguns ajustes e >>>>>>>>>>>quem quizer trocar umas ideias me adi no orkut raulcesar2008@hotmail.com

  34. Ótimo, muito bom mesmo, agradeco pelas dicas, tirei muitas duvidas a respeito do game engine.. muito obrigado!!!boa sorte…

  35. Muitos parabens!!! tirei muitas duvidas !!!

    obrigado!!!!!!!!!!

  36. oi valeu mesmo
    mais so uma perguntinha
    na onde consigo a fonte q vc usou pras moedas ?
    o melhor tutorial q ja vi muito bom
    ei pessoal pra quem naum sabe procura a conta do caleb ele tem muito mais tutoriais vai te ajudar muito com mais duvidas
    brigadu e aguardo sua resposta

  37. a conta dele ta no youtube

  38. ei caleb tudo bem q vc tava danu um exemplo
    mais vc coloca a musica do bebado pra toca
    c eu pudesse eu matava miu q eu so cabra home rsrsrs
    muito bom os mais completos tutoriais q eu ja vi
    apesar de quase tudo q eu aprendi na GE foi vc q ensinou
    OBRIGADO

  39. esse progama do game engine é gratuito?

  40. PO cara o tutorial é muito show porem eu nao to conseguindo jogar
    salvei do jeito que vc esxplicou mas ta dando erro no blender.
    e nao quer abrir. oque que eu faço?????

    muito obrigado

  41. Gostei da Musica !!! – “se eu pudesse matava mil” kkk…

  42. cara achei mto legal
    eu ainda os ruim no blender
    mas se cntinuar eu consigo fazer um jogo bem legal

  43. queria saber se com o blender eu posso fazer um jogo on line, tipo hagnarok, taikodom que é totalmente 3d?

    • Dificil. Existem programas especializados em jogos online. O Blender com certeza não é o mais indicado, mas você pode usar ele para fazer os modelos de personagens, casas etc.

  44. awe valew memo nota 10 pra esse tuto
    eu trabalho no blender a um mes e com esse e outros tutoriais eu ja peguei a maioria dos mecetes para blender uma revista tbm muito boa é a procedual quem poder baixem!

  45. e ai gente alguem pode me ajudar quando eu vou colocar as texturas elas ficas algumas viradas para baixo e outras para cima.
    tipo assim: eu faço tudo igual ao video só que na hora da textura eu faço como ele mostra e aperto u,reset e quando a textura apareçe fica uma para cima e outra para baixo do casteluma no solo em cima e outra no solo em baixo como eu arrumo isso….
    meu email é lucasdepaulasantos@gmail.com

  46. OPS PESSOAL EU SOU UM BURRO MESMO O MEU PROBLEMA ERA Q EU NÃO HAVIA PRESTADO ATENÇÃO NAQUELA HORA QUE EL FALOU DAS PEÇAS QUE PODIAM ESTAR VIRADAS E ESSE ERA O PROBLEM A PEÇA ESTAVA VIRADA ENTÃO EU JA RESOLVI OBRIGADO ASSIM MESMO

  47. Parabéns pelo tutorial, achei muito bacana mesmo, mas uma coisa está me intrigando. Meu personagem sempre é arremessado para trás ao esbarrar em algo, e sai patinando pelo cenário. Como proceder para ele não fazer mais isso?

    Abraço

  48. Muito massa
    aprendi a fazer
    vlw brother

  49. Realmente incrivel. Otimo Tutu ta de parabens amigo, deus te ilumine e que sempre venha com novos tutus. vlw

  50. oi, primeiramenet parabens o tuto tah otimo mas aki eu tive uns problemas, o meu personagem kuando encontas nas paredes ele sempre entra um pouko nelas, e se vier correndo passa direto,…alem de ser arremessado pra traz kuando eu paro de mandar ele tentar passar pelas paredes, segui o tuto direitinho,..nao entendo pq deram resultados diferentes, sera alguma opçao q nao foi citada e esta desligada aki,….uso o 2.48a

  51. Muito legal caleb parabens vc é craque nisso!!!!o dos pontos não consegui fazer mas deixa mas ficou massa!!!!!!!!!!!

  52. mesmo problema , colisao com as paredes o player volta patinando , quem conseguiu resolver , pode dizer o procedimento…

  53. Tem como um objeto emitir luz propia…? se tiver por favor me ajudem…!!

  54. Cara, foi o melhor tuto que vi em toda minha vida…
    espero que tenha mais rsrsrsrsrsr :)

  55. Tatasoka,

    Se não for pedir muito, afinal, como faço para meu personagem parar de ser jogado para trás quando esbarra em algo? Pode dizer com detalhes?
    .
    Muito agradecido

  56. Mto legal cara.
    Conserteza vou usar isso em tdos os meu games xD

  57. Tatasoka,
    ainda sobre o personagem do tutorial, no meu pc, ficar patinando, deslizando para trás quando bate em algo, eu não entendi quando você falou “diminuir a malha responsável pela colisão”?. Mudar as configurações? Por gentileza, se puder citar os comandos específicos ou dar exemplos, agradeço, porque ainda não passei por esta dificuldade.
    .
    Vlw.

  58. Fantástico!
    Ótimo tutorial e belíssima iniciativa.
    Obrigado e parabéns!

  59. Olá Caleb Souza… 1º parabens vc é craque…
    andei lendo os comentarios antes de escrever o meu, e percebi que o meu problema é parecido com o da maioria, no meu caso o meu personagem sai vuando do cenario… acho q deve ser um problema nas configurações de colisao tbm… mas não sei como alterar elas… da uma força ai.. até porque tava tudo dando certo até chegar na parte 4 do tutorial.. e eu sempre tenho este mesmo problema em outros tutorias…

  60. Ola Caleb sou eu dinovo…
    realmenti não sei como resolver esse problema… eu ate adicionei outro personegem mas aconteceu a mesma coisa o danado parecia o super homem sai vuando… gostaria de poder enviar pra vc pra vc interder direito o problema… adorei o blender apesar deste problema esta me tirando o sono este é o unico e pior problema q tenho com o blender , intao si vc poder mi ajudar vai esta me tirando um problemao vale Caleb espero resposta
    velew

  61. [...] Tutorial: Criando um Jogo Completo [...]

  62. É caleb ja estou quase desistindo mesmo acabei de ver um novo tutorial seu… e nele você parece que esta tentando resolver um problema parecido com o meu””” http://vids.eu.org/view-id-2591991.html “”” mais uma vez seguio tutorial passo-a-passo…
    e adivinha ???? o problema continua realmente igualzinho… cheguei ate pensar q era um especie de bung da minha versão do blender que é a 2.49…ai instalei a versão 2.49a nada o problema continua….
    naum sei mais oq fazer mandei tambem um e-mail pra vc “””supertecurso@gmail.com”””” com um anexao do jogo q estava tentando fazer ate chegar nesse problema… o Caleb si não for pedir muito da uma olhadinha com carinho ai nessas parada ate pra que eu passa ajudar a espelhar a resolução desse tipo de problema…
    mesmo porque eu achei o blender muito loko e este problema esta cendo uma preda no meu caminho
    S.O.S

  63. o meu problema tambem é esse, quando aperrto P o meu personagem sai voando do cenário nao sei oque fase por favor alguem me ajudeee!!!!!!!!!!!
    VLW!!

  64. Cara eu consigui soluciona o problema acima! só q.. olha sabe o Radius, do quadrado la eu dexei 0,1 aí o personagem não saiu mais voando, queria sabe se tem algum problema, tem???? tomara q naooo!! xD

  65. corrigindo acima, dexei 0,11

  66. Cara o que foi isso, velho, chocante msm, sem palavras, PARABENS !!!

    NARRATIVA SHOW DE BOLA, DIVERTIDA, PERFECT !!!

  67. O tutorial é muito bom, mas para dar realismo era melhor adicionar GLSL, e fiz! Ficou show e muito realismo! Contudo Caleb seu tutorial é muito bom, ah essa musica do cara se pudesse matava mil, foi um cara que foi preso, ele tava muito louco isso aconteceu no estado do Amazonas se não me engane, ele apareceu na televisão e começou a falar besteira rsrsrs ai, os caras pegaram a voz dele e montaram um Fank… saiu muito engraçado, mas contudo Caleb esta de parabens seu tutorial, e pela comunidade Blenderiana muito obrigado!

  68. mtuito bom cara parabens tutorial exelente,mas tenho uma pergunta onde eu baixo esse boneco?

  69. eu achei o site para baixar é o mesmo q eu baixo musicas e video valeu

  70. Cara Eu nao Consigo Fazer a Extruçao eu aperto no E e nao acontece nada

  71. Vlw Caleb o tutorial ajudou muito.

  72. parabens pelo tutorial você tem futuro na programaçao
    parabéns

  73. o como se faz pra ve a visao lateral

    mmmmmuuuuiiitto legal o tutorial

  74. Aeeeeeeeeeee consengui fazer meu primeiro jogo no blender :)

    valeu pelos videos eu aprendir muito :)

  75. Cara muito bom msm!!!! foi o melhor tutorial q eu jah vi! eu aprendi muito msm, vlw!

  76. eu quero sabr porque que quando eu aperto p para testar ai eu aperto novamente e nao sai mais.

  77. Muito boa a iniciativa e dedicação, Parabéns

  78. como faço para criar o esqueleto q da o movimento no pesonagem queria fazer em um personagem criado por mim para por nesse jogo

  79. Olá, boa noite. Adorei esse tuto. Parabéns ao Caleb =) Porém, pelo o que li estou com o mesmo problema de muitos. Quando cheguei no quarto video, o meu personagem ao invés de ficar no chão ele sai voando. Tentei modificar o Radius, o Damp, o RotDam, o Form, a Mass, simplesmente TUDO inclusive deletar e colocar outro personagem, só que ele continua voando. Por favor, se alguem puder me ajudar eu agradeceria e muito.

    • RESOLVER PROBLEMA: Personagem voando.
      PARA TODOS QUE TEM ESSE PROBLEMA EU RESOLVI DESSE JEITO, CLICAR NO PERSONAGEM (NÃO NO ESQUELETO E NÃO NA CAIXA[A CAIXA TEM QUE FICAR OU EM DYNAMIC OU EM RIGID BODY]) E MUDAR A CONFIGURAÇÃO DELE DE STATIC PARA DYNAMIC.

      PERSONAGEM CORRE E ATRAVESSA PAREDES.

      MENU SHADING(OU F5), SUB MENU WORLD BUTTONS, ABA MIST/STARS/PHYSICS, NA OPÇÃO SUB MUDE PARA 2 OU 3 OU 4 OU 5. ESSA PROPRIEDADE SERVE PARA SIMULAR A FISICA DE TODO O JOGO COM MAIS PRECISÃO.

  80. Cara realmente você é o melhor cara que eu axei até agora pra cria jogo é o unico tutorial que mostra tudo certinho como criar um jogo…

  81. perfeito
    cara vc ta de parabéns

  82. Muito bom, Caleb! Me ajudou em várias coisas, e agora, estou criando um jogo maior de FPS com a sua ajuda e de outros tutorias. Muito Obrigado!
    Abraço.

  83. Ei, parabéns pelo tutorial. Alguém já conseguiu resolver o problema do personagem sair voando quando aperta P? Por favor, ajuda ae!

  84. Valeu velho
    Com esse tutorial eu consegui impressionar meu chefe e fui promovido a criador de cenários depois de um tempo eu disse ao próprio onde tinha aprendido tudo isso.

    Valeu, qualquer tempo desse eu te dou uma “ajudinha” com o Blog !!!

  85. powa o melhor tutorial que eu já vi…
    vo falar pra galera aki visitar tbm
    flw

  86. muito bom caleb agora eu to criando um proprio jogo baseado no seu tutorial vlw pelas dicas flw

  87. gostei melhor tutorial que ja vi

  88. Aew Galera

    Descobri o Problema Do Voo

    Fassam o Seguinte Selecionem o Perssonagem (Nao o Esqueleto)
    e Coloquem Dinamic e a Massa Coloquem 15 e Pronto
    Vlw

  89. muito bom

  90. sobre o problema do personagem sair voando era o seguinte no meu o cubo em volta tem q ficar em dynamic a armature tem q ficar em no colision e o personagem tbm tem q ficar em no colision
    no meu eles tava em estatic por isso q voava

  91. Esse blender é o velho ou o novo???

  92. qual a tecla de atalho para a visão lateral?

  93. Ah,no “Moedas Venture” vc não precisa pegar as 10 moedas para passa de faze, é só você correr em direção a porta que ele atravessa ela(na verdade ele atravessa tudo) e chega na segunda porta e passa de fase.

  94. como vc muda as visões, como lateral, vista de cima, etc…tipo aos 7:27 do primeiro video?

  95. Que otimo Caleb, procurei muito na net uns tutoriais assim e so encontrei o seu, goetaria muito de me manter atualizado com seus tutorias sobre blender, estou aprendendo muito,valeu!

  96. Cara, parabéns pela idéia, iniciativa e ótimo trabalho q vc fez aqui! Estou começando com animação agora e com certeza voltarei incontáveis vezes para absorver todo este conhecimento.
    Quando crescer quero ser como vc! kkkkkkk
    Abs!

  97. olha é otimo esse tuto mais qual versão do blender é essa?

  98. vlw caleb, essas dicas são muito legais, agora eu vo tentar fazer o meu jogo.fui!

  99. muito bom! fiz ate novos cenarios!!!!!11

  100. olá,como eu vejo a visão lateral?

  101. Otimo tutorial o melhor que ja vi ate hoje mais explicado seria bom se alguem colocasse um tuto sobre como trabalhar com os bones com personagens assim. apanho com isso ate hoje kkkkkkkkkkkk.

  102. como coloco visão lateral no notebook??????? thanks!!!

  103. monstruosamente muito bom vc chrga longe assim

  104. q versao vc esta nesse video 1

  105. Ola,gostaria de fazer uma pegunta:
    O Blender 2.49 baixado no baixaki tem virus?

  106. :D :D :D :) ;)

  107. Olá Caleb, parabéns pelo tutorial, ótima explicação.Espero que você publique mais tutoriais falando sobre outros conceitos de criação, como sistema FPS e também animações em geral.

    Abs!

  108. esse jogo vai ser emocionamte

  109. legal sou freu já é mano

  110. adoreiiiiiiii! mas que pena que o meu blender é 2.60 queria que fosse 2.58 igual o seu :'(

  111. cara obrigado pelos tuto consegui baixa o blender 2.49

  112. muito bom

  113. Surgiu algo inesperado enquanto seguia o tutorial de numero 05,ao criar o parentesco entre o cubo que envolve o personagem,e o plano que é a sombra,o parentesco parece anular o efeito de gravida, então ao ligar o modo jogo (tecla p)o personagem sai voando,alguem faz idéia de como posso resolver o problema?
    Já refiz o tutorial várias vezes e o revi tbm para garantir que não fiz nada de errado e mesmo assim o problema permanesse.

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 145 outros seguidores

