Salvar Automaticamente seus Renders.

Toda vez após renderizar uma imagem você deve salvar manualemte no menu File > Save Rendered Image… ou usar o atalho F3. E já aconteceu comigo de renderizar uma imagem por um longo tempo e após finalizar o render fechar o Blender pensando que a imagem estaria salva.

Para evitar problemas como este e economizar tempo você pode usar o script Autosave Render. Com ele toda imagem que for renderizada será salva na pasta que você escolher. Veja abaixo como usar o script.

Primeiramente você deve baixar o script nesta página. Clique com o botão direito sobre o link AutoSaveRender.1.py e escolha a opção Salvar link como… e salve onde você desejar.

Abra o arquivo Python com o Blender como texto. Para fazer isso você deve mudar uma das janelas do Blender para Text Editor.

auto11

Clique em Text e escolha a opção Open (ou use o atalho Alt+O). Navegue pelo seu HD e enconte o local onde você salvou o script.

auto2

Se tudo ocorrer corretamente o script será mostrado no Texto Editor. Após abrir o script a janela Text Editor não será mais necessária, então você pode mudar para a antiga janela (no meu caso é a 3D View).

Agora vamos configurar um Script link para que toda vez que a imagem for renderizada o script seja executado (e dessa forma o render será salvo automaticamente). Vá até o painel Script e crie um novo Script link clicando em New na aba Scriptlinks.

auto3

Ao clicar em New um menu abrirá com 2 opções: Text e AutoSaveRender.1.py. Escolha o script AutoSaveRender.

auto4

Mude então a opção FrameChanged para Render, já que queremos que o script seja executado a cada render.

auto5

Pronto. Seu script já está funcionado, falta apenas um detalhe para configurar: a pasta e o nome do arquivo. No Painel Scene (F10) você encontra uma aba chamada Output. Nela você pode escolher o local em que o Render será salvo.

auto6

A pasta padrão é a tmp (no Windows). Não sei como funciona em outros sistemas. Para mudar a pasta basta você clicar na ícone em forma de pasta e selecionar algum local em seu HD. Eu vou salvar no Desktop.

auto7

Repare que depois do local onde eu quero salvar eu escrevi Image. Este será o nome da imagem quando ela for salva. No nome será acrescentado também alguns números para organizar as imagens, ou seja, no primeiro render que eu fizer o nome da imagem será Image_0001. O segundo será Image_0002 e assim por diante.

Mas tome cuidado! Se o script estiver ativado, toda vez que você renderizar uma imagem ela será salva, então aqueles renders que você faz só para ver uma mudança na cena também serão gravados. Lembre-se também que para renderizar uma animação você deve mudar o formato do render, caso contário cada frame será salvo em um arquivo diferente.

About these ads

~ por tatasoka em 5 de janeiro de 2009.

Uma resposta to “Salvar Automaticamente seus Renders.”

  1. Legal. Isso bem que poderia ser uma opção pra gente marcar no painel de render… Não deve ser tão difícil de implementar pra quem entende de python né?!

    Vai ser muito útil, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 140 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: