Tutorial: Aternação de Controles na Game Engine

Bom, chegou a hora do Blender Total trazer algum tutorial de Game Engine. Mas valeu apena a demora, porque desta vez você terá um ótimo tutorial.

Para os famintos de Game Engine, que sempre sonham em fazer jogos como GTA, mas que encontram dificuldades na hora de fazer o personagem entrar dentro carro, ou vice-versa. Essa troca de controles, ou seja, controlar o carro somente, sem ser que o personagem vá também, ou controlar o personagem sem afetar o veiculo, é algo que faz de muitas pessoas desistirem de seus projetos de jogos.

A alguns dias estive pensando sobre isso e realizei um vídeo tutorial. Bom ,aponto disso não irei mais falar, veja o tutorial você mesmo:

Creio que de para fazer tudo, exatamente como no tutorial. Apesar de estar com qualidade baixa, é possível ver todos os passos sem se perder. Neste tutorial você aprenderá diversas coisas, como:

Dinâmica do Blender

Alteração da posição do Raio

Propriedade Bool

Sensores, Controladores e Atuadores

Ligação dos mesmo entre vários objetos

Alternação de Câmeras

Colocação de Script Python

Alternação de Controles

Muitas coisas dessas irão lhe ajudar agora mesmo ou futuramente. E falando nisso temos que ressaltar sobre o Script Python que foi utilizado no tutorial para o personagem sair do lado do carrro ao apertar espaço.

Copie o código abaixo e cole no Bloco de Notas. Quando for salvar defina o nome: “PosicionarPersonagem.py”

# VARIAVEIS DE CONFIGURACAO
carro = “OBCarro” # Nome do objeto carro
sairX = 5 # quanto de distancia do carro o personagem vai sair no eixo X
sairY = 0 # quanto de distancia do carro o personagem vai sair no eixo Y
sairZ = 0 # quanto de distancia do carro o personagem vai sair no eixo Z
#—————–
import GameLogic as G
#Buscando variaveis
cont = G.getCurrentController()
personagem = cont.getOwner()
cena = G.getCurrentScene()
carro = cena.getObjectList()[carro]
if carro.ativo:

	x = carro.getPosition()[0]+sairX
	y = carro.getPosition()[1]+sairY
	z = carro.getPosition()[2]+sairZ
	personagem.setPosition([x,y,z])

Lembrando a todos, que qualquer dúvida, crítica ou sugestão, basta postar um comentário ou enviar um email que logo você será respondido.

Muitas pessoas haviam pedido o arquivo do tutorial, porêm eu tinha formatado o computador e esquecido de fazer o back-up do mesmo, até que lembrei que Diego Rangel tinha enviado o original por e-mail.

Então aqui vai o arquivo do Game, que demorou um certo tempo mas finalmente está disponível!

Clique Aqui

Bons Estudos.

~ por Caleb Fernandes em 17 de fevereiro de 2008.

27 Respostas to “Tutorial: Aternação de Controles na Game Engine”

  1. Ola Pessoal meu nome é William gostei muito do video tutorial e segui passo a passo até o final, fiz tudo direitinho so que quando fui colocar o Script no blender não surtiu efeito o personagem continua saindo bem longe do carro gostaria que voceis me ajudasem a resolver o problema ficarei muito grato obrigado.

  2. [...] Muitas pessoas que gostão de GTA e de Blender já tentaram fazer jogos assim, agora chegou a solução final. Fiz o tutorial e postei no Blender Total, clique neste link para ver. [...]

  3. William,

    Meu nome é Caleb Souza sou o autor do Tutorial. O que ocorreu com você deve ter ocorrido com outras pessoas pelo devido fato que já foi corrigido:
    As ultimas 4 linhas do script estão em TAB, mas quando colocamos o Script aqui no Blog, o WordPress ignorou este espaço do TAB, ou seja, as ultimas 4 linhas ficaram igual as demais e isso gera um certo problema fazendo com que jogo não possa opera-lo. Você pode ver isso na janela de console.
    Então faça o seguinte, quando for adicionar o script de TAB nas ultimas 4 linhas ok?

    Desculpe o Erro, tente novamente.

    Bons Estudos

    Caleb Souza

  4. eu gostaria de saber como movimentar um boneco
    que esta ai pra baixar mais nao sei como fazer ele si mexer

  5. quero importar estadios com arquivos .sef , mas n consigo, pois no menu import n existe essa opção, e ja vi um video tutorial ensinando a fazer assim. como devo proceder?

  6. Olá Bruno, bom sinceramente acho que você deve arrumar um convertor de extensão.
    Ou um programa que possa ler esta extensão, como um outro software 3d, pois já que o blender não le.
    Então você importa com extensão .sef, e exporta como outra que o blender le, exemplo:
    .obj
    .3ds
    dentre outros.

    Bons Estudos

    Caleb Souza

  7. Oi Caleb Souza…

    Eu tentei rodar o seu script e não deu em nada, e não, não é o problema com o espaçamento do TAB.

    Como vc havia dito no vidio tutorial que disponibilizaria o .blend eu gostaria muito de ver como vc fez…

    Obrigado

  8. Olá Blender Total! muito bom o desenvolvimento deste site. Sou iniciante e tenho gostado muito dos resultados espero aprender cada vez mais com vocês, ai vai um grande abraço.

  9. Oi Caleb

    É o Nycholas de novo voltei pra ver se você poderia disponibilizar o .blend desse tutorial…

    Caso não queira postar aki nos comentarios ma mande no email
    nweissberg@hotmail.com

    grato.

  10. Olá Nycholas,

    Falei com o Caleb e infelizmente ele formatou o computador dele, o tutorial já é bem antigo.

  11. Oi Caleb
    eu tentei por o script e tambem nao deu certo e nao era o problema do espaçamento com o “tab”

    tem alguma soluçao
    valewwwwwwww

  12. Olá Felipe
    Bom se assegure que seu pc tenha o Python instalado e que você salvou o arquivo com o nome .py

    Abraço

  13. por favor me mandem este video tuto, pois tentei baixar e não consegui, e para ver no meu computador dreto do site, ele fica travando. agradecido

  14. o vide nao ta mais ai

  15. Pessoal, o código está corrigido.

    Agora ele já está postado da forma correta, não tem necessidade de criar o espaçamento nas ultimas linhas. Vocês podem copiar diretamente daqui e salvar.

  16. mto bom o tuto
    caleb é fera

  17. ae rapaz, eu gostei do vídeo, mas achei que vicou muito virtual, ou seja, falta um pouco de 3D, eu gostaria de fazer o download de todos vídeos como eu faço?

  18. Oi gostei muito do tutorial
    Mais estou com 1 problema quando vou colocar o nome do sript e aperto enter ele some , e meu personagem nao sai perto do carro .
    se puder me explicar o porque eu agradeceria muito
    obrigado

  19. nOSSA QUE MASSA!!! MUITO LEGAL CARA EU TROQUEI OS BOTOENSW FRENTE S ATRAZ A ESQUERDA D DIREITA F SAIA DO CARRO E ENTRA

  20. ai caleb, muito bom,eu testei e deu serto, soqueria perguentar,
    como que eu faço para que a roda do caro vire, senque o carro rotacione junto, só vira quan eu ando, como faço iço?
    valeu!!!!!!!!!

  21. Ola parabens pelo tutorial

    mais eu queria que me ajudasem. como posso importar o plugin para o blender.

    obrigado.

  22. Afff fiz tudo o que tava no tutorial e nao deu certo

  23. Ola pessoal, beleza

    Estou querendo fazer uma video-aula sobre o blender pra um colega de trabalho onde damos aulas de informática, propus a ele criarmos algo pros alunos, mas ai venho o problema agora.

    Gostaria de perguntar a vocês que criam video-tutoriais, qual programa usar? baixei o trial do camtasia 6, mas quando abro o Blender 2.49, a tela do blender fica dando algumas piscadas em preto e não aparece o conteudo apresentado no blender só o ponteiro do mause aparece na tela preta, ai quando eu dou um clique e seguro o botão a tela do blender aparece, o que pode ser?

    Sei que aqui não é o lugar certo pra perguntar isso, mas afinal é relacionado com o blender.

    Obrigado

  24. A já descobri o BUG!

    Quando esta gravando na tela custon, ou seja, pegando pequenos locais, como por exemplo só a tela do blender sem a barra te tarefas do windows ele da umas pisacadelas em preto, rsrs, mas quando grava em full screm ele funciona perfeitamente.

    RSRSR

  25. boa tarde!!
    meu nome e silvestre
    eu gostaria de fazer um elogio ao seu trabalho que e exelente
    todos esses tutoriais e videos que tem ajudado tantas pessoas principalmente eu que aprendi bastante o blender apesar de nao saber programaçao!!!
    mais e isso ai
    um abraço

  26. Camtasia Studio.

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 145 outros seguidores

