Tutorial: Mudando de Ícones

No Blender é possível modificar muita coisa na interface, neste tutorial você vai aprender como mudar os ícones do seu Blender.

Para começar é preciso ter os ícones. Você pode fazer os seus, ou usar algum set de ícones pronto. Neste post no BlenderArtists você econtra uma série de ícones feitos pelo mesmo autor. Eu usei este:

Salve a imagem na pasta “icons” do Blender, caso ela não exista, crie uma (C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\icons). Não esqueça de salvar a imagem em algum formato que possua canal de transparencia.

Atenção: se você não encontrar esta pasta é porque ela está em outro lugar. Agora a pasta de icones fica em Dados de aplicativos. O caminho para encontrar é semelhante ao abaixo. Da mesma forma que no caso acima, se você não econtrar a pasta crie uma:

C:\Documents and Settings\”Nome do Usuario”\Dados de aplicativos\Blender Foundation\Blender\.blender\icons

Agora vamos fazer com que os ícones apareçam no Blender. Abra o programa e arraste o menu superior do Blender para baixo, com isso um painel vai aparecer. É ali que você customizar o programa, podendo mudar desde a fonte em que tudo está escrito até mudar a iluminação da 3D View. Mas isso não vem ao caso, nós queremos mudar os ícones. Depois de ja ter arrastado certifique-se de que a opção Themes está ativada. O tema do seu Blender deve ser o Default, ou seja, o que já vem pronto junto com o programa. Clique Add para que você possa modificar as opções. Logo após selecione, do lado do botão Add, a opção UI and Buttons e abaixo mude para Icon File:

Agora é só selecionar os ícones. No lado direito você pode ver que está selecionado os ícones Built-in como padrão. Para mudar clique na flecha ao lado para um menu aparecer, ali estão os ícones da pasta “icons”. Selecionei o meu que no caso está com o nome “jendrzych2iz9″

Pronto, já é possível ver a diferença. Se você quiser mudar ainda mais o visual do Blender mude de Icon File para Drawtype e veja que as seguintes opções apareceram: Shaded: os botões em formato padrão. Rounded: os botões com as bordas arredondadas. Minimal: botões parecidos com o Shaded, mas sem borda e com relevo. E por último OldSkool: botões no estilo das versões antigas do blender. Veja abaixo as mudanças:




Pronto, agora é só ver a melhor combinação e usar o Blender com ícones personalizados! Ah, não esqueça de salvar as preferências para que toda vez que você abrir o Blender ele esteja como você configurou. Você pode fazer isso indo no menu File e selecionado a opção Save Default Settings ou utilizando o atalho Ctrl+U.

About these ads

~ por tatasoka em 21 de janeiro de 2008.

16 Respostas to “Tutorial: Mudando de Ícones”

  1. Muito interessante isto, mostra como o blender é bem versátil e é capaz de ficar com a interface ao gosto do usuário e talvez até mais que as ferramentas proprietárias. ;)

  2. [...] Set de Ícones! Mês passado que postei este tutorial de como mudar os ícones do seu Blender! Pois é, se você não viu, veja, seu Blender fica de cara [...]

  3. Eu ainda estou conhecendo a ferramenta, mas náo sei nenhum comando, espero aprofundar aqui os conhecimento e poder matar a minha sede de conhecimento…

  4. Oi! Gostaria de saber como faço pra o Blender identificar os novos icones. Criei uma pasta icons e coloquei os arquivos png lá e só aparece Built-in, nem colocando na pasta Blender aparece. Vou desistalar tudo e instalar novamente. Acredito que não vai dar certo. Você tem alguma outra idéia?

  5. Que estanho. Você tem certeza que a pasta está assim?

    C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\icons

  6. Oi! Não está no C:\Arquivos de programas\Blender Foundation\Blender\.blender\icons. Estou com duas partições, uma para Windows e outra para programas. O Blender está em D:\Arquivos de programas\Blender e é dentro desta pasta Blender que se encontra a pasta icons. Aproveitando a sua atenção como faço para deformar o lado direito de um cubo a medida que deformo o esquerdo? Uma deformação proporcional, mecho em um vertice do lado direito e o do lado esquerdo tambem deforma.

  7. não estou conseguindo por .Criei uma pasta icons e coloquei os arquivos lá e só aparece Built-in, nem colocando na pasta Blender aparece. por favor respondam rápiiiiiiiiiiiiiido

  8. Jonathan,

    Você reiniciou o seu Blender? Feche e abra ele novamente, talvez os novos ícones apareçam.

  9. Isso funciona no Linux eu tentei e não consegui.

  10. Ricardo, no Linux as pastas devem ser diferentes. Não sei se tem como fazer. Infelizmente só tenho conhecimento com o Windows.

  11. No linux q eu saiba tem q recompilar o blender

  12. Não entendi tb como baixar os ícones, não sei se estou bêbado mas vi enhum link no tutorial acima para baixá-los. Há algum site tb para q possamos escolher outros? Obrigado!

  13. Mal pela quantidade de posts mas consegui sim mudar os ícones no linux

    Para quem tiver dúvidas, salve a imagem acima ou + essas 2 nesse link
    http://my.opera.com/area42/blog/show.dml/674138

    Salve-as em .png para manter a transparência.

    Depois vá para a pasta do blender no linux (nele ela é oculta)

    /home/nome_do_usuario/.blender

    Lá vc cria uma pasta chamada “icons” e coloque as imagens dentro dela.

    Ao abrir o blender no linux, faça as mesmas etapas no tutorial ou no link q postei e pronto.

    Qualquer dúvida só me enviarem um email.

    Flw

  14. consegui…. parabens a vcs pelo tuto

  15. Excelente tutorial!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 138 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: