Tutorial: Efeito DOF

DOF é a sigla que vem do ingles Depth of Field. Este efeito ocorre naturalmente em nossa visão e também em fotografias. Os objetos em foco ficam com qualidade e os que não estão em foco perdem a qualidade e ficam borrados. Em alguma foto ou até mesmo na sua visão os objetos que estão em foco ficam normais, em “alta qualidade”, ja os demais que estão fora de foco, ofuscados, ficam sem qualidade.

Quando queremos produzir uma imagem realista no computador não podemos esquecer desse efeito. E o Blender não deixou isso de fora!

Para fazer esse efeito nós iremos utilizar o Nodes Editor do Blender. Também é possível faze-lo diretamente no render, com renderizadores externos, como o YafRay, mas o problema é que a renderização fica mais pesada e demora muito tempo.

O Nodes Editor é capaz de editar tanto materiais, chamado Material Nodes (caso você queira saber como funciona, consulte este tutorial: Como fazer material de carro) quanto imagens, chamado Composite Nodes (é o que nós vamos fazer agora)

Para começar, é preciso ter uma imagem renderizada. Eu vou utilizar uma que fiz especialmente para este tutorial:

Com uma imagem renderizada podemos ir para no Nodes Editor. Feito isso certifique-se de que a opção Composite Nodes está ativada . Também ative a opção Use Nodes, logo ao lado da opção Composite Nodes. Agora podemos começar definitivamente! Adicione uma janela do tipo Map Value (Add>Vetor>Map Value) e nela faça o seguinte: mude o valor da opção Offs para 2.03, a do Size para 0.024, do Min para 0.32 e do Max para -6.58. Com os valores alterados ligue a opção Z da janela Render Layers na opção Value da janela Map Value. Veja se ficou como na imagem:

Agora adicione uma janela ColorRamp (Add>Convertor>ColorRamp). Nela será preciso modificar as barrinhas de cores. Antes, adicione uma nova barra clicando na opção Add e modifique sua cor de cinza para branco. Feito isso, agora precisamos mudar a posição das barrinhas. Mude para que fique igual as da imagem, e não esqueça de ligar a opção Value da janela Map Value na opção Fac do ColorRamp:

PS: a barra preta irá determinar onde está o foco, portanto se a barrinha preta estiver mais para a esquerda o foco será mais mais na frente, se ela estiver para a direita, o foco será atraz. No final do tutorial você pode acompanhar alterações no foco!

O próximo passo é adicionar uma janela do tipo Blur (Add>Filter>Blur) para que ocorra o desfoque. Ligue a opção Image do ColorRamp na opção Size da janeça Blur e mude (na janela Blur) o valor de X e de Y para 12. (os valores podem variar de acordo com a necessidade de cada um). Também mude o tipo de Blur de Flat para Gauss. Verifique se está como na imagem:

Para finalizar adicione uma janela do tipo Composite (Add>Output>Composite) (isso se ainda não tenha uma). Agora ligue a opção Image da janela Render Layes na opção Image da janela Blur. E final mente a outra opção Image da mesma janela Blur na opção Image da janela Composite. Confira se a montagem do seu Nodes ficou com a mesmo estrutura da imagem:

Pronto! Agora é só renderizar. Lembre-se de que os valores podem ser alterados de acordo com a necessidade de cada um. Não se esqueça de ativar no menu Scene (F10) e na aba Anim a opçao Do Composite, isso serve para que o resultado do Nodes Editor apareça na renderização.

Acompanhe agora a diferença de foco de acordo com a posição das barras da janela ColorRamp. Na primeira imagem o foco está na bola rosa, já na segunda imagem, o foco está na bola verde. Clique nas imagens para ampliar.

Não esqueça de ativar a opção Do Composite no painel Scene (F10). Você encontra essa opção na aba Anim. Se você não ativar, o Blender não considerará sua edição com o Nodes no render.

Este tutorial foi baseado na setagem do Nodes Editor fornecida por Andrio Alemida.

Espero que este tutorial ajude todos! Qualquer dúvida é só deixar um comentário.

About these ads

~ por tatasoka em 8 de janeiro de 2008.

19 Respostas to “Tutorial: Efeito DOF”

  1. Este é o tipo de tutorial que eu gosto, era o que eu estava procurando, valeu!!!

  2. Muito bom mesmo, alias pra mim que sou iniciante, veio em boa hora, ja q ate ent’ao so fazia isso no PS. VALEU MESMO!!!!

  3. [...] conferir um bom tutorial de node editor usando BLUR, denonimado DOF [Depth of Field] clique em TUTORIAL BLUR (em [...]

  4. [...] relacionados: Como fazer DOF (Depth of Field) com Nodes Editor Como fazer material de carro com Nodes [...]

  5. Muito bom, ajudou-me imenso. Muito obrigado :)
    Uma pergunta: Como posso fazer uma animação com este efeito? Dá para adicionar o Imput>>Time, ou dá para definir várias Key Frames?

    Obrigado antecipado.

  6. essa duvida vc me ajudou ,,,,,,,,,mas se eu tivesse seu msn!!ou orkut, ou ate um e-mail seria mais facil para eu tirar outras duvidas!!!!!!!valeu!

  7. Olá Rodrigo.

    Você pode me enviar emails sim, visite e página de contatos que lá está ele. Mas se forem pequenas dúvidas você pode deixar um comentário mesmo.

    Abraços!

  8. Com uma imagem renderizada podemos ir para no Nodes Editor?
    como???????????

  9. eu boiei para por a img lá, vc coloca um plano com a foto ou faz a cena mesmo ?!?!

  10. Faz com a cena renderizada direto do Blender…

  11. Onde fica essa composite Nodes?

  12. Pode deixar, já consegui achar

  13. valeu cara este e um tutorial dos bons do tipo que eu gosto valeu em!!

  14. Como abro o Nodes Editor?

  15. Nossa achei… loucura né…?…

  16. mt shoowww!!

  17. [...] AQUI para ver o tuto do Blender [...]

  18. Valeu pelo Tuto muito util, Continue assim….

  19. Mais uma vez PARABÉNS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 141 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: