Tutorial: Material de Carro

Como prometido aqui vai meu post dessa semana! Esse é meu presente de natal para todos que garatem visitas a mais no blog!

Um dos recusos do Nodes Editor do Blender é a criação de materiais, chamado Material Nodes. Com esse recuso é possivel fazer materiais complexos que exigem caracteristicas a mais. Nesse tutorial você vai aprender a fazer um material para carros com o Nodes Editor!

O Nodes Editor também é capaz de editar imagens, caso você queira ter uma base de como isso funciona, consulte esse tutorial.

Vamos começar! Abra o Nodes editor e certifique-se de que a opção Material Nodes está selecionada: e clique no botão Use Nodes.

Adicione uma janela Geometry (Add>Imput>Geometry), uma Normal (Add>Vector>Normal) e ligue as opções de forma que fique igual as da imagem:

Agora adicione uma ColoRamp (Add>Convertor>ColorRamp) e em seguida uma janela Mix (Add>Color>Mix). Selecione a barra branca do ColorRamp, muda a opção do A (Alpha) para 0.00 e em seguida mova a barra preta um pouco para a direita de forma que fique como na imagem:

Feito isso, podemos fazer as ligações. Ligue a opção Dot da janela Normal na opção Fac do ColorRamp e a opção Color no Fac da janela Mix. Verifique se ficou como na imagem:

Agora vamos definir as cores da base do material. Para isso precisamos mudar as cores do Mix. Meu carro vai ser entre o vermelho e o laranja, então deixei com as cores #FF0000 (cima) e #FF6F00. Acompanhe na imagem:

Com isso terminamos a primeira parte! Parte 2

~ por tatasoka em 21 de dezembro de 2007.

20 Respostas to “Tutorial: Material de Carro”

  1. Tatasoka está feito! ;) Tem lá o link para o blender total que é um blog que merece toda atenção! Abraços

  2. [...] materiais, chamado Material Nodes (caso você queira saber como funciona, consulte este tutorial: Como fazer material de carro) quanto imagens, chamado Composite Nodes (é o que nós vamos fazer [...]

  3. [...] Tutorial Material de carro; (Português) [...]

  4. [...] Tutoriais relacionados: Como fazer DOF (Depth of Field) com Nodes Editor Como fazer material de carro com Nodes Editor [...]

  5. oi amigo gostaria de uma ajuda sua, eu sou aqruiteto e tenho muito interesse em expandir meu conhecimento em CG maquete e modelagem de person.
    poderia me indicar um bom curso em Florianopolis?

  6. Olá Rodrigo,

    Infelizmente não tenho conhecimento de cursos de Blender em Florianópolis, mas você pode aprender muito com tutoriais na internt e livros, como o “Blender Guia do Usuário”, do Allan Brito, apesar do livro abordar o Blender como um todo e não apenas na área de arquitetura.

    Existem softwares feitos especialmente para este tipo de modelagem, o AutoCAD por exemplo, é um dos melhores softwares para arquitetura, porém ele é pago. Como o Blender é um software que abrange muitas funções, você pode conseguir melhores resultados com outros programas, principalmente se for para trabalhos comerciais e profissionais. Mas isso não indica que com o Blender isso não é possível, muito pelo contrário, basta olhar imagens de maquetes feitas com o Blender que vai perceber que ele é ótimo.

    Mas lembre-se, os softwares livres muitas vezes são vistos como se não fossem bons ou eficientes. Além disso, poucas empresas de CG usam programas livres, portanto pense bem na hora de escolher um software.

  7. Oi.
    Estou com um grande problemão.
    O comando (Add>Imput>Geometry) não existe na minha versão (2.48)
    Parace que eh problema de DLL, ja re-isntalei e nada.
    o resto dos comandos esta perfeito
    so não acho o local de add Geometry.

  8. O problema não foi solucionado depois de ter instalado a nova versão e os requisitos necessários.
    Na opção “Material Nodes” não tem “Use Nodes” somente no “Composite Nodes”.
    E a opção “Add” no modo “Material Nodes” não tem nada a ser adicionado.
    E no modo “Composite Nodes” a opção “Add>Imput” não tem a opção “Geometry”.
    Acho que ficou um pouco complicado a minha explicação, será que posso postar em algum lugar as imagens com os devidos erros?
    Brigado de novo!

  9. Tenho outra pergunta.
    A versão mais nova substitue todos os plugins da versão anterior?
    Pq se a resposta for não.
    Talvez devo instalar uma versão mais antiga que tenha o “geometry node”.
    para que assim possa estar usando.
    Se for esse o problema me indique qual versão devo instalar.
    Valew.

  10. Depois de um dia enteiro tentando resolver, o problema foi resolvido.
    Obrigado pela ajuda e a paciencia.
    Agora o problema eh outro.
    Vou postar no tutorial de particulas “como fazer um show com particulas”.
    Desculpe encomodar tanto vc!

  11. eu coloco no Nodes Editor mas não aparece essas teclas
    tem que baixar alguma coisa para personalizar o blender ????

  12. não isso, to falando que nao aparece use nodes no modo objeto

  13. Problema resolvido eu baixei o blender 2.49b e agora funciona :D

  14. Meu nodes editor não funciona!
    É o seginte: Eu tenho os scripts junto com os outros na pasta do blender, já tentei instalar e nada! Já baixei o blender 2.5. o 2.43 (e uso o 2.49 pq nao gosto muito do 2.5), ja baixei varias versões do phyton, já formatei o pc e nada…
    Estranho, n sei se tem haver mas isso só veio acontecer depois que formatei o pc pela primeira vez…….

  15. Ah, já resolvi o problema! Abri um arquio .blend antigo que tinha aqui e notei que ele estava como nodes editorfuncionando perfeitamente. Então deixei a cena do jeito que fica quando iniciamos o Blender (um cubo, uma câmera e uma lampada), depois pressionei Ctrl+U e apartir daí o nodes editor passou a funcionar normalente…

  16. Ah, já resolvi o problema! Abri um arquio .blend antigo que tinha aqui e notei que ele estava como nodes editorfuncionando perfeitamente. Então deixei a cena do jeito que fica quando iniciamos o Blender (um cubo, uma câmera e uma lampada), depois pressionei Ctrl+U e apartir daí o nodes editor passou a funcionar normalente…

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 141 outros seguidores

